Cartagena foi de longe o lugar que mais gostei na Colômbia. Um desses lugares que tem cara de férias e que dá vontade de ficar o mês inteiro.
Sem dúvida o fato de estar num hotel bom, com piscina, dentro das muralhas foi fundamental para que nossa passagem pela cidade fosse maravilhosa. Cartagena faz um calor bizarro e com a humidade chega a ser sufocante. É desses lugares que você sua o tempo todo e andar na rua algumas horas do dia é impossível.

Então o que tem de tão especial? Pois a verdade que não sei explicar muito bem, porque as praias da cidade não são boas (as boas estão nas ilhas, que você tem que ir de barco), faz um calor bizarro, porém a cidade tem uma coisa que apaixona.

A parte amuralhada é linda, tem um clima super gostoso e super descontraído de férias, a comida é boa, as bebidas também (apesar que não pude desfrutar muito dessa parte), o povo é simpático… Nós ficamos quatro noites e sinceramente me pareceu pouco.

HOTEL
Como comentei no início, ficar em um hotel dentro da cidade amuralhada e com piscina foi fundamental. Perto de meio dia não dava para sair e fazer turismo com o sol e o calor, por isso a piscina do hotel salvava nessas horas.

O hotel que ficamos foi o Casa Lola, que recomendo 100%. Esse hotel está em Getsamani, vizinho ao Café Havana, um dos bares mais animados da noite de Cartagena, com salsa ao vivo.

Esse hotel tem uma decoração super bonita, os quartos são grandes e estão reformados e tem três piscinas para que os hóspedes possam se refrescar. O atendimento também é ótimo.

Do hotel você só vai precisar pegar táxi para o aeroporto, que está super perto. Todo o resto dá para fazer caminhando. Melhor localização, impossível.
O QUE FAZER
Sem dúvida o melhor de Cartagena é se perder pelas ruas da cidade amuralhada, onde estão concentrados os principais pontos turísticos da cidade, como a Torre del Reloj, o Palacio da Inquisição na Plaza Bolívar, a Catedral, o Monumento a Índia Catalina, etc.

Para conhecer todos os detalhes do centro é legal fazer um tour de charrete, que passa por todos os locais importantes do centro.

No final do dia não deixe de ir ver o por do sol e tomar uma copa no badalado Café del Mar, localizado em uma das muralhas. Os cocktails não são os melhores do mundo mas as vistas compensam. O por do sol é realmente lindo.

Fora das muralhas está o Castillo de San Felipe de Barajas, que na verdade é um forte que começou a ser construído pelos espanhóis em 1630 e sofreu varias ampliações, até se tornar a maior e mais sólida fortaleza das colônias espanholas.

Para visitar você não precisa mais que 30 minutos e o melhor horário para visitar é pouco antes de fechar (creio que fecha às 18hs, mas melhor consultar antes), já que antes a visita durante o dia pode ser bem desagradável por causa do calor.

Como comentei no início desse post, as praias de Cartagena não são legais e ficam cheias. As praias boas, com o que se espera de um mar caribenho, estão nas ilhas e para chegar até lá você tem que pegar um barco. Normalmente os hotéis tem acordos com algumas ilhas privadas e podem organizar o tour.

No nosso hotel nós contratamos uma visita à ilha Gente de Mar, com uma praia pequenininha e água cristalina. Para essa ilha só iam dois barcos e a praia estava bem tranquila. É um programa bem turístico, mas pelo menos deu para matar a vontade de praia.

O que não vale a pena é contratar o passeio para fazer snorkeling, porque te levam para um local pertinho da ilha que não dá para ver nada de interessante. Totalmente pega-turista.

RESTAURANTES
Em geral comi super bem em Cartagena. Os preços são um pouco mais elevados que em Bogotá, já que é uma cidade turística, mas a qualidade da comida é muito boa.

Um dos restaurante que mais gostei foi La Cevichería, que é um clássico da cidade e não decepcionou. Os locais falam que esse restaurante é caro e que tem outros com ceviches melhores, mas em Cartagena foi onde provamos o melhor ceviche (e provei em todos os restaurantes que estivemos durante os 15 dias na Colômbia), sem sombra de dúvida.

Esse restaurante está localizado em San Diego, dentro da cidade amuralhada, onde estão concentrados a maioria dos bons restaurantes.

Outro que gostamos e que também está na Plaza de San Diego foi o Juan del Mar, que tem três locais, um vizinho ao outro: o restaurante, a mesa peruana e a pizzaria gourmet.

Nós provamos os dois primeiros e gostamos, sendo que o restaurante achei um pouco melhor e bem mais bonito. A única coisa ruim desse restaurante é que o pátio não tem ar condicionado, então é melhor ir à noite, que está mais fresquinho.

Em todos os lugares onde comemos os pratos eram muito bem servidos. Se você não come muito melhor saltar a entrada e pedir direto o prato principal.

E para terminar, outra parada obrigatória em Cartagena é La Paletteria, que está no Centro. Se trata de uma sorveteria que vende picolés de todos os sabores possíveis. Você vai encontrar facilmente porque está sempre lotada de gente. O de manga verde é super famoso, mas sinceramente não foi meu preferido… Tem alguns mais normaizinhos bem mais saborosos.

Hotel Casa Lola
Reservas: Booking.com
La Cevichería
Calle Stuart, 7 (vizinho à Plaza de San Diego)
Juan del Mar
Plaza de San Diego (os três locais estão na mesma praça, sendo que o Restaurante e a Pizzaria são vizinhos e o Peruano está do outro lado da praça)
La Paletteria
Calle de Ayos, pertinho da Plaza de Santo Domingo
Olá, Paula.
Esse passeio de barco para a ilha dura quanto tempo? Que tipo de barco é?
Tenho receio com barco e ainda mais tendo bebê…
Obrigada!
LikeLike
O passeio dura o dia todo, mas a viagem de barco dura no maximo 30 min. É um barco relativamente grande, para umas 50 pessoas. Grávidas e pessoas com bebes viajam no fundo, que bate menos. É super tranquilo, meu filho dormiu na ida e na volta. Pode ir sem medo.
LikeLike
Boa tarde Paula
Qual hotel vcs ficaram em san andres? estou indo com meus dois filhos de 2 e 3 anos e me preocupo com um hotel que seja atrativo eles
obrigada
LikeLike
Oi Ana Carolina. O hotel foi o Cocoplum. Mas nao é um hotel super hiper mega legal nao. A praia do hotel é linda, mas nao é um hotel que recomendo a qualquer pessoa. Sugiro que vc de uma lida do meu post sobre San Andres que de repente te ajuda 😉
LikeLike