Como já tinha comentado a antes, de Palermo dá para fazer várias viagens bate-volta, e evitar todo o transporte de bagagem, que é maior com um bebê (não dá para evitar). Um dia reservamos para conhecer duas cidades da costa oeste da ilha, mais especificamente Trapani e Érice.
Trapani, a 1:20hs de Palermo, é uma cidade costeira, conhecida como Città del Sale e della Vela, devido á sua extração e comércio do sal e ao seu porto.

Um pouco ao sul da cidade, em direção a Marsala estão as Salinas, onde o sal ainda é extraído de forma artesanal. Infelizmente no inverno elas estão cobertas e não dá para ver nada, mas segundo lemos, é uma das paisagens mais bonitas da ilha no verão, principalmente no por do sol, quando elas vão mudando de cor.
A verdade é que também não pudemos conhecer quase nada de Trapani. Assim que chegamos caiu um temporal de granizo que não tínhamos outra opção senão comer. Isso sim, em um restaurante maravilhoso!
A Trattoria Al Solito Posto está um pouquinho fora do centro antigo (10-15 min a pé), então da para estacionar perto e ir caminhando. No centro não dá para entrar de carro.
Essa Trattoria é famosa pelo seu Pesto alla trapanese, à base de tomate, manjericão e amêndoa. Óbvio que não podíamos deixar de provar, apesar de ser um pesto super simples que de vez em quando faço casa, porque é fácil e rápido.

De entrada pedimos Polpette di Pesce (Almôndegas de peixe), deliciosas.

O outro prato que nos recomendaram foi o melhor do almoço: Timballo di Triglie (Pasta com tainha). Para repetir.
Aproveito para comentar uma coisa engraçada dos restaurantes na Sicília. Se você perguntar qual é a especialidade da casa em QUALQUER restaurante, te dizem que tudo é especialidade da casa. Então melhor perguntar diretamente o que te recomendam, e peça sem questionar, porque você não irá se arrepender.

A sobremesa foi a única coisa nada muito especial: um Parfait de creme com chocolate. Bom, mas uma dessas sobremesas que dá para comer em casa.

Pelo menos o almoço valeu a viagem. Como não dava para ver muita coisa decidimos subir a Érice (25 min de Trapani) e, sendo uma cidade de montanha, obviamente estava pior: tempestade de neve.

Desistimos e voltamos num outro dia com melhor tempo.
Érice está localizada no homônimo Monte Érice e é uma cidade de muito interesse turístico pelos seus monumentos concentrados num espaço mínimo (o centro tem só 500 habitantes). Os mais importante são a Chiesa Madre (Duomo dell’Assunta) e o Castello di Venere.


Assim como todas as cidades sicilianas, é impressionante o número de igrejas. É comum em uma mesma praça encontrar duas ou três. E Érice era conhecida antigamente como a Città delle 100 chiese (Cidade das 100 igrejas). Hoje poucas estão abertas ao culto, mas em todos lugares há igrejas.


Érice é super pequenininha e umas poucas horas na cidade são suficientes. No verão o passeio deve ser uma delícia, para fugir do calor. No inverno, não tanto. Mesmo com bom tempo fazia bastante frio. De qualquer maneira é uma cidade bem bonitinha, toda de pedra e com vistas espetaculares de Trapani, Marsala e o mar ao redor.


Outra ‘atração’ turística da cidade é a Pasticceria Maria Grammatico, a pastelaria mais famosa da Sicília. Provei vários doces apesar que nenhum me convenceu muito, mas por algum motivo (que não encontrei) essa é a pastelaria mais famosa e mais tradicional e deixo aqui a informação. De qualquer maneira, sempre vale tomar pelo menos um café.
Trattoria Al Solito Posto
Via Orlandini 30,A – Trapani
Média de Preço por Pessoa: 30 €
http://www.trattoria-alsolitoposto.com/
Pasticceria Maria Grammatico
Via Vittorio Emanuele, 14 – Érice