Viajando pelo Japão: Centro de Kyoto e Sul de Higashiyama – Kyoto

Sem a menor dúvida Kyoto foi a cidade que mais gostamos do Japão. É uma cidade que reúnes exatamente tudo o que se imagina do país: cultura, arquitetura, jardins e nada menos que 1600 templos budistas e 400 santuários sintoístas. Nem preciso dizer que os três dias que passamos não foram suficientes nem para o básico…

E para que os dias em Kyoto sejam ainda mais perfeitos não deixe de passar pelo menos uma noite em um ryokan, o hotel tradicional japonês. Em geral esse tipo de hotel é caro, mas se você atravessou meio mundo para chegar até lá não deixe de viver essa experiência. Esses hotéis normalmente são pequenos e por isso tem que ser reservados com antecedência. E a grande maioria não aceita crianças, então penei um pouco até encontrar um.

Quarto do Ryokan
Quarto do Ryokan Nenrinbo

O ryokan que nos hospedamos por duas noites ficava fora do centro de Kyoto, perto do templo Kinkaku-ji, numa zona super verde. É um ryokan relativamente grande e tem uma zona tipo spa (que eles chamam banheiro público). Como o ryokan tinha um esquema meia-pensão tomávamos café da manhã e jantávamos no hotel.

Jantar tradicional japonês
Jantar tradicional japonês
Jantar tradicional japonês
Jantar tradicional japonês
Jantar tradicional japonês
Jantar tradicional japonês

Uma coisa engraçada é que o café da manhã deles é exatamente igual às outras refeiçoes: sopa, peixe, arroz, etc. Eu amo a comida japonesa, mas no café da manhã para mim é um pouco demais. No primeiro dia tomei o tradicional japonês para provar, mas no segundo pedi um café ocidental: pão, manteiga e geléia.

Café da manha japones
Café da manha japonês

Kyoto não tem a rede ferroviária de Tokyo, e as pessoas usam muito o ônibus como meio de transporte. O problema é que de ônibus se perde mais tempo com deslocamento. Como nosso ryokan não tinha nenhum estação de metrô próxima usamos muito táxi para aproveitar melhor o tempo, já que só tínhamos três dias e um milhão de coisas para ver. Foi a melhor coisa porque já estávamos um pouco cansados dos dias em Tokyo, Osaka e Nara.

Maruyama-koen
Maruyama-koen

Uma das zonas imprescindíveis de Kyoto é o sul de Hagashiyama, cheio de templos, santuários, jardins, museus e parques. É um lugar para passar um dia completo e mesmo assim não dá para ver tudo.

Sul de Hagashiyama
Sul de Hagashiyama

O parque Maruyama-koen é ótimo para um passeio com crianças. Cheio de jardins, laguinhos, lojas e claro, quiosques vendendo todo o tipo de street food. Com as cerejeiras floridas então, esse parque fica lotado de gente tirando foto de cada árvore.

Maruyama-koen
Maruyama-koen
Maruyama-koen
Maruyama-koen

Com relação à comida, se vende tudo. Mas normalmente os quiosques tem fotos das comidas para que o turista possa se localizar. Nós adoramos o Takoyaki, uma bolinha de polvo que se come com um molhinho delicioso.

Polvo
Takoyaki
Street food
Yakisoba
Street food
Crab stick

Em torno ao Parque há vários templos e santuários considerados imprescindíveis em Kyoto. Não deu para ver nem metade, mas só o passeio pelas ruazinhas de arquitetura tradicional já vale a visita.

Yasaka-jinja
Yasaka-jinja

Yasaka-jinja é o santuário protetor do bairro de Gion. Gion é o bairro das geishas mais famoso da cidade, e é outro lugar obrigatório numa visita a Kyoto. A rua Shimbashi é a mais famosa do bairro, principalmente à noite.

Yasaka-jinja
Yasaka-jinja

Para visitar os templos da zona suba pela rua Kiyomizu-michi. Apesar da grande quantidade de turistas e de ser chatinha para ir com um carrinho de bebê (tem escadas) é um passeio delicioso.

Kiyomizu-michi
Kiyomizu-michi
Kiyomizu-michi
Kiyomizu-michi

No centro de Kyoto não deixe de visitar o Mercado Nishiki, considerado a despensa da cidade.

Mercado Nishiki
Mercado Nishiki

No mercado você encontra uma variedade de alimentos impressionante e algumas coisas bem curiosas, como o mini-polvo, que se come com a cabeça. Não tive coragem, coitadinho…

Polvo
Polvo
Polvo
Polvo

É o lugar ideal para ir num dia de chuva, como foi o nosso caso, porque ele está numa zona de galerias que parecem não ter fim. Além de lojas vendendo produtos mais tradicionais, você encontra todos tipo de marca internacional. E lembre de levar o passaporte, para garantir o tax free!

Mercado Nishiki
Mercado Nishiki
Mercado Nishiki
Mercado Nishiki
Mercado Nishiki
Mercado Nishiki

As comidas de plástico também estão em várias lojas do mercado, inclusive são vendidas ao público. Caríssimas, aliás.

Réplicas de plástico
Réplicas de plástico

Pertinho do mercado, no centro de Kyoto, nós comemos um dos melhores ramen da viagem, num restaurante da cadeia Ippudo.  Essa cadeia tem restaurantes em vários lugares, inclusive fora do Japão. Se cruzar com uma não deixe de entrar. e se tiver fila, espere, porque a rotação é alta.

Akamuru special
Akamuru special

Sinceramente não sei dizer o que tinham os ramen, mas estavam deliciosos. O Karaka estava mais gostoso porque era um pouco picante. O Akamuru é o prato mais pedido do local, mas é mais normalzinho.

Ippudo Karaka
Ippudo Karaka

Na zona do Centro Antigo de Kyoto visitamos o Daitoku-ji, uma coleção de templos zen e jardins japoneses. O templo mais importante, também chamado Daitoku-ji tem um jardim japonês super bonito, mas não permite fotos.

Daitoku-ji
Daitoku-ji

De todos os lugares que fomos em Kyoto foi o que menos me impressionou. O lado bom é que não tem tantos turistas e dá para desfrutar da paz do local.

Daitoku-ji
Daitoku-ji

Ryokan Nenrinbo

03-8468 Kyoto, Kita-ku Takagamine Kitatakagamine-cho 40, Japan

https://www.booking.com/hotel/jp/nenrinbo.pt-pt.html?sid=39f4fe5243068b9c3e6b5d6a85f37c60;dcid=5

Hakata Ippudo

Bantoyacho, Nishikikoji higashiiru, Higashinoto-in, Nakagyo-ku (coloque no Google Maps Hakata Ippudo Kyoto que você acha mais fácil)

www.ippudo.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s