Viajando pela Colômbia: a Catedral de Sal e a Laguna de Guatavita

Depois de dois dias em Bogotá decidimos ir conhecer a Catedral de Sal, em Zipaquirá, e a Laguna de Guatavita, que fica entre Sesquilé e Guatavita.

Esse passeio normalmente é feito no mesmo dia, e as pessoas costumam contratar um táxi ou o serviço do hotel. Nós, como estávamos cansados do serviço de táxi de Bogotá, decidimos alugar carro e ir por conta própria.

O aluguel de dois carros por dois dias saiu mais ou menos o mesmo preço da excursão de um dia para seis pessoas. E como devolvemos o carro no aeroporto, economizamos o táxi desse trajeto.

A única dificuldade foi conseguir pegar os carros. Como já comentei, os serviços em geral são bem ruins e pouco profissionais, mas o aluguel dos carros bateu todos os recordes. Apesar de termos reservado e pago os carros no dia anterior (online), na hora que chegamos para pegá-los, eles não estavam disponíveis e tivemos que esperar mais de 2 horas até que nos entregassem. Quando nos entregaram a cadeirinha de bebê, que também estava reservada e paga, estava quebrada. Resultado: mais duas horas e pouco esperando que um funcionário da Avis fosse ao hotel levar uma outra cadeira.

No final das contas, saímos tão tarde do hotel que não deu tempo de fazer os dois passeios no mesmo dia…

Catedral de Sal
Catedral de Sal

Ah! Uma coisa importantíssima a ter em conta se você decide alugar carro: em Bogotá rola rodízio nos horários de pico. Quando for alugar pergunte na agência quais são as regras, porque parece que mesmo nesses horários você pode transitar se o carro tiver pelo menos três passageiros. De qualquer maneira consulte antes porque essas regras podem mudar sempre.

Catedral de Sal
Teto da Catedral de Sal

ZIPAQUIRÁ E A CATEDRAL DE SAL

O primeiro dia dedicamos a conhecer a Catedral de Sal e o centro de Zipaquirá. A viagem de carro Bogotá-Zipaquirá dura uns 45 minutos e, salvo a saída de Bogotá, a estrada é até razoável. Dá para ir de carro sem medo.

Catedral de Sal
Catedral de Sal

A Catedral de Sal é uma catedral subterrânea escavada nas minas de sal no início dos anos 90 para substituir uma mais antiga que foi fechada por questões de segurança. Para sua construção foram retiradas nada menos que 250.000 toneladas de sal. É um lugar realmente impressionante e muito diferente de tudo que já tinha visto.

DSC_0334
Catedral de Sal

Para conhecer a Catedral a visita é sempre guiada e dura aproximadamente uma hora. Depois que termina a parte guiada os visitantes podem ficar o tempo que quiserem lá dentro.

Catedral de Sal
Catedral de Sal

A visita guiada pode ser comprada com outras atividades, como escalada, rota do mineiro ou city tour em trenzinho. A maioria dessas atividades extras são para ganhar dinheiro fácil dos turistas, principalmente a rota do mineiro, que dura uns 15 minutos e consiste basicamente em andar numa parte escura da Catedral sem nenhum tipo de luz e depois tirar um pouco de sal com um picareta.

Rota do mineiro
Rota do mineiro

Se você pretende conhecer Zipaquirá, comprar a entrada da Catedral mais o trenzinho pode ser uma boa. Nós fizemos e gostamos, principalmente porque já estávamos cansados de caminhar.

Zipaquirá é uma cidade muito pequena, mas tem alguns pontos turísticos bonitos, com destaque para a Plaza Mayor e sua igreja. Essa cidade ainda hoje é responsável pela produção de 40% do sal da Colômbia.

Igreja em Zipaquirá
Igreja em Zipaquirá

LAGUNA DE GUATAVITA

A Laguna de Guatavita está localizada entre os municípios de Sesquilé e Guatavita, a uns 60 km de Bogotá. Para chegar de carro, o melhor é ir em direção a Sesquilé e chegando lá, seguir um pouco mais em direção a Guatavita. No meio da estrada que liga os dois municípios (que é ruim nesse trecho), você terá que entrar numa estrada de terra até a Laguna. Essa estrada é bem ruim, tem que ir com cuidado para não derrapar nem atolar, principalmente se tiver chovido.

Laguna de Guatavita
Laguna de Guatavita

A Laguna de Guatavita foi uma das lagoas sagradas dos Muiscas. Segundo conta a lenda era ali onde se realizava a cerimônia de reconhecimento do novo cacique, que ia até o meio da lagoa em uma balsa adornada, com o corpo completamente coberto de ouro. Uma vez no centro, o povo que se encontrava nas margens jogava ouro e esmeraldas. Se acredita que essa é uma das origens da lenda do El Dorado.

Não se pode chegar às margens da lagoa, só dá para vê-la do mirador.  E para isso o visitante tem que fazer uma visita guiada (não dá para ir só) que dura aproximadamente 1:30hs.

Trilha da Laguna de Guatavita
Trilha da Laguna de Guatavita

A caminhada não é muito longa (tem muita escada, isso sim), mas a visita demora esse tempo porque no caminho o guia, que é Muisca, pára para explicar a lenda e outras curiosidades do seu povo. É bem interessante e foi uma das coisas que mais gostei na primeira parte da viagem.

Se você vai de carro e pretende visitar a Catedral e a Laguna no mesmo dia é importante sair cedo de Bogotá, até porque o sol se põe  mais ou menos às 18hs o ano inteiro. E se tiver chovendo muito, melhor deixar a visita à Lagoa para um outro dia. Nós pegamos um pouco de chuva no início da caminhada e deu pra ir tranquilo (vendem capa de chuva na entrada do Parque), mas com muita chuva o passeio pode ser uma furada.

Laguna de Guatavita
Laguna de Guatavita

Por último, sempre vale lembrar que a Laguna está a 3.000m de altitude, por isso leve um casaco e, se ainda não estiver acostumado com a altitude, cuidado com os enjôos.


5 thoughts on “Viajando pela Colômbia: a Catedral de Sal e a Laguna de Guatavita”

  1. Olá, como foi o aluguel do carro? Vi que tem que se pagar uma tal de CARTA VERDE, seguro de automóvel. Sabe algo sobre isso? Vou agora em Outubro para Bogotá. E como você fez para entregarem no seu hotel e devolver no aeroporto?

    Obrigado!

    Liked by 1 person

    1. Olá! Pois nao me lembro de ter pago isso nao… mas sempre contrato o carro com seguro, entao de repente estava incluido. Alias, achei que as pessoas dirigem muito mal e muito loucamente em Bogotá, entao nao saia sem seguro… Na verdade eles só entregaram no hotel uma cadeirinha pq tivceram problemas. Nós buscamos o carro numa agencia perto do hotel e devolvemos no aeroporto. É só avisar na reserva que a devoluçao sera em outro lugar. Abs.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s