Punto MX: o único restaurante mexicano com estrela Michelin na Europa

Não é à toa que o Punto MX é o único restaurante mexicano na Europa com estrela Michelin. Mesmo os avaliadores da Guia Michelin, normalmente bem conservadores, acabaram se rendendo à alta cozinha mexicana proposta por Roberto Ruiz.

Margaritas
Margaritas

É que ali não se trata de uma cozinha mexicana como estamos acostumados. Ela está elevada a um outro nível, indescritível em palavras educadas e politicamente corretas como as que normalmente uso para descrever bons pratos. Aqui eu teria que usar meu dicionário mais chulo, presente ao final de cada prato em um Bom pra %$?&!

Como não poderia ser diferente começamos nossa melhor experiência gastronômica do ano (ok, já sei que estamos começando, mas será difícil superar) com duas Margaritas: uma tradicional de limão e uma de goiaba. A de goiaba estava sensacional. Enquanto Gonzalo estava no segundo gole da sua tradicional eu já tinha terminado a minha de goiaba.

Margarita de goiaba
Margarita de goiaba

Como minha Maragarita ‘voou’ fui obrigada a pedir outra. Decidi provar a Margarita Punto MX, com morango e jalapeño. super diferente e deliciosa!

Margarita de morando e jalapeño
Margarita Punto MX: morango e jalapeño

De aperitivo nos serviram uma Sopa de tortilla com queijo. A princípio estava um pouco desconfiada, porque pensei que ia ter gosto de ovo, mas estava deliciosa.

Sopa de tortilla
Sopa de tortilla

Com relação aos pratos principais, fomos muito bem assessorados e todos estavam maravilhosos. Começamos com um Guacamole preparado na hora sensacional.

Guacamole Punto MX
Guacamole Punto MX

Seguimos com um Aguachile rojo de lenguado y langostinos. O Aguachile é um tipo de ceviche mexicano. Esse tinha linguado, camarão e chile guajillo. Esse prato combinado com os nachos e o guacamole nos deixou sem palavras (pelo menos as que possam ser aqui escritas). E mesmo assim ainda não foi o meu preferido.

Aguachile rojo de lenguado y langostinos
Aguachile rojo de lenguado y langostinos

Em seguida nos trouxeram uns Panuchos de cochinita pibilCochinita pibil é um prato típico da culinária de Yucatán, e consiste em carne de porco marinada com achiote, laranja amarga e vários condimentos. É um prato aparentemente simples mas incrivelmente saboroso. Um dos meus preferidos.

Panuchos con cochinita pibil
Panuchos de cochinita pibil

O seguinte prato foi uma Enchilada de carnitas de pato. Esse prato estava espetacular, mas como o nível de picante estava calibrado para mim, Gonzalo não conseguiu desfrutar muito. Em geral os europeus não aguentam muito picante, então nesse tipo de restaurante eles perguntam sua preferência. Entre esse e os panuchos fico em dúvida qual gostei mais.

Enchilada de carnitas de pato
Enchilada de carnitas de pato

E por último não poderíamos deixar de pedir uns tacos. Escolhemos os Tacos de Wagyu. Wagyu é uma raça bovina originada do Japão. É considerada a carne bovina mais saborosa e mais cara do mundo.Impressionante!

Tacos de Wagyu
Tacos de Wagyu

E para fechar com chave de ouro, a versão Punto MX dos Crepes con cajeta (o doce de leite mexicano). Como tudo que provamos, BOM PRA  %$?&!!! 

Crepes con cajeta
Crepes con cajeta

Se eu tenho que colocar um probleminha nesse restaurante, é que é muito difícil reservar para jantar! Tem que reservar com BASTANTE antecedência (leia-se mesese conseguir uma mesa no fim de semana é super complicado. Nós fomos numa terça-feira e todas as mesas estavam ocupadas. Para almoçar é bem mais fácil, por isso para quem vem a Madrid a passeio é bom considerar essa opção.

Também não é um restaurante barato, mas posso assegurar que vale cada centavo. De qualquer maneira, mesmo não exagerando na quantidade de comida como nós (o ideal seria pedir quatro pratos principais, não cinco como nós, que mal aguentamos chegar na sobremesa), um jantar como esse não sai por menos de 60-65€.

  • Uma estrela Michelin e Dois sóis Repsol
  • Pontos Positivos: Atendimento, Cozinha, Margaritas
  • Pontos Negativos: Reservas com bastante antecedência
  • Média de Preço por Pessoa: 60-65€ (2 pratos + 1/2 Sobremesa + 1 Margarita)

Punto MX

Calle General Pardiñas 40, B

Reservas: +34 914 02 22 26 ou através do site

http://www.puntomx.es

4 thoughts on “Punto MX: o único restaurante mexicano com estrela Michelin na Europa”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s