Esse fim de semana consegui finalmente ir ao Tepic, que já queria ir há um tempão e ainda não tinha tido oportunidade. Essa ‘taquería’ moderna, informal e cosmopolita, antes localizada em Chueca, acaba de se mudar para o nobre bairro de Salamanca.
Uma coisa que gostei muito foi o atendimento, e por um simples motivo: as pessoas que trabalham ali conhecem muito bem os pratos e te fazem ótimas recomendações. Depois de ler a carta tínhamos uma idéia de pedir três pratos e depois de falar com os garçons mudamos completamente o pedido. Com certeza para melhor, porque tudo estava delicioso. Nos aconselharam inclusive a pedir duas entradas e um prato principal, ao invés do contrário, porque seria muita comida.

Outra coisa que me chamou a atenção é que ao contrário da maioria dos mexicanos, a comida não ‘pesou’ e não passei o dia inteiro com aquela sensação que nunca mais ia poder comer na vida.
Desde a entrada até a sobremesa tudo estava muito saboroso, começando pelos Panuchos yucatecos, uma tortilha de milho recheada com feijão e cochinita pibil (carne de porco). Estavam deliciosos e leves, perfeitos de entrada.

Depois seguimos com um Guarache ao Pastor, uma tortilha de milho untada com feijão, com carne de pastor, queijo (suave) e guacamole bem suave, como eu gosto. Na minha opinião o melhor de todos e que repetirei quando volte.

De principal pedimos os Tacos de alambre, com queijo, pimentão cebola e bacon e cuja carne se pode escolher. Nós escolhemos carne de pastor, que eu adoro e tem muito mais sabor que as outras, apesar de ser um pouco mais pesada (aqui não foi). Também estava delicioso, para repetir.

E para fechar com chave de ouro não poderia faltar o Crepe de cajeta (o doce de leite mexicano). Muito difícil pedir alguma coisa diferente de um doce de leite…

E como se não bastasse a um ótimo preço! Não tem como pedir mais.
-
Pontos Positivos: Serviço excelente (essencial para o almoço perfeito), Cozinha em geral, Qualidade dos ingredientes, Guarache, Tacos de alambre, Preço.
-
Pontos Negativos: Para falar a verdade não encontrei nenhum. Bom, bonito e barato e localizado em dos meus bairros preferidos de Madrid.
-
Média de Preço por Pessoa: 25 Euros (1 entrada, ½ prato principal, ½ sobremesa, cervejas mexicanas)
Tepic
Calle Ayala, 14 – Madrid
Reservas: +34 91 522 08 50
One thought on “Tepic: o melhor da cozinha mexicana em uma ‘taquería’ moderna e informal”