Curso de um dia no Le Cordon Bleu: uma experiência agridoce

Há um tempo atrás eu fiz eu curso de um dia no Le Cordon Bleu, que tem uma filial em Madrid, e durante muito tempo fiquei em dúvida se escrevia sobre minha experiência ou não. No final decidi contar mais que nada porque muita gente não sabe que alguns cursos das escola de culinária mais prestigiada do mundo podem ser feitos aqui na capital espanhola.

Aqui em Madrid o Le Cordon Bleu oferece cursos profissionalizantes longos, para quem quer ter formação completa e alguns cursos curtos, que em geral duram algumas horas e tem um tema especifico. Esses cursos podem ser feitos por qualquer pessoa em teoria (eles tem que aceitar sua inscrição), mas normalmente tem que muita gente que trabalha no setor.

O curso que eu fiz foi o Jantar de Gala, com uma duração aproximada de 5hs e um precinho bem salgado: 250 € (tem cursos mais baratos). Se eu disser que saí de lá feliz da vida estarei mentindo: sai super estressada, cansada e um pouco traumatizada para falar a verdade. Mas com a sensação de dever cumprido.

O stress pelo fato que em Le Cordon Bleu você trabalha numa cozinha profissional de verdade, você tem seu posto, sua geladeira, seus utensílios e você prepara a comida do início ao fim. Não pode ficar viajando nem pensando na morte da bezerra porque em um minuto de distração você se perde.

Toda a comida que você prepara você leva para casa. Se der errado é problema seu, ninguém vai esperar você refazer porque a aula segue. Enquanto o professor (com mega sotaque francês, difícil de entender) faz e explica você tem que seguir. O caderninho que te dão é para enfeite e recordação, porque não dá tempo de anotar uma palavra.

Fora que todo o tempo do curso você está em pé, com apenas alguns minutos para o descanso, quando as pessoas aproveitam para tomar um vinho e relaxar um pouco.

E para mim o momento traumatizante da aula foi quando tivemos que matar dois bogavantes para preparar a entrada. Os coitadinhos mesmo depois de mortos e esquartejados continuavam se mexendo na panela. Nunca mais volto a fazer isso.

Então… tem alguma coisa boa? Tem. Você aprende. De verdade. E sente como é trabalhar numa cozinha profissional. Quem pensa em trabalhar no setor mas não tem nem ideia como funciona deveria fazer um curso como esse, porque depois disso ou você tem certeza do que quer ou descarta para sempre.

Minhas conclusões: apesar do meu jantar ter ficado top top, tenho certeza que nunca me dedicarei a nada parecido, nem quando já estiver aposentada com muito tempo livre para gastar! Prefiro continuar fazendo meus cursinhos no Kitchen Club, que são muito mais divertidos e posso tomar uma cervejinha enquanto corto umas verduras! 🙂

O Le Cordon é cheio de regrinhas. É proibido tirar fotos durante o curso (até aí, ok, entendo que atrapalha) e as fotos que a escola tira durante a aula não podem ser divulgadas (too much…).


Le Cordon Bleu Madrid

Ctra. Pozuelo-Majadahonda (M-515) Km. 1.800 – Pozuelo de Alarcón – Madrid – España.

http://www.lcbmadrid.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s