Viajando pelo norte de Portugal: Porto

Eu acho o Porto uma cidade fantástica para visitar. É uma cidade que  parece decadente, mas que tem alguma coisa que apaixona, não sei muito bem explicar. É o tipo de lugar que cada um tem que tirar suas próprias conclusões.

ALOJAMENTO

O Porto é uma cidade que tem muitas coisas para visitar mas requer disposição, porque é cheia de ladeiras e no verão é super cansativo. Por esse mesmo motivo é importante reservar um hotel ou apartamento que esteja bem localizado. Suas pernas agradecerão.

Nessa última visita optei por alugar um apartamento ótimo, que super recomendo, e que estava a 10 minutos a pé da Ribeira, que para mim é o lugar mais gostoso do Porto, principalmente no verão.

Centro do Porto
Centro do Porto

O apartamento estava todo reformado e todo equipado. Perfeito para viagens em família e mais em conta que um hotel na mesma região.

Além disso, super tranquilo para ir de carro, já que eles têm um acordo com um estacionamento que está a 2 minutos do apartamento.

Centro do Porto
Centro do Porto

O QUE VISITAR

Como comentei anteriormente não falta o que visitar no Porto, mas no verão não é mole, por isso melhor escolher os principais pontos turísticos.

Fim de tarde no Porto
Fim de tarde no Porto

Para mim o melhor do Porto é a Ribeira. Por estar na beira do rio está bem mais fresquinho e tem um clima boêmio que é delicioso. De dia é legal fazer o passeio de barco pelo Douro, onde vão explicando os principais pontos da cidade.

Porto
Porto

A noite da Ribeira é bem movimentada, vale a pena dar uma volta por ali e buscar um lugar legal para comer (ou beber). Também é legal jantar em Vila Nova de Gaia, que tem as vistas mais bonitas para o Porto.

Ribeira a noite
Ribeira a noite

É imprescindível visitar alguma das bodegas de Vila Nova de Gaia para catar os vinhos do Porto. Não são meus vinhos preferidos mas é uma experiência obrigatória! Na primeira viagem nós conhecemos a bodega Sandeman, e achei bem legal. Nessa, como estávamos com uma criança, não podíamos entrar.

Bodega Sandeman
Bodega Sandeman

Fora isso, não deixe de visitar algumas das muitas igrejas da cidade, como por exemplo a Sé Catedral, a Igreja de São Francisco ou a Igreja do Carmo.

Igreja de Sao Francisco
Igreja de Sao Francisco

Na lista de must see eu ainda incluiria a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa e a Livraria Lello.

Palácio da Bolsa
Palácio da Bolsa

Fora isso, é caminhar sem rumo pelas ruas, que são cheias de surpresas.

Várias!
Várias!

ONDE COMER

Em Portugal como um todo se come bem e barato. E apesar de ser uma cidade bem turística o Porto não foge a essa regra.

Bolinho de bacalhau
Bolinho de bacalhau

Nas duas vezes que estive no Porto comi na Taberninha do Manel, em Vila Nova de Gaia. Uma dessas tabernas bem simples, mas com comida boa a bom preço e umas vistas maravilhosas para o Douro e para a Ribeira.

Bacalhau com nata
Bacalhau com nata

Uma pena não poder beber, porque poderia ficar a tarde toda tomando um bom vinho e desfrutando das vistas da cidade.

VIAGEM

Para chegar ao Porto nós viemos pelo norte da Espanha, parando em Vila Real. Mas para voltar, o trajeto Porto-Madrid dura entre 5hs e 5:30hs. Uma boa é parar em Salamanca, que está mais ou menos na metade do caminho. Outra opção é parar em Ciudad Rodrigo, que é super charmosinha e está mais próxima à fronteira.

Nossa parada nessa viagem foi em Salamanca porque coincidia justamente com o horário do almoço. E mais uma vez fizemos um pit stop no Tapas 2.0, uma ótima descoberta da última viagem.

DSC_0111


Apartamento no Porto

By Almada 340

Rua do Almada, 340 – Porto

Reservas: Booking.com

Taberninha do Manel

Av. Diogo Leite, 308 – Vila Nova de Gaia

2 thoughts on “Viajando pelo norte de Portugal: Porto”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s