De Cantabria (Espanha) a Vila Real, norte de Portugal

Depois de passar um fim de semana na Cantabria, numa tentativa de pegar um sol e uma cor mais digna para o verão, seguimos viajando de carro em direção ao norte de Portugal, para conhecer um pouco da região, já que eu só conhecia o Porto.

Nosso primeiro destino seria Vila Real, uma cidadezinha próxima à fronteira da Espanha, onde passaríamos a noite para que a viagem não fosse muito longa. De Suances (Espanha) até Vila Real são mais de 5 horas de carro, por isso fizemos uma parada rápida em León para dar uma esticada nas pernas, conhecer o centro e comer alguma coisa.

León
León

León é uma cidade receptora de turismo porque é passagem obrigatória para os peregrinos que fazem o Caminho de Santiago. Na Semana Santa a cidade costuma ficar bem cheia. Por todos os lados você encontra vestígios dos peregrinos.

Catedral
Catedral

Seu monumento mais representativo é sem dúvida a Catedral, de estilo gótico clássico francês.

Detalhe da Catedral
Detalhe da Catedral

Existem vários outros monumentos para visitar na cidade que são declarados Bens de Interesse Cultural, como a la Basílica de San Isidoro,  a tumba dos reis de León (considerada como a Capela Sistina da Arte Romântica), o Monasterio de San Marcos, o Palacio de Los Guzmanes, o Palacio de los Condes de Luna, a Iglesia del Mercado, a Iglesia de Palat del Rey, a Casa de las Carnicerias e a Casa Botines, de estilo modernista e idealizada por Gaudí.

Monumento da Praça da Catedral
Monumento da Praça da Catedral

Como não queríamos chegar muito tarde em Vila Real, decidimos só dar uma volta rápida pela cidade e comer uma pizza  em La Vespa 50, bem no centro da cidade. E uma vez em León não deixe de provar a cecina (equivalente ao jamón, só que é de vaca), nem que seja na pizza!

pizza de cecina
Pizza de cecina

Como Portugal tem uma hora a menos que a Espanha, conseguimos chegar em Vila Real numa hora razoável para deixar as coisas no hotel, descansar um pouco e sair para jantar um bacalhau.

Nos hospedamos essa noite em uma Casa Rural ótima, fora do centro de Vila Real. Um lugar super agradável e excelente para ir com criança, já que além de muito espaçoso o quarto ainda tinha microondas. E como os donos da Casa tem uma filha pequena, eles montaram um verdadeiro playground na zona do jardim.

Como era domingo, os melhores restaurantes do centro estavam fechados. Jantamos então em um restaurante perto da Casa que estávamos chamado Chaxoila. Toatalmente recomendável! De entrada provamos os Bolinhos de bacalhau (óbvio!) e de prato principal um Bacalhau na brasa maravilhoso!

Bolinho de bacalhau
Bolinho de bacalhau

O prato principal era enorme e nem conseguimos terminar. Comemos super bem e gastamos uns 15 Euros por pessoa. Uma maravilha! É bom chegar cedo nesse restaurante, porque apesar de ser grande, nos comentaram que quando fica cheio o serviço colapsa um pouco. Nós nao tivemos problemas, mas fica o aviso!

Bacalhau na brasa
Bacalhau na brasa

No dia seguinte fomos visitar o Palácio de Mateus, o monumento mais visitado da cidade. É um Palacio belíssimo de arquitetura barroca. Sua construção é atribuída ao arquiteto Nicolau Nassoni, entre os anos 1739 e 1743.

Jardim do Palacio de Mateus
Jardim do Palacio de Mateus

Para visitar o Palácio você pode escolher entre a visita completa (interior da Casa, Capela e Jardins) , guiada, com hora marcada, ou somente os Jardins (livre). A visita completa dura aproximadamente 1:30hs.

Casa de Mateus
Casa de Mateus

Como estávamos com Pedrinho decidimos ficar só nos jardins, onde ele podia ficar mais solto. E mesmo assim foi difícil controlá-lo!

Jardim do Palacio de Mateus
Jardim do Palacio de Mateus

Se você vai de carro recomendo deixá-lo fora do Palácio, já que o estacionamento custa 8 euros e desde a bilheteria até a porta do Palácio você não demora nem 3 minutos caminhando.

Casa de Mateus
Casa de Mateus

No verão a Casa de Mateus pode ser visitada das 9hs às 19:30hs e no inverno das 9hs às 18hs. Vale a pena mesmo que seja para conhecer apenas os jardins!

Jardins da Casa de Mateus
Jardins da Casa de Mateus

Depois de Vila Real seguimos para o Porto, Braga e Guimarães, que entrarei em mais detalhes nos próximos posts.


La Vespa 50

Calle Varillas 5 – León (Espanha)

Casa Agricola da Levada

Rua da Capela à Rua Fundadores de Vila Real, 5000-419 Vila Real, Portugal

Reserva: Booking.com

Chaxoila

EN2 Borralha | direção Chaves / 200 metros saída IP4 Vila Real Norte, Vila Real, Portugal

Reservas: +351 259 322 654

Palácio de Mateus

Site: www.casademateus.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s