Gastronomia espanhola: pratos e produtos típicos que você tem que provar

Eu sempre estou recomendando restaurantes legais para comer em Madrid e acabo esquecendo de indicar os pratos e produtos mais típicos espanhóis, aqueles que todo viajante deveria levar no roteiro de viagem para não deixar de provar.

Aqui, cada comunidade tem uma serie de pratos típicos, mas eu pelo menos não gosto de todos. Um dos pratos mais típicos de Madrid, o cocido madrileño, não está nem perto dos meus favoritos, por isso, elaborei uma lista do que eu amo de verdade aqui na Espanha, e que faço questão que meus amigos provem.


Jamón de bellota

1.Jamón Ibérico

Atenção!! Não estou falando de jamón serrano. Apesar de ser a referência dos brasileiros quando vêm à Espanha, o jamón bom mesmo é o ibérico. E se for ibérico de bellota melhor ainda. O serrano tem uma qualidade muito inferior, o que se reflete obviamente no preço.  Se quiser conhecer o que é jamón bom de verdade certifique-se antes de comprar qual é o tipo. O Museu del Jamón, apesar de muito turístico é uma boa parada para provar essa delícia.


pulpo-a-feira

2. Pulpo à feira

Esse é um prato típico galego e por isso também é conhecido como pulpo à gallega. Consiste em uma cama de batatas coberto com polvo cozido e pimentão salpicado. Simples e delicioso. Apesar de ser típico na Galícia, você pode encontrá-lo em, qualquer taberna galega em Madrid, mas sem dúvida o melhor de todos está na barra do Lúa.


tortilla-patatas-2

3. Tortilla de patatas

Um super clássico espanhol. Você vai encontrá-la em todos os lugares e a todas horas. Os espanhois podem comer tortilla no café-da-manha, almoço ou jantar e ela sempre vai bem com uma cervejinha ou um vinho. Mas existem tortillas e tortillas. Se quiser provar uma boa, recomendo as do Txirimiri ou de Juana la Loca.


Valencia - paella valenciana

4. Paella

Ao contrário do que todo mundo pensa, a paella original (a valenciana) nao leva marisco, e sim frango e coelho. Mas para a nossa sorte existem dezenas de outros tipos de paella. Eu gosto muito do Arroz a banda, do arroz senyoret, do arroz negro (todos levam marisco ou peixe), além das fideuás e dos caldosos ou melosos. Aqui você encontra os melhores restaurantes de paella de Madrid.


queso

5. Queso manchego

Pra mim provar o queijo local é parte do roteiro turístico de cada país. E no caso da Espanha, o mais típico é o queso manchego, elaborado com leite de ovelha da raça manchega, com um periodo de cura mínimo de 30 dias. Esse queijo é típico de Castilla-la-Mancha (onde está Toledo), mas pode ser encontrado em qualquer supermercado ou loja especializada. Um bom lugar para degustar e comprar é o El Corte Inglés Gourmet.


croquetas

6. Croquetas

As croquetas são adoradas por crianças e adultos. Acho que é impossível não gostar delas. Os recheios são inúmeros, mas já que você está aqui na Espanha, não deixe de provar a de jamón, a de sépia ou a de carrillera. As de queijo também são deliciosas! Nos Mercados de Madrid você poderá encontrar croquetas deliciosas, mas as croquetas da Taberna Pedraza são consideradas as melhores da cidade.


Carrillera assada com batata e bacon

7. Carrillera

A carrillera (ou carrillada) é um corte de carne do porco ou da vaca procedente das bochechas do animal. É um desses pratos que sao cozinhados por horas e horas e normalmente é servido com um purê de batatas. É um dos meus preferidos aqui na Espanha. Um dos melhores lugares para provar uma boa carrillera é o Restaurante Álbora, um restaurante tradicional com estrela Michelin, mas que tem opção de comer na barra (recomendo, já que você come super bem e barato!).


bravas

8. Patatas Bravas

Nao existe nada melhor para acompanhar uma cerveja num boteco do que umas boas patatas bravas. Obviamente o toque especial é a salva brava, com base de pimentão, levemente picante. Em Madrid, as melhores são as do Docamar.


Cochinillo asado

9. Cochinillo

Se você é vegetariano, pode pular diretamente para a recomendação número 11. O cochinillo é um prato muito típico de Castilla y León, onde está Segóvia, Pedraza, Sepúlveda, etc. Como você pode ver na foto, se trata de um porquinho de 2 meses, tão macio que nem precisa de faca para cortar. Em Madrid você pode prová-lo na Casa Botin (o restaurante mais antigo do mundo). Mas o bom mesmo é o do José Maria, em Segóvia.


lechazo

10. Lechazo

Lechazo é o nome do prato que se dá ao cordeiro assado na zona de Castilla y León. Assim como o Cochinillo, é muito típico nas cidades de Segóvia, Sepúlveda e Pedraza, e podem ser encontrados nos mesmos restaurantes. Entre o cochinillo e o lechazo, eu fico com o ultimo. Mas o bom é provar os dois!


santillana6

11. Churros con chocolate

Não tem nada mais madrileño que tomar churros con chocolate no café-da-manhã! Se você está de turismo não pense nas calorias, porque se você toma pela manhã tem o dia inteiro para gastar (não vale pegar o bus turístico e passar o dia sentado ok?). O melhor e o mais famoso é o da San Ginés.


Fabada asturiana

12. Fabada

Típica de Astúrias, uma das regiões mais bonitas da Espanha, esse prato é preparado com feijão branco, carne de porco, toucinho, chorizo, morcilla, etc.  Lembra muito nossa feijoada. É delicioso! O melhor é comer no norte do país, mas em Madrid você encontra uma muito boa em uma dos meus restaurantes BBB favoritos: La Máquina. Se quiser um lugar asturiano mais tradicional, recomendo a Casa Hortensia.


pan tumaca

13. Pan con tomate

Pode parecer apenas um pão com molho de tomate, mas não é bem assim, tem que provar. É um ‘prato’ típico catalão que a Espanha adotou de um modo geral para o café-da-manhã e que uma vez que você integra na sua alimentação, não consegue viver sem. Se colocar um jamón por cima, fica melhor ainda!


Cocido montañes

14. Cocido montañés

Típico da Cantábria (norte do país, vizinho a Astúrias), é um cozido que tem como base feijão branco e couve e ao que se adiciona morcilla, costela, toucinho e chorizo para dar mais sabor.  Lembra um pouco a fabada mas é ainda mais gostoso. Em Madrid, você pode prová-lo no restaurante La Bien Aparecida. Mas o melhor é provar in situ.


vinhos

15. Vinos: Rioja, Ribera, Rueda, Toro, etc

Os vinhos espanhóis não são tão famosos como os franceses ou italianos mas não porque sejam piores;  eu acho rola uma falta de marketing. Os vinhos mais famosos são de DO Rioja ou Ribera de Duero, mas a Espanha tem dezenas de DOs menos famosas que valem a pena explorar. O melhor lugar para comprar vinho bom e barato? Supermercado! Se quiser ir numa loja especializada, para provar e pedir recomendações, recomendo a Lavinia. Lá eles ainda te preparam uma embalagem para despachar diretamente no avião.

One thought on “Gastronomia espanhola: pratos e produtos típicos que você tem que provar”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s