Suances: para passar o verão sem passar calor

Suances é um pueblo que está em Cantabria, pertinho de Santander, e onde pelo menos uma vez ao ano vamos passar alguns dias. Um lugar com praias bonitas mas com tempo traiçoeiro: em pleno verão, enquanto em Madrid faz 40 graus, em Suances você pode precisar de um casaquinho para sair à noite (ou de dia). E como em qualquer lugar do norte da Espanha, a probabilidade de chuva é sempre alta.

PRAIAS

Se você der sorte e fizer bom tempo, não deixe de conhecer a praia de Los Locos, a mais bonita da cidade, frequentada por um público mais jovem e por surfistas. Essa praia tem um chiringuito (bar de praia) famoso pelo pintxo de tortilla (nada de super especial, mas é parte da tradição dessa praia).

Pedrinho em Los Locos
Pedrinho em Los Locos

Mas essa não é a única praia. La concha é a praia principal, maior e mais frequentada por famílias. Eu não acho muito legal porque está colada com a cidade, enquanto as outras estão mais isoladas.

Suances
Suances

A praia do Pescador é uma boa opção quando Los Locos está cheia. É uma praia bem pequena e que quase sempre está deserta. É bom levar pelo menos água porque nao tem nada por perto.

Pescador
Pescador

E outra opção é a praia de Tagle, que acho bonita mas tem um público bem mais velho. Essa praia também tem um chiringuito e dá para comer por ali mesmo no pós-praia.

Chiringuito
Chiringuito

Pertinho da praia de Los Locos estão as Rocas Blancas (que não são exatamente brancas), um lugar ótimo para ver o por do sol, que no verão é super tarde (por volta das 22hs), o que te permite aproveitar bem o dia.

Por do sol
Por do sol

Um passeio pelas pedras também é uma delícia para aqueles dias mais fresquinhos que o sol demora a esquentar.

Pedras Blancas
Pedras Blancas

PASSEIOS DE UM DIA

Para os dias de chuva, que nessa região são frequentes, não faltam planos. Há várias cidadezinhas que podem ser visitadas em poucas horas. De todas Santillana del Mar é a mais conhecida e nossa preferida (o próximo post é sobre ela), principalmente porque está a 10-15 minutos de ‘viagem’.

Santillana del Mar
Santillana del Mar

Outra cidade legal para conhecer é Comillas, a 30 min de Suances. Nessa cidadezinha nao deixe de visitar o Palácio de Sobrellano (ou Marqués de Comillas) e o Capricho de Gaudí. A praia de Comillas também é bonita, mas sempre acabamos ficando nas praias de Suances mesmo e vistando Comillas quando chove.

Palácio Marques de Comillas
Palácio Marques de Comillas

Um pouquinho mais afastada (a 1 hora de Suances) está Carmona, uma vila super charmosa de pedra que dá para conhecer em pouquíssimas horas.

Carmona
Carmona

Outras opções sao San Vicente de la Barquera, Liencres e claro, Santander.

Cantabria
Cantabria chuvosa

GASTRONOMIA

Uma das melhores coisas que tem o norte da Espanha é a gastronomia. Se come muito bem e, comparado a Madrid, a ótimo preço.

Almejas
Almejas de La Dársena

Em Suances sempre vamos nos mesmos restaurantes. A primeira parada é sempre a Casa Gerardo para comer o Cocido Montañes, um prato que eu amo. Não deixe de prová-lo que é uma delícia (um pouquinho pesado, isso sim)! E depois de provar o cozido peça o San Jacobo, outro clássico desse restaurante.

Cocido Montañes
Cocido Montañes

Nossa outra parada clássica é a Amita, onde não podemos deixar de pedir as famosas Rabas (lulas). Esse restaurante você pode visitar tanto no pós-praia para picar alguma coisa na varanda como para jantar no salão interior.

Rabas
Rabas

Outro prato da Amita que também recomendo é o prato que deixou famoso esse restaurante: o Revuelto de Marisco. Peça que você não vai se arrepender!

Revuelto de Marisco
Revuelto de Marisco

E na nossa última visita a Suances comemos uma Fideuá ótima em La Dársena, outra boa opção de restaurante para incluir na lista.

Fideuá
Fideuá

ALOJAMENTO

Como todos os anos vamos a Suances já ficamos hospedados em vários lugares diferentes. Na última vez alugamos um apartamento dos Alojamientos Montesal  no Porto, onde estão os restaurantes e boa parte da vida noturna da cidade. Uma localização ótima e o apartamento estava todo reformado e completo. Ideal para viajar com criança. É bom buscar apartamentos recém reformados porque essa cidade funciona só no verão e em geral é tudo muito velho com muito cheio a mofo.

Piedras Blancas
Piedras Blancas

Os Alojamientos Montesal também têm apartamentos na praia, com vistas maravilhosas, mas você dependerá mais de carro para sair a comer, passear pelo porto ou comprar alguma coisa.


 

Alojamientos Montesal

Esses alojamentos tem várias localizações. Antes de reservar veja o endereço onde está o apartamento. As fotos misturam apartamentos em diferentes localizaçoes.

O que eu fiquei, que cabem 4 adultos, fica na Bajada al Puerto, 34.

https://www.booking.com/hotel/es/el-mirador-del-faro-suances.es.html?sid=5bb23364e669cba9f1a2dbf69a151a6d;dcid=5

Casa Gerardo

Calle Quintana, 121 – Suances

www.casagerardo.es/

Amita

Calle de Torrelavega, 5 – Suances

La Dársena

Calle Muelle, 23 – Suances

www.ladarsena.es/

 

4 thoughts on “Suances: para passar o verão sem passar calor”

    1. Pois é! As praias sao super bonitas e tem muito verde (diferente do sul da Espanha), mas é uma loteria… alguma dia SEMPRE chove, aí aproveitamos para visitar algum pueblo vizinho. Agora para aliviar esse calor de 40 graus de Madrid vale a pena mesmo com chuva!

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s