Três dias no paraíso: Formentera

Desde que voltei de Formentera não paro de pensar porque demorei  quase cinco anos para conhecer esse lugar maravilhoso, que virou (de muito longe) o meu preferido na Espanha. Pelo menos agora posso me programar para pelo menos uma vez ao ano ir lá passar alguns dias!

Ses Illetes
Ses Illetes

As praias de Formentera são paradisíacas e a ilha é bem pequena e tem um clima delicioso para passar férias. É verdade que não é um lugar barato e em agosto os preços mais que dobram, por isso se possível é bom evitar esse mês. Talvez o ideal seja ir entre final de junho e meio de julho, quando já faz bom tempo por aqui.

Os espanhóis também reclamam muito que em agosto só tem italianos na ilha. É verdade. Mas isso é problema dos espanhóis, não meu.

PRAIAS

Apesar de ser uma ilha bem pequena comparada a Ibiza, mesmo as melhores praias não ficam lotadas em alta temporada.

As praias que são consideradas mais bonitas estão dentro de um Parque Natural e tem que pagar para entrar com carro ou moto. Dentro desse parque há algumas praias e quando o estacionamento lota para uma determinada praia, o acesso é fechado e as pessoas acabam indo para outra. Assim, nenhuma fica muito cheia a ponto de ficar desagradável.

Llevant
Llevant

Por esse motivo é recomendável chegar cedo. Para quem está hospedado na ilha é mais fácil chegar às praias quando elas ainda estão vazias. A partir de uma certa hora as praias começam a encher de gente que está em Ibiza e vai a Formentera só para passar o dia.

Dentro do Parque conhecemos as praias de Ses Illetes e Llevant. As duas espetaculares, com água cristalina e perfeitas para ir com crianças pequenas, já que o mar parece uma piscina.

Ses Illetes
Ses Illetes

Também estivemos em Es Arenals, mas o dia estava chuvoso, com muito vento e não dava para ficar na praia. Num dia de sol essa praia é muito mais bonita e não tem tanta ondulação como na foto abaixo.

Es Arenals
Es Arenals

Como só tínhamos três dias não deu para curtir muito mais que isso, mas ano que vem estarei por lá outra vez para conhecer as praias que não tivemos tempo de ir esse ano.

RESTAURANTES

Em agosto nada é barato em Formentera, mas também não achei nada bizarro e em geral comemos muito bem! Como não tive tempo de programar nada dessa viagem, pois emendamos com a viagem da Colômbia, não consegui reserva no Can Dani, o único restaurante com estrela Michelin da ilha.

Salada de queijo de cabra
Salada de queijo de cabra

Mas mesmo sem muito planejamento e, olhando uma coisinha ou outra no Trip Advisor, fomos em bons lugares.

Luna: os apartamentos que nos hospedamos estavam em cima desse restaurante que aliás, adoramos. Ótima comida e bom atendimento em La Savina. Tanto os pratos de peixe como de carne super recomendáveis.

Mexilhoes do Café del Lago
Mexilhoes do Café del Lago

Café del Lago: Também em La Savina, é uma ótima opção para um almoço pós-praia. Os mexilhões e a salada de queijo de cabra estavam deliciosos.

Vistas do Café del Lago
Vistas do Café del Lago

Es Moli de Sal: esse restaurante é um clássico em Formentera e está dentro do Parque Natural, por isso é ideal para ir depois da praia. Os arrozes são a especialidade da casa e o restaurante tem uma varanda ideal para tomar uma copa depois de comer, com umas vistas de tirar o fôlego. Não é barato, mas vale a pena!

Es Codol Foradat: bom restaurante em frente ao mar para comer um arroz depois da praia com umas vistas preciosas! É um restaurante de praia, por isso não espere muito luxo e sofisticação.

Tentamos em vão ir comer no Restaurante Es Calò, pelas vistas que tem, mas sem reserva é impossível (pelo menos em agosto). Também não conseguimos almoçar no Caterina porque estava fechado ao meio-dia. Mas deixo aqui registrado para quem quiser se aventurar!

Vista do Restaurante Es Calò
Vista do Restaurante Es Calò

PÔR DO SOL

É um clássico ir assistir o por do sol de Formentera em algum dos chiringuitos (bares) de praia. Logo no dia que chegamos fomos ao Blue Bar. Não espere uma super estrutura: é um bar super simples, com bebida regular e comida bem ruinzinha. Mas é o clima de fim de tarde na praia e o espetáculo do por do sol que contam aqui!

Por do sol no Blue Bar
Por do sol no Blue Bar

E SE CHOVE?

Um dia demos azar e choveu… No início ficamos sem saber o que fazer, já que numa ilha tão pequena não é fácil. Mas acabou que nesse dia aproveitamos para pegar o carro e conhecer a ilha de ponta a ponta, saindo de La Savina e indo até o Faro de la Mola.

Também aproveitamos para conhecer Sant Francesc Xavier, que é a capital de Formentera e tem um centrinho cheio de cafés e lojinhas bem legais. Como chovia, toda a ilha teve a mesma ideia de passear por lá, mas mesmo assim não estava lotado e o passeio foi bem agradável.

HOSPEDAGEM

Ficar hospedado em Formentera sai bem mais caro que Ibiza pela pouca oferta. Aliás, isso ajuda bastante que a ilha não fique lotada, mesmo no mês de agosto. Por isso, reserve seu hotel/apartamento com toda a antecedência possível, mesmo que não seja temporada alta.

Nós alugamos uns apartamentos em La Savina e achei uma ótima opção. Na verdade era um quarto com mini-cozinha e banheiro, mas suficiente e ideal para quem viaja com criança, principalmente porque estava completamente reformado.

Apesar de não estar na beira da praia, como queríamos inicialmente, achei a localização ótima, já que La Savina está ao lado do Parque Natural e um passeio pelo porto no final da tarde é bem gostoso.

Vista do nosso apartamento
Vista do nosso apartamento

Além disso, você vai precisar de carro ou moto para se locomover em Formentera, então no final das contas qualquer lugar na ilha é válido.

LOCOMOÇÃO

Alugar algum tipo de meio de transporte em Formentera é essencial. Se você vai em casal ou com amigos o melhor é alugar moto. No próprio porto não faltam locais de aluguel.

Nós, como estávamos com um bebê, tivemos que alugar um carro. Como sempre, escolhi a Europcar, mas em Formentera o serviço deles deixou muito a desejar: lentos, confusos, burocráticos… uma porcaria. Pode ter sido azar, mas antes de ir na próxima vez pesquiso outra agência.

Ses Illetes
Ses Illetes

COMO CHEGAR

Do Porto de Ibiza (o que está no centro histórico), tem vários ferries que vão para Formentera. Se você pretende fazer a travessia com carro é bom comprar a passagem com antecedência já que esses ferries são menos frequentes. Mas se você deixar para alugar o carro em Formentera (acho melhor) dá para comprar os bilhetes na hora, mesmo em alta temporada.

POR QUE VOLTAR?

Como a maioria dos apaixonados por viagens, eu sempre tento conhecer lugares novos e evito ao máximo repetir qualquer destino. Mas com Formentera tive uma sensação diferente: fui embora já louca para voltar no ano seguinte.

Nao só por causa das praias paradisíacas, o tempo perfeito (nem muito calor nem frio), a comida boa, etc. É que a ilha tem uma clima meio hippie-chic que eu adorei. Apesar de ter muita gente com dinheiro (o que não faltam são barcos impressionantes), as pessoas são bem normais. Você não vê gente esbanjando, mas também não vê farofada. Me senti em casa.

Aqui os espanhóis em geral tem um lugar que costumam veranear todos os anos (boring!!). Se eu tivesse que escolher o meu, sem dúvida nenhuma seria Formentera.

Llevant
Llevant

APARTAMENTO

Formentera Mar la Marina

Puerto de la Savina

Reservas: Booking.com

RESTAURANTES

Luna Restaurant: Puerto de la Savina

Café del Lago: Av. Mediterraneo, 20, La Savina

Es Molì de Sal: Calle Afores (dentro do Parque Natural)

Es Codol Foradat: Estrada a la Mola, km 8,9, Platja del Migjorn

 

2 thoughts on “Três dias no paraíso: Formentera”

  1. Adoramos seu blog
    Estamos pensando em ir pra Formenteira com 2 filhos (1,5 e 4,5 anos )
    Tem coisa pra fazer além de praia??
    Temos 6 dias!
    Não é muito ficar lá todos estes dias?

    Like

    1. Marcelo, se sua preocupação é ter o que fazer melhor não ir pra Formentera.. a ilha é minúscula, e fora praia só tem um centrinho pequeno, um porto e bares e restaurantes. Nada mais. Eu ficaria uma semana tranquilamente só de praia, mas se você busca outra atividades uma melhor opção com crianças é Menorca. É tão bonita quanto, só que maior, com muitos hotéis com estruturas para crianças, mais natureza e mais coisas para visitar. Dê uma pesquisada que acho que vc vai gostar. 😉

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s