Um giro gastronômico pela Espanha: pratos típicos de cada comunidade

Não. A gastronomia espanhola não se resume a jamón e paella. Apesar de ser um país pequeno (do tamanho de Minas Gerais), a Espanha tem uma diversidade cultural enorme, o que se aplica também à gastronomia.

A Espanha tem 17 comunidades autônomas, além de Ceuta e Melilla (duas cidades autônomas localizadas no norte da África). E cada uma dessas comunidades tem vários pratos típicos, que refletem as diferentes influências culturais. Nesse post vou listar alguns pratos ou alimentos típicos por comunidade; aquele que considero mais emblemático e que recomendo para quem está de visita.

ANDALUCÍA – GAZPACHO

Gazpacho andaluz
Gazpacho andaluz

É uma sopa fria à base de tomate e hortaliças muito popular no sul da Espanha. Nem de longe está entre meus pratos espanhóis preferidos, mas como é um sucesso por aqui, principalmente nos meses de calor, recomendo provar para que cada um tire sua própria conclusão. E se for visitar a Andalucía na época da Semana Santa não deixe de provar o Potaje de garbanzos con bacalao, também chamado de Potaje de vigília!

ARAGÓN – MIGAS DE PASTOR

Aragón - Migas de pastor
Migas de pastor

É um prato humilde preparado com migalhas de pão torrado, carnes e verduras picadas. Parece uma farofa contundente, por isso nunca consigo ver como um prato principal.

ASTURIAS – FABADA

Fabada asturiana
Fabada asturiana

É preparada com feijão branco, carne de porco, toucinho, chorizo, morcilla, etc. É um dos meus pratos típicos espanhóis preferidos, talvez porque pareça com a nossa feijoada. Assim como a feijoada, é um prato pesado e combina com o clima do norte da Espanha, onde chove muito e não faz muito calor.

BALEARES – SOBRASADA

Baleares - sobrasada
Sobrasada mallorquina

É um embutido cru curado elaborado a partir de carnes de porco selecionadas. Pode ser consumida de várias maneiras, mas o mais normal é tostada no inverno e crua e untada em pão no verão. Para mim tem um sabor super forte, mas para quem curte embutidos é uma iguaria.

CANÁRIAS – PAPAS ARRUGADAS CON MOJO

Papas arrugadas con mojo rojo
Papas arrugadas con mojo picón

Não tem muito segredo. São batatas pequenas cozidas com um molho picante típico canário a base de pimentão. É aquele prato que não tem como não gostar.

CANTÁBRIA – COCIDO MONTAÑÉS

Cocido montañes
Cocido montañés

É um cozinho que tem como base feijão branco e couve e ao que se adiciona morcilla, costela, toucinho e chorizo para dar mais sabor.  Lembra um pouco a fabada (Cantábria e Astúrias estão ao lado) mas é ainda mais gostoso. Se for ao norte da Espanha não deixe de ler esse post e provar essa maravilha.

CASTILLA LA MANCHA – QUESO MANCHEGO

Queso manchego
Queso manchego

Castilla la Mancha tem pratos típicos como o Pisto e doces super famosos como o mazapán. Mas aqui eu não poderia deixar de citar um produto emblemático da zona: o queijo manchego. Deve ser o queijo mais apreciado por aqui, por isso coloque na sua lista de coisas a provar na Espanha.

CASTILLA Y LEÓN – COCHINILLO

Cochinillo segoviano
Cochinillo segoviano

Castilla y León definitivamente não é uma comunidade para vegetarianos. Aqui os pratos mais típicos são o Cochinillo (porquinho) e o  Lechazo (cordeirinho), ambos com menos de 3 meses. É uma maldade, eu sei. Mas não posso negar que estão deliciosos. São pratos típicos para comer em Segóvia, Pedraza ou Sepúlveda.

CATALUNYA – CREMA CATALANA

Crema catalana
Crema catalana

A revolução da gastronomia mundial é obra do chef catalão Ferran Adrià, mas não tem como pensar em Catalunya e não lembrar imediatamente da Crema Catalana. Esse doce se parece ao creme brûlèe, embora se diga por aqui que o doce francês é uma variação do catalão.

CEUTA – CHUPARQUIA

Chuparquia
Chuparquia

É um doce muito popular em Ceuta que tem como base farinha, mel e gergelim, além de algumas especiarias que dão o sabor exótico do norte da África. É um doce que não falta nas festas muçulmanas.

EXTREMADURA – TORTA DEL CASAR

Torta del Casar
Torta del Casar

Em Extremadura existem pratos típicos como as Migas extremeñas ou o Cojondongo (uma espécie de gazpacho mais espesso), mas para mim o produto estrela da região é a Torta del Casar. É um queijo de ovelha não pasteurizado que tem uma casca dura por fora e é mais molinho por dentro. Lembra o queijo Serra da Estrela. É um manjar para os amantes dos queijos.

GALÍCIA – PULPO A FEIRA

Pulpo a feira
Pulpo a feira

É um prato galego super simples e delicioso. Consiste em polvo cozido com sal e azeite e polvilhado com pimentão. É comum que esteja acompanhado por batatas cozidas na própria água do polvo. Além desse prato, a Galícia é uma região famosa por mariscos como navajas, percebes, etc., todos preparados de forma simples e deliciosa. A empanada gallega também é super gostosa!

LA RIOJA – VINHOS RIOJA

Vinho
Vinho

As Patatas a la riojana são o prato mais emblemático dessa região, mas falar em La Rioja e não colocar seus vinhos em primeiro lugar não teria sentido. Se você gosta de vinhos e deseja fazer enoturismo pela Espanha é para lá que você tem que ir. Nesse post dou algumas dicas.

MADRID – COCIDO MADRILEÑO

Cocido madrileño
Cocido madrileño

Apesar de Madrid ter vários pratos típicos, o cozido é o primeiro que me vem à cabeça. A principal diferença com relação ao cozido brasileiro é que o ingrediente principal aqui é o grão-de-bico. Se quiser conhecer mais sobre a gastronomia madrileña, recomendo a leitura desse post, onde listo os dez pratos principais.

MELILLA – PASTELA

Pastela
Pastela

É um prato de influencia árabe que consiste em massa folhada recheada com frango (normalmente), cebola e algumas especiarias, que dão um sabor exótico e mistura o salgado e o doce, além do perfume da canela.

MÚRCIA – PAELLA HUERTANA

Paella huertana
Paella huertana

Dizem que Múrcia é a horta da Europa, e por isso vegetais e hortaliças são muito utilizados em sua gastronomia. A paella huertana é basicamente uma paella vegetariana. Se você acha que não tem muita graça, tenho que dizer que uma das melhores paellas que provei na Espanha era vegetariana e deixava para trás muitas paellas de marisco.

NAVARRA – QUESO IDIAZÁBAL

Queso idiazábal
Queso idiazábal

O queijo idiazábal é um dos meus queijos espanhóis preferidos e por isso acho que merece mais destaque que qualquer prato navarro. É um queijo de ovelha de sabor intenso que vai super bem acompanhado de um vinho. É elaborado também no País Vasco.

PAÍS VASCO – PINTXOS

Pintxos
Pintxos

O País Vasco merecia um post só para ele. É a comunidade onde na minha opinião se come melhor e que concentra o maior números de estrelas Michelin. Alguns dos seus pratos mais famosos são o Bacalao pil pil, Txipirones en su tinta, Alubias de Tolosa, etc, etc, etc. Mas não existe falar de País Vasco e não mencionar seus pintxos, essas mini tapas super elaboradas servidas sobre uma fatia de pão. Se estiver pensando em ir por aí não deixe de ler onde sair de pintxos em San Sebastián nesse post.

VALENCIA – PAELLA VALENCIANA

Paella valenciana
Paella valenciana

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a paella valenciana não leva marisco, e sim frango e coelho (e dependendo do lugar caracóis). Mas a verdade é que em Valencia você pode encontrar paellas de todos os tipos e não faltam bons restaurantes para provar essa maravilha (ver aqui). E se for visitar Valencia nos meses de calor recomendo provar a horchata, uma bebida doce bem típica de região!

E você? Que prato ou produto considera emblemático? Ou que prato você sempre relaciona à Espanha e acha que deveria estar aqui na lista?

One thought on “Um giro gastronômico pela Espanha: pratos típicos de cada comunidade”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s