Gaytán: um espetáculo da alta cozinha

O Gaytán provavelmente ainda nem fez aniversário de um ano e é todo um sucesso de público e crítica. Com poucos meses de vida foi premiado com sua primeira estrela Michelin, a segunda de Javier Aranda, que com 29 anos já colocou sua segunda estrela no bolso (a primeira é do La Cabra, um dos meus favoritos de Madrid).

gaytan-2

Enquanto o La Cabra é um restaurante de look mais formal, o Gaytán é desses lugares mais despojados, modernos, e com uma cozinha que parece um palco, onde o próprio Javier monta os prato enquanto os clientes assistem o espetáculo. Para quem aprecia a alta cozinha, é bonito ver o cuidado e o empenho que a equipe coloca em cada prato. É até teatral, mas é nisso mesmo que está a graça. Afinal você está pagando uma pequena fortuna não só por um jantar, mas por uma experiência. O lugar é lindo, e equipe de Javier é linda, atenciosa e perfumada e até o banheiro é lindo, como tem que ser.

gaytan1

O Gaytán não tem carta, só duas opções de menu: um mais curto (77 euros) e um mais longo (121 euros). Ok, no menu longo você irá provar toda a obra de Javier, mas honestamente achei muito extenso. O jantar pode durar facilmente mais de 3 horas. Por isso recomendo o menu curto. Aliás, esse menu tem menos pratos e a quantidade de comida é a mesma, já que os pratos são maiores. Você irá sair satisfeito em qualquer caso.

Para mim o único problema do Gaytan é que os snacks de entrada são tão deliciosos e perfeitos que ofuscam um pouco os pratos principais… Se digo bem a verdade gostei bem mais da primeira parte do que da segunda.

Quanto aos vinhos, eu estou bem longe de ser uma expert, então peço sempre recomendação do sommelier. Assim como o La Cabra, o Gaytán tem vinhos com preços bem razoáveis e que não vão te deixar mais pobre.

É um restaurante que não dá para ir todo dia, mas sem dúvida vale a pena numa ocasião especial, porque é assim que você é tratado lá. Com certeza estará nas minhas próximas recomendações para o Valentine’s Day.

Aqui deixo algumas poucas fotos dos pratos que você pode encontrar em um dos menus de Javier:


Ah! E como sempre: reserva com antecedência é obrigatória.


GAYTÁN

Principe de Vergara, 205 (lateral)

Tem estacionamento 24hs na porta

A reserva pode ser feita online. Te cobram 20 Euros de sinal por pessoa, que é descontado no valor final da conta. É uma nova moda um pouco antipática dos restaurantes, mas é para evitar que as pessoas reservem e não apareçam. Não estou de total acordo, mas ok quando o valor é baixo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s