Chuka Ramen Bar: a versão japonesa da gastronomia chinesa em Madrid

Para quem gosta de comer bem e provar coisas diferentes Madrid é uma cidade maravilhosa para morar. Cada vez mais a cidade alberga restaurantes de diferentes gastronomias a preços bem razoáveis, principalmente quando comparamos a grandes centros como Londres ou Nova York.

E é nesse contexto que em 2014 nasce Chuka Ramen Bar, um restaurante idealizado por Rodrigo García Fonseca, Lorena Mauri e John Husby, todos ex-Kitchen Club, a escola de cozinha que sempre que posso dou uma passadinha para comer bem, conhecer gente e aprender alguma coisa.

Chuka Ramen Bar
Chuka Ramen Bar

O Chuka está no Bairro Las Letras, um dos mais gostosos de Madrid, e não tem nome na porta (procure o porco!). A decoração interior é de taberna japonesa, com um estilo muito parecido a alguns lugares que fomos recentemente no Japão. E assim como de costume na terra do sol nascente, muitas mesas são para dividir e não falta uma barra para comer o ramen.

No Japão, em geral os restaurantes de ramen são especializados, ou seja, só servem ramen. No Chuka, o cliente pode encontrar outros pratos, mas não espere um carta longa, já que a estrela da casa é a famosa sopa de origem chinesa, que se cozinha lento e se come rápido.

A carta vai mudando de acordo com a estação do ano e nós fomos dos primeiros a provar a carta de primavera, que tem uma versão fria e sem caldo do ramen, um curry verde e uma versão quente de ramen com pouco caldo.

Ramen quente com pouco caldo
Ramen quente com pouco caldo

Nós provamos os últimos dois pratos, que estavam deliciosos. É difícil dizer qual estava melhor, ainda mais que sou apaixonada por curry e quase nunca resisto a ele. A versão fria não provamos, porque o conceito de sopa fria não entra na minha cabeça e nunca vou entender porque os espanhóis gostam tanto do gazpacho e do salmorejo.

Curry verde com almôndega de porco
Curry verde com almôndega de porco

De entrada pedimos dois tipos de Bao (baozi) para provar. O bao é um tipo de mini sanduíche chinês feito ao vapor e quando bem feito é delicioso. O primeiro que pedimos foi um com recheio de porco. Maravilhoso!

Bao de porco
Bao de porco

O segundo foi um Bao de Shiitake, com um molho doce tipo teriyaki que dava ainda mais sabor. Também delicioso! São pequenos e daria para comer um mais!

Bao de shiitake
Bao de shiitake

Para acompanhar cerveja japonesa ou limonada com menta.

Limonada com menta
Limonada com menta

Um excelente almoço para matar a saudade da comida japonesa. Que venham mais projetos como esse a Madrid!

  • Pontos positivos: Ramen, Bao, Decoração, Atendimento
  • Pontos Negativos: Não reserva
  • Média de preço por pessoa: 25-30€

Chuka Ramen Bar

Calle Echegaray, 9 – Madrid

http://www.chukaramenbar.com/

Horário: 

  • Ter-Qui: 20:30hs às 23:30hs
  • Sex-Sab: 13:30hs aàs 15:30 e 20:30hs às 23:30hs
  • Dom-Seg: fechado

3 thoughts on “Chuka Ramen Bar: a versão japonesa da gastronomia chinesa em Madrid”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s