Nos últimos anos Madrid viveu uma explosão de restaurantes de alto nível a preços bem acessíveis. Essa tendência é seguida inclusive por super chefs estrelados, que além dos seus restaurantes exclusivos, apostam em versões low cost, permitindo assim que meros mortais possam provar essas cozinhas sofisticadas sem ir à falência.
Madrid tem vários exemplos desses restaurantes e para quem tem curiosidade de saber como são os pratos desses chefs estrelados, pode procurar o que mais combina com seu estilo e fazer sua reserva!
O Álbora é um restaurante de estilo tradicional que foi premiado com uma estrela Michelin no ano de 2014. Sua barra está sempre cheia de frequentadores assíduos, já que nessa zona os preços são bem mais em conta, porém com a mesma qualidade do restaurante. O menu de meio dia é um sucesso, já que se come super bem e barato.

- Álbora Bar: Calle Jorge Juan, 33 (Salamanca) – Madrid
Apesar de não ser de origem madrileña, esse restaurante de Pepe Solla traz a Madrid o melhor da cozinha galega. Empanadas, polvos, e muitos, mas muito mariscos, podem ser encontrados na carta. É um lugar perfeito para ir em grupo e pedir um pouco de tudo para dividir.

- Atlántico: Calle de Velázquez, 31 (Salamanca) – Madrid
Esse é o restaurante-laboratório de Paco Roncero, que tem duas estrelas Michelin na Terraza del Casino. Aqui você vai encontrar tapas com um toque super moderno e alguns pratinhos servidos no seu restaurante estrelado. Ideal para quem está de visita, pois está localizado em frente ao Museu do Prado e ao lado do Thyssen.

- Estado Puro: Plaza Cánovas del Castillo, 4 (Centro) – Madrid
Essa é a proposta informal de Oscar Velasco, chef do restaurante duas estrelas Santceloni, um dos restaurantes mais prestigiados de Madrid. Uma excelente opção para provar boas tapas depois de um dia de compras pelo bairro Salamanca.

- La Cesta: Calle Lagasca, 64 (Salamanca) – Madrid
Não se trata de um restaurante, mas sim de um espaço gastronômico de luxo. São várias propostas de alta gastronomia assinadas por Paco Roncero (2 estrelas), Pepe Solla (1 estrela) e Marcos Morán (1 estrela), além de um andar de coqueteleria e o restaurante Arriba, de Ramón Freixa (2 estrelas). No Platea você vai encontrar desde sopas até ostras.

- Platea: Calle Goya, 5-7 (Salamanca)– Madrid
Assim como o Punto MX é um dos meus restaurantes estrelados favoritos de Madrid, o Cascabel é um dos meus preferidos dessa lista. É um lugar para quem quer provar alta gastronomia mexicana (sim, ela existe!) e uma comida bem temperada! E não deixe de pedir uma das suas margaritas; são simplesmente deliciosas!

- Cascabel: Calle Serrano, 52 (último andar do El Corte Inglés)
É a barra psicodélica do aclamado e mais-famoso-que-nunca chef David Muñoz, o único da lista com 3 estrelas Michelin (DiverXo). É um experiência para todos os sentidos. Agora, vá sem preconceitos e preparado para a espera. Não existe um prato tradicional na carta e a fila de espera às vezes é interminável. Mas… vale a pena demais!

- StreetXo: Calle Serrano, 52 (último andar do El Corte Inglés)
O restaurante La Cabra foi premiado com uma estrela Michelin em 2014 e apesar de não ter um local low cost como os outros da lista, dispõe de um espaço denominado Tapería, com carta e preços diferenciados. É um lugar informal, ideal para ir com amigos.

- Tapería La Cabra: Calle Francisco de Rojas, 2 (Chamberí) – Madrid
É a varanda do restaurante Lúa, o último dessa lista a conseguir uma estrela Michelin (muito merecida por sinal). Nessa zona, ideal para dias de primavera ou outono, a carta é diferenciada e os preços bem mais ajustados. Agora o restaurante conta também com uma barra, que ainda não conheci, mas parece ter o mesmo esquema da terraza. Vale conferir!

- Lúa: Calle Eduardo Dato, 5 (Chamberí) – Madrid
Da lista, é o único que ainda não tive oportunidade de experimentar. Pertence ao chef Sergi Arola, com duas estrelas Michelin e vários restaurantes pelo mundo, inclusive em São Paulo. Conta com dois locais em Madrid, um no bairro Salamanca e outro em Las Letras. Quem foi, diz que tem um excelente custo-benefício. Já está na minha wish list!
- Vi Cool: Calle Huertas,12 (Las Letras) ou Calle Lagasca, 32 (Salamanca) – Madrid
Clicando nos nomes dos restaurantes você tem acesso ao post completo, com todas as informações como telefones, faixa de preço e pratos que recomendo.
Estupenda seleccion, algunos los conocia pero seguro que faltan muchos por ir. Los grandes se acercan un poco más a todos.
Un saludo
LikeLiked by 1 person
Verdad!! Creo que es una tendencia y que todos salen ganando! De la lista sólo me queda uno, pero n0 tardaré en visitarlo!
LikeLike
Olá, boa noite! estou adorando o seu blog. Nunca fui a Madri e vou com minha família (marido e dois filhos – 12 e 8) em outubro. Gostaria de tirar uma dúvida, quando você fala da “barra” de um restaurante, o que você quer dizer, seria a varanda do restaurante? Além disso, esses restaurantes são “kids friendly”? Obrigada por tudo!
LikeLike
Oi Renata! Quando falo em barra, estou me referindo àquela zona de bar, normalmente com tamboretes altos. Aqui muitos restaurantes tem esse ‘bar’, que serve comida também (nem sempre o menu completo, mas serve) e tem a zona de ‘comedor’, que é o restaurante propriamente dito. Sim, aqui você não terá nenhum problema de levar seus filhos em restaurantes, ainda mais com essa idade. Os meus são bebês ainda e frequentam todos os restaurantes tranquilamente. Bj
LikeLike