Txirimiri: o rei dos pintxos em Madrid

O Txirimiri foi o primeiro bar que conheci quando cheguei a Madrid para morar, há quase 5 anos. Durante o mês que estive alojada num hotel no bairro Salamanca, pelo menos uma vez por semana passava pelo local da Diaz Porlier para tomar um vinho e provar algum dos seus pintxos maravilhosos.

Desde então nunca deixei de frequentar esse bar, que para mim tem os melhores pintxos da cidade, embora quase sempre coma os mesmos.

Antes de contar quais são minhas recomendações, vou explicar o que é um pintxo. O pintxo (ou pincho) é uma ‘tapa’ normalmente mais elaborada servida sobre uma torrada. É uma comida tradicional do País Vasco, e aqui você pode encontrar algumas sugestões de bares em San Sebastián.

Txirimiri
Txirimiri

Os pintxos podem ser frios ou quentes. Os frios normalmente ficam na barra expostos e os quentes devem ser pedidos para que sejam preparados no momento. Normalmente os pintxos são individuais.

Pinxto do Txirimiri
Pinxto do Txirimiri

No Txirimiri (que significa garoa, em euskera), o meu preferido é o Pintxo de foie a la plancha com marmelada de higos e sal Maldom. Não conheço ninguém que não goste, mesmo não sendo fã de foie.

Pintxo de foie a la plancha
Pintxo de foie a la plancha

Também recomendo o Pintxo de solomillo de buey con cebolla caramelizada y pimiento del Piquillo e o Pintxo de tortilla, um dos mais famosos do bar (voam cada vez que saem da cozinha).

Pintxo de Tortilla
Pintxo de Tortilla

Se você prefere pedir pratos para dividir há dois clássico deliciosos: as Croquetas de boletus e o Risotto de setas con foie y Pedro Ximenez. Se estiver na dúvida peça os dois que garanto que você não irá se arrepender.

Txirimiri
Solomillo

O Txirimiri conta com quatro locais em Madrid, sendo que os meus preferidos são o do bairro Salamanca (para comer) e de La Latina (pela conjunto comida + ambiente).  Há ainda um em Moncloa (que não conheço) e um no Retiro, que para mim deixa muito a desejar, mas tem terraza!

Txirimiri Retiro
Txirimiri Retiro

Com exceção do Retiro, a cozinha é aberta o dia todo a partir de meio-dia, sem aquela pausa que enlouquece qualquer turista ou recém chegado à cidade.

  • Pontos Positivos: ambiente informal, preço
  • Pontos Negativos: às vezes está bem cheio
  • Média de preço por pessoa: 15-20 Euros

Para ver um roteiro completo de tapas e pintxos em La Latina, clique aqui.


Txirimiri La Latina:  C/ Humilladero, 6.   Tlf: +34 91 364 11 96.   Não reserva. Cozinha aberta de 12 às 24hs

Txirimiri Salamanca:  C/ General Díaz Porlier, 91.  Tlf: +34 91 401 43 45. Aceita reservas. Cozinha aberta de 12 às 24hs

Txirimiri Moncloa: C/ Ferraz, 38.  Tlf.: +34 91 559 33 09.  Não reserva. Cozinha aberta de 12 às 24hs.

Txirimiri Retiro: C/ Ibiza 25.  Tlf: +34 910 182 798.   Aceita reservas. Aberto de 12 às 2:30hs.

http://www.txirimiri.es/

One thought on “Txirimiri: o rei dos pintxos em Madrid”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s