O centro antigo de Marbella é um dos mais bonitos que já vi na Espanha. Tem um ambiente típico andaluz, com casas brancas e muitas flores e uma arquitetura com vestígios árabes, romanos e cristãos.
Marbella
A Plaza de los Naranjos é a praça principal do centro antigo. Ao redor da praça estão três dos principais edifícios do centro: a Casa consistorial, a Casa del Corregidor e a Ermita de Santiago, o templo religioso mais antigo da cidade.

A praça está tomada por bares e restaurantes, e é bem gostoso sentar para tomar um café ou uma copa no final da tarde quando faz bom tempo.

Pertinho da praça estão os restos da antiga muralha árabe, do século XI. O que hoje corresponde ao centro antigo de Marbella, antigamente era a antiga medina árabe, que era protegida por mais de vinte torres.

A poucos metros está a Ermita del Santo Cristo de Vera Cruz, do século VX, da qual se destaca a torre quadrada com um telhado de cerâmica de vidro.



Outros edifícios importantes no centro antigo são: a Iglesia de Santa María de la Encarnación, de estilo barroco, e a Capilla de San Juan de Dios, o Hospital Real de la Misericordia e o antigo Hospital Bazán, de estilo renascentista.

O centro é bem pequeno e a visita pode ser feita em uma manhã ou uma tarde. Passe um tempo vagando pelas ruas, olhando as milhares de lojinhas e sente em um dos bares nem que seja para tomar um café ao sol e desfrutar do ambiente.


Puerto Banús
Depois de visitar o centro de Marbella, sugiro uma visita ao Puerto Banús, um porto de luxo, que se converteu em um dos centros turísticos e de entretenimento mais importantes da Costa del Sol. Nas suas ruas se encontram lojas das marcas mais exclusivas como Dior, Gucci, Versace, Gabanna, etc. e seus arredores estão cheios de hotéis de luxo. Também não faltam bares, carros caríssimos e turistas.

Fuengirola
Pertinho de Mijas, a 30 km de Marbella, está Fuengirola, uma outra cidade da Costa del Sol. Essa cidadezinha é um pouco maior e é um importante centro turístico da região, a ponto da economia girar em torno a esse setor.
Por ser uma cidade um pouco maior que Mijas, para mim não tem muito encanto, mas tem uma quantidade enorme de restaurantes e, como em toda a região, dá para encontrar comida de qualquer lugar do mundo.
Uma das comidas tipicas andaluzas é o pescado frito, e não poderíamos deixar de comer já que estamos na praia. No Puerto Deportivo de Fuengirola almoçamos na Freidura Fran, mas nessa zona não faltam restaurantes de marisco e fritura.


Pedimos porções de Boquerones fritos, Gambas a la plancha (camarões), Almejas a la marinera e Calamares (lulas empanadas) e não gastamos nem 15 Euros por pessoa.


Um dia que estávamos desejando um hambúrguer fomos almoçar no Taxi-Angus, um restaurante americano também em Fuengirola.

Apesar de não ser tao americano como dizem o hambúrguer está bem bom e a sobremesa ótima. Também por 10 Euros por cabeça não se pode pedir mais.

Freidura Fran
Puerto Deportivo – Fuengirola
Taxi-Angus
Calle Palangreros, 26 – Fuengirola
One thought on “Fim de semana andaluz: Marbella e Fuengirola”