Doze lugares incríveis a menos de duas horas de Madrid

Madrid tem uma localização incrível. Como está no centro da Espanha, dá para acessar qualquer lugar do país em poucas horas. E em menos de duas horas há vários lugares incríveis que podem ser visitados em um dia ou um fim de semana qualquer.

Nesse post deixo algumas sugestões para quem visita Madrid mas não quer ficar o tempo todo turistando na cidade. Também são ótimos programas de fim de semana para quem mora aqui e quer respirar outros ares.


Toledo
Toledo

1. TOLEDO

Mais óbvio, impossível, mas não tinha como ficar de fora. Toledo é um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a capital madrileña, pela proximidade e facilidade de acesso (30 min em trem rápido), além de ser uma cidadezinha encantadora e cheia de história.

Catedral Toledo
Catedral Toledo

A cidade está no topo de uma montanha, cercada pelo rio Tejo, e tem muitos pontos turísticos, sendo a Plaza Zocodover, o Alcázar, a Catedral e o Museo del Greco imprescindíveis. Para mais informações sobre como chegar e principalmente onde comer clique aqui.


Segóvia
Segóvia

2. SEGÓVIA

Outra cidade muito óbvia, mas que como Toledo não pode ficar de fora. A viagem de trem rápido dura 30 minutos, mas chegando lá ainda tem que pegar um ônibus, que demora mais 15 min para chegar ao centro.

Cochinillo asado
Cochinillo asado

Os principais pontos turísticos da cidade são o Aqueducto, a Catedral e o Alcázar. Para mim porém, a visita imprescindível é o Restaurante José Maria (imperdível!!!), para comer o tradicional cochinillo ou o cordeiro. Para um roteiro detalhado e informações de como chegar e onde comer clique aqui.


La Granja
La Granja

3. LA GRANJA DE SAN ILDEFONSO

Um pouco menos conhecida, essa cidade está localizada a 10 km de Segóvia e a 100 km de Madrid. É uma visita deliciosa na primavera ou no verão. Entre seus monumentos se destaca o Palácio Real, com seus jardins e suas fontes.

A maneira mais fácil de chegar é de carro. E ainda dá para combinar a visita com um pulinho em Segóvia, nem que seja para comer o cochinillo. De transporte público tem que pegar o mesmo trem rápido para Segóvia e de lá pegar um ônibus, que demora 20 minutos até a Granja. Se você preferir pegar um ônibus em Madrid, a viagem dura aproximadamente uma hora e meia. Mais informações aqui.


El Escorial
El Escorial

4. EL ESCORIAL

San Lorenzo de El Escorial é uma cidade localizada a 45 km de Madrid e uma ótima opção para quem quer visitar um lugar pertinho. A cidade é bem bonitinha e super gostosa para dar um passeio.

Seu monumento principal é o Monastério, que com seus jardins formam um conjunto impressionante. Em dezembro a cidade fica lotada por causa do presépio em tamanho real que toma conta das ruas. Se estiver por Madrid nessa época não deixe de conhecer!

De carro a viagem dura uns 40 minutos. De trem a viagem dura entre 50 minutos e 1:15hs dependendo de onde você pegue o trem em Madrid (sai de várias estações). Para informações sobre trem, consultar o site da Renfe.


Ávila
Ávila

5. ÁVILA

Ávila é uma cidade amuralhada que em 1985 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Além da muralha, seus principais monumentos são a Catedral, A Basílica de San Vicente, o Real Monastério de Santo Tomás e o Convento de Santa Teresa.

Por estar a 1.130 metros sobre o nível do mar, é uma cidade bem fresquinha e no inverno neva frequentemente. Por isso, melhor agendar a visita para meses mais quentes.

De carro, a viagem dura 1:20hs. De trem, saindo da estação de Chamartín, em Madrid, a viagem dura 1:30hs aproximadamente.


Chinchón
Chinchón

6. CHINCHÓN

Chinchón é uma pequena cidade que se encontra a 45 km de Madrid e é um passeio de uma manhã, para tomar um aperitivo na Plaza Mayor e dar uma voltinha pela cidade.

Seus principais pontos turísticos, além da Plaza Mayor (que é super agradável), são o Monastério de los Agustinos (Parador), a Torre del Reloj e o Castillo de los Condes.

A viagem de carro dura aproximadamente 50 min e é a maneira mais prática de chegar. Outra opção é ir de ônibus, que sai praticamente a cada hora da Plaza Conde Casal (linha 337), em Madrid.  Ver horários aqui.


Cuenca
Cuenca

7. CUENCA E CIUDAD ENCANTADA

Localizada a 160 km de Madrid, Cuenca é uma cidade encantadora e surpreendente. Apesar de dar para conhecer num esquema bate-volta, já que a viagem de carro dura 1:40hs, o melhor é dormir para conhecer também a Ciudad Encantada.

Sem dúvida, a atração principal de Cuenca são as Casas Colgadas, que realmente são muito curiosas. Além disso, não deixe de visitar o Castillo e a Catedral.

Ciudad Encantada
Ciudad Encantada

A Ciudad Encantada está a 30 min de Cuenca e vale muito a visita. É um parque natural com paisagens super diferentes e com um ótima energia.

Chegar em transporte público é bem demorado, por isso recomendo ir de carro.


Buitrago de Lozoya
Buitrago de Lozoya

8. BUITRAGO DEL LOZOYA

Localizada na Sierra de Guadarrama, essa cidadezinha está a uma hora de Madrid e é um passeio ideal para quem busca respirar ar puro da serra.

Buitrago de Lozoya é uma cidadezinha amuralhada às margens do rio Lozoya que pode ser visitada em poucas horas. O recinto amuralhado é obrigatório, mas a visita ao Alcázar também é válida.

Se preferir atividades ao ar livre, o Embalse Riosequillos está a poucos minutos da cidade, com uma área recreativa inclusive para crianças e a maior piscina natural da Espanha.

Para chegar a melhor maneira é ir de carro, mas dá para ir de ônibus também, pegando o 191 na Plaza de Castilla, em Madrid.


Laguna de Peñalara
Laguna de Peñalara

9. LAGUNAS DE PEÑALARA

Esse passeio é para quem busca estar perto da natureza. Consiste em uma caminhada pelo Parque Natural de Peñalara, localizado também na Sierra de Guadarrama, em Madrid, a 70 km da capital.

O Parque tem cinco trilhas possíveis, mas só conheço a da Laguna Peñalara, que é a segunda mais curta (para mim suficiente!!). Apesar de não ser muito longa, nessa trilha você vai gastar algumas horas, principalmente se você parar para fazer um pic nic (que aliás recomendo). Também vale a pena parar na Lagoa uma horinha e desligar de tudo.

Para chegar tem que ser de carro.


Sepúlveda (by Raúl A.)
Sepúlveda (by Raúl A.)

10. SEPÚLVEDA

Em pouco mais de uma hora de carro (130km) dá para chegar em Sepúlveda, uma vila localizada na província de Segóvia, a terra do cochinillo e do lechazo. Além da cidade ser um charme, vale a pena conhecer o Parque Natural de las Hoces del Río Duratón. É uma caminhada bem legal e leve. Fora que é a desculpa ideal para depois jantar sem peso na consciência! Nesse post você encontra mais detalhes sobre alojamento e restaurante.


Pedraza (by David Sanz)
Pedraza (by David Sanz)

11. PEDRAZA

É outra vila localizada em Segóvia, super perto de Sepúlveda. É tao pequena que dá para conhecer numa manha ou numa tarde, e por isso vale a pena combinar o passeio com Sepúlveda. Se decidir ir no fim de semana, tem que chegar cedo, porque a cidade fica bem cheia e é difícil até estacionar o carro. Mais informaçoes aqui!


Salamanca
Salamanca

12. SALAMANCA

Por último deixei a cidade que mais gosto de visitar: Salamanca. Desde que moro aqui pelo menos uma vez ao ano volto. É uma cidade linda e cheia de vida, por ser uma cidade universitária.

Dá para visitar Salamanca em um dia, num esquema bate-volta. Mas para desfrutar da cidade, seus bares, restaurantes, etc, recomendo dormir pelo menos uma noite.

Salamanca
Salamanca

Em um próximo post entrarei em mais detalhes sobre essa cidade, já que acabei de voltar de lá e descobri ótimos restaurantes e um hotel-spa-bodega maravilhoso. Mas adianto que ela deveria estar na lista de cidades obrigatórias para quem visita ou mora em Madrid.


Claro que existem outras cidadezinhas perto de Madrid, mas escolhi os doze passeios que são meus preferidos, pelo menos por enquanto, já que sempre vamos descobrindo lugares novos!

E não podemos nunca esquecer que no inverno é possível esquiar na Serra de Madrid, em Valdesqui ou Navacerrada. Se você não esquia, um passeio pela serra quando está nevada é sempre válido também!!

Navacerrada (by Patrick Dobeson)
Navacerrada (by Patrick Dobeson)

E é por isso que eu sou tao apaixonada por Madrid!

11 thoughts on “Doze lugares incríveis a menos de duas horas de Madrid”

  1. Olá, estarei em Madrid de 2 a 10 de agosto e gostaria de saber se todos esses bate-voltas são aconselháveis com crianças no verão, pois estarei com minha filha de 4 anos e meu bebê com 4 meses.

    Like

  2. Olá te bem?
    Estou programando uma viagem para Espanha entre 23/09 a 06/10.
    A princípio pensei num roteiro ( confesso que estou meio perdido ) entrando e saindo por Madri( isso já é certo) passando por Segovia,Salamanca, indo pra Porto + Compustela! Na volta (Porto/Madri) faria uma noite no meio do caminho..Cidade Rodrigo e encerrando com 03 noites/Madri.
    Ocorre que pensei tb em fazer um roteiro com “um pouco menos de distância” e aí me ocorreu de pedir umas dicas pra vc levando em conta que entro e saio por Madri! Achei interessante algumas dessas cidades que vc menciona!!!
    É aí … Faço o que de melhor ..
    Abr
    Carlos

    Like

    1. Oí Carlos! Acho esse roteiro até o Porto súper legal. Peló menos uma vez ao ano faço isso e súper recomendo. Santiago de Compostela está um pouquinho fora de mão. Eu só recomendo ir até lá se vc tem algum interesse especial, pq senão vc vai perder mt tempo. Perro do Porto recomendo ir passar um dia me Braga e ir a Bom Jesus do Monte, que vale a pena. E perto de Madrid nao deixa de incluir Toledo no seu roteiro. Essa época que vc vem é ótima pq nao faz nem mt frio nem mt calor. Espero ter ajudado!

      Like

  3. Oi, tudo bem?
    Estarei em Madri entre 22/11 e 30/11, pretendo alugar um carro do dia 25 ao 28, quais destas cidades não posso deixar de conhecer nestes três dias? Já faz muito frio nessa época?

    Liked by 1 person

    1. Oi Ecival! Se você tem todo esse tempo dá para conhecer Madrid e várias cidades ao lado. Te mando alguns links que vai te ajudar a organizar sua viagem.A única coisa que não está nos roteiros de Madrid é a visita ao estádio Santiago Bernabéu. Se você gosta de futebol sugiro incluir.
      Para roteiro de 3/4 dias por Madrid: https://bitememad.com/category/espanha/c-madrid/madrid/roteiros/
      Os melhores restaurantes sem ir a falência: https://bitememad.com/2016/02/17/20-bares-e-restaurantes-para-conhecer-em-madrid-por-menos-de-35-euros/
      Lugares perto de Madrid para fazer bate-volta: https://bitememad.com/2015/06/01/dez-lugares-incriveis-a-menos-de-duas-horas-de-madrid/
      Com essa informação vc conhece td de importante por aqui 😉

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s