O Restaurante La Cabra foi uma das melhores surpresas que tive em 2015, junto com o Punto MX. Esse restaurante, aberto em 2013 pelo chef Javier Aranda, que naquele momento tinha de 26 anos, foi premiado com uma estrela Michelin no final do ano passado. E não me surpreenderia se ganhasse uma segunda estrela na próxima revisão.
Esse restaurante está entre os dez mais demandados de Madrid e conseguir uma mesa no fim de semana é super complicado. Nós então aproveitamos a oferta do ABC de menus históricos para conhecer La Cabra numa terça-feira. E mesmo assim o restaurante estava cheio!
O menu que provamos consistia em 5 snacks de boas vindas harmonizados com uma Sidra Pomarina Extra Brut maravilhosa, além de três pratos principais e duas sobremesas.
O primeiro snack foi uma Espuma de burrata com bloodmary delicioso.

O segundo foi o snack que mais gostei: Crocante de pele de salmão, creme de arenque e enguia defumada. Maravilhoso! Poderia comer dez desses.

Seguimos com uma Lula com maionese de plâncton. Parece estranho mas estava bem gostoso. Acho que foi a entrada mais diferente.

O quarto snack foi um Raviolo de pele de leite, creme de aspargos e yuzu (um cítrico de origem chinesa). Também ótimo!

O último snack foi um Crocante de rabo de touro com maionese de limão. Um dos melhores, sem dúvida.

Terminada a primeira etapa sem falhas, entramos nos pratos principais. O primeiro foi o Ovo, papada e foie. Uma delícia. Esse foi o prato que Gonzalo mais gostou de todo o jantar.

O segundo prato foi um Peixe com um falso risotto de trigo com aroma de coco e manjericão. Esse prato foi o que mais me surpreendeu, já que os pratos de peixe para mim sempre são os mais sem graça (quando o peixe não está cru) e totalmente descartáveis. Esse estava maravilhoso.

O último principal foi uma Pluma ibérica carbonizada com crocante de flor de loto e curry, creme de couve-flor e chocolate branco. Sem sombra de dúvida o melhor prato da noite. Além de uma obra de arte, um prato cheio de sabores diferentes, para terminar a segunda etapa com chave de ouro.

As sobremesas foram um poco mais controversas. Enquanto eu gostei das duas, Gonzalo não achou nada especial. Mas quando se trata de sobremesa nossos gostos são opostos, então se ele tivesse gostado eu com certeza teria achado uma porcaria. Isso acontece porque os espanhóis em geral não comem muito doce, e os doces que nós brasileiros gostamos para eles são super enjoativos.
A primeira sobremesa foi um Crocante de doce de leite com sorvete de limão. Uma sobremesa leve, para limpar o paladar.

A segunda sobremesa foi um Sorvete de iogurte com tangerina, damasco e espuma de pistache.

E para terminar, biscoitinhos e macaron para acompanhar o café.

O que mais gostamos desse restaurante? O menu impecável. Normalmente os restaurantes de menu tem alguma prato descartável, que não agrega nada. E o La Cabra conseguiu manter-se forte do início ao final, sempre surpreendendo. Por isso uma segunda estrela não me estranharia.
O menu que provamos era uma oferta especial do ABC, que cada mês, até novembro, oferecerá um menu de restaurante com estrela Michelin por 49 Euros. O seguinte, que já está a venda é o Álbora, que estive no final do ano passado e merece a visita. (ver oferta aqui). Mas normalmente o menu curto custa 77 Euros e o menu longo 121 Euros por pessoa, sem bebidas incluídas.
Outro ponto que gostamos do La Cabra é a oferta de vinhos a preços bem razoáveis. Você poderá encontrar no menu vinhos excelentes a 30-35 Euros.
Por ultimo, se você quer provar as maravilhas de Javier Aranda sem gastar muito, o restaurante tem uma zona de Tapería, logo na entrada, e que ainda conta com uma terraza. Aí com certeza você comerá muito bem gastando pouco. De uma forma ou de outra é um lugar que vale a pena conhecer e que já está entre meus preferidos na capital.
Calle Francisco de Rojas, 2 – Madrid
Reservas: +34 914 45 77 50
Email: reservas@restaurantelacabra.com
5 thoughts on “La Cabra: um restaurante surpreendente com menu impecável”