Madrid com chuva: o que fazer??

É muito, mas muito difícil que chova em Madrid, mas esses dias caiu uma tempestade que fiquei pensando que só não gosto de chuva quando estou viajando, porque não sei o que fazer e acho muito chato ficar caminhando com guarda-chuva e carrinho com plástico.

Aí me veio a ideia de deixar algumas recomendações para os turistas mais azarados com o tempo. Aliás, não faltam coisas para fazer aqui, mesmo com chuva.

MUSEUS

Óbvio que esse teria que ser o primeiro ponto, porque num museu você pode gastar horas. E aqui em Madrid há uma vantagem que os três museus mais importantes estão pertinho um do outro.

Só no Museo del Prado você pode passar o dia e o próprio museu propõe roteiros de visita dependendo do tempo que você tem disponível. Nesse post você encontra os links para esses roteiros, que podem ser de uma, duas ou três horas, além de toda a informação sobre o Prado.

Museo del Prado
Museo del Prado

Justo em frente ao Prado está o Thyssen-Bornemisza, bem menor, mas sempre com alguma exposição temporária interessante.

E a poucos metros está o Reina Sofía, o museu que mais gosto em Madrid e que também merece algumas horas de atenção. Só no Guernica você irá gastar um bom tempo (mais informações aqui).

Jardim interior do Reina Sofía
Jardim interior do Reina Sofía

PLAZA DE CIBELES

Não estou recomendando visitar a Plaza de Cibeles em si, mas sim visitar os principais monumentos que estão em volta: o Palácio de Linares, o  Palácio de Comunicaciones e o Círculo de Bellas Artes, que não esta na praça, mas está ao lado.

Cibeles
Cibeles

O Palácio de Linares é um antigo palacete que foi transformado em museu. Ele é sede do centro cultural Casa de América e lá se exibem filmes e se realizam concertos e exposições com a temática latino-americana. A visita ao Palácio tem que ser guiada, mas a Casa de América está aberta ao público gratuitamente. Se a chuva parar não deixe de visitar a terraza do Le Cabrera e provar algum dos seus cocktails (depois das 18hs).

Também na Plaza de Cibeles está o Palácio de Comunicaciones, o edifício mais emblemático da capital, onde está a sede da Prefeitura. Nesse Palácio não deixe de subir até a cobertura, onde está a Terraza Cibeles, para tomar uma copa ou um café. A entrada custa 4,50 € mas o valor é convertido em consumação.

A poucos metros da praza está o Círculo de Bellas Artes, um dos centros culturais mais ativos da capital, cheio de exposições legais. Fora que o edifício é belíssimo e só por isso a visita vale. Se parar de chover vá até a cobertura, que tem uma das vistas mais bonitas de Madrid (ver aqui).

Terraza do Círculo de Bellas Artes
Terraza do Círculo de Bellas Artes

MERCADOS

Os mercados gastronômicos de Madrid são simplesmente demais! Independente do tempo vale a pena conhecer, mas se está chovendo você tem a desculpa perfeita para passar horas. Os três mercados mais importantes são: o Mercado de San Miguel (sempre lotado), o Mercado de San Antón (o meu preferido) e o Mercado de San Ildefonso (o caçula, aberto no verão passado). Sobre esses três mercados você encontra toda a informação aqui.

Mercado de San Ildefonso
Mercado de San Ildefonso

Além desses mercados mais tradicionais, ainda podemos incluir o Platea, um mercado gourmet, localizado no bairro Salamanca, que tem uma oferta gastronômica incrível e uma decoração bem legal. E é bem frequente ter música ao vivo. Sobre o Platea você encontra toda a informação aqui.

Espaço Platea
Espaço Platea

PROGRAMINHA COMPRAS + ALTA GASTRONOMIA

Um programinha ótimo para um dia de chuva é ir ao Corte Inglés da Plaza de Callao ou ao Corte Ingles da Serrano (esquina com Ayala) para fazer umas comprinhas e provar a alta gastronomia madrileña a bons preços.

No Corte Inglés da Plaza de Callao não deixe de provar as delícias de La Máquina, que tem uma barra ali, ou um dos cocktails do Juanillo’s Club, enquanto aprecia as vistas do centro de Madrid.

Gourmet Experience Callao
Gourmet Experience Callao

No Corte Ingles da Serrano você pode escolher entre provar o StreetXo, do chef super estrelado David  Muñoz (DiverXo), ou o Cascabel, do também estrelado chef Roberto Ruiz (Punto MX). De sobremesa você ainda pode tomar um sorvete do Rocambolesc, a sorveteria do melhor restaurante do mundo, El Celler de Can Roca. E tudo a preços normais!

Chili Crab
Chili Crab do StreetXo

COMPRAS

A maioria das lojas de Madrid estão nas ruas e sair de compras na chuva não rola. Mas fora do centro existem alguns centros comerciais que concentram algumas marcas.

Shopping
Shopping

O Moda Shopping é o mais central e dá para chegar de metrô (parada Santiago Bernabéu). Não tem marcas como Zara e Mango, mas tem outras marcas legais, como Benetton e Bimba y Lola (adoro para bolsas e sapatos), além de alguns restaurantes.

No Centro Comercial Príncipie Pío sim que você encontra lojas como Mango, Zara e H&M. Está mais longe mas também dá para chegar em metrô (parada intercambiador Príncipe Pio).

TEATROS

Se pela noite não dá para sair para caminhar, uma solução é procurar um espetáculo. Se seu espanhol não é fluente pode ser que você se perca numa peça teatral, mas um espetáculo musical como o Rei Leão por exemplo sempre vale a pena.

El Rey León
El Rey León

Como a programação dos teatros vai mudando tem que ficar de olho nas novidades da capital.

RESTAURANTES 

Não tem plano melhor para a chuva que comer. Aproveite que você tem a desculpa perfeita e descubra a enorme oferta gastronômica que tem Madrid.

Mini-burger Estado Puro
Mini-burger Estado Puro

Se estiver procurando restaurantes mais baratos você encontra um bom guia aqui. Se preferir um restaurante mais especial, mas que não te custará uma fortuna, consulte esse link. Se nada te agradar dessas duas listas, garanto que nesse blog você encontrará algum!

Gambas, shisho y mango do TriCiclo
Gambas, shisho y mango do TriCiclo

One thought on “Madrid com chuva: o que fazer??”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s