As Salinas de Trapani e as cem igrejas de Érice

Como já tinha comentado a antes, de Palermo dá para fazer várias viagens bate-volta, e evitar todo o transporte de bagagem, que é maior com um bebê (não dá para evitar).  Um dia reservamos para conhecer duas cidades da costa oeste da ilha, mais especificamente Trapani e Érice.

Trapani, a 1:20hs de Palermo, é uma cidade costeira, conhecida como Città del Sale e della Vela, devido á sua extração e comércio do sal e ao seu porto.

Trapani
Trapani

Um pouco ao sul da cidade, em direção a Marsala estão as Salinas, onde o sal ainda é extraído de forma artesanal. Infelizmente no inverno elas estão cobertas e não dá para ver nada, mas segundo lemos, é uma das paisagens mais bonitas da ilha no verão, principalmente no por do sol, quando elas vão mudando de cor.

A verdade é que também não pudemos conhecer quase nada de Trapani. Assim que chegamos caiu um temporal de granizo que não tínhamos outra opção senão comer. Isso sim, em um restaurante maravilhoso!

A Trattoria Al Solito Posto está um pouquinho fora do centro antigo (10-15 min a pé), então da para estacionar perto e ir caminhando. No centro não dá para entrar de carro.

Essa Trattoria é famosa pelo seu Pesto alla trapanese, à base de tomate, manjericão e amêndoa. Óbvio que não podíamos deixar de provar, apesar de ser um pesto super simples que de vez em quando faço casa, porque é fácil e rápido.

Pesto alla trapanese
Pesto alla trapanese

De entrada pedimos Polpette di Pesce (Almôndegas de peixe), deliciosas.

Polpette di Pesce
Polpette di Pesce

O outro prato que nos recomendaram foi o melhor do almoço: Timballo di Triglie (Pasta com tainha). Para repetir.

Aproveito para comentar uma coisa engraçada dos restaurantes na Sicília. Se você perguntar qual é a especialidade da casa em QUALQUER restaurante, te dizem que tudo é especialidade da casa. Então melhor perguntar diretamente o que te recomendam, e peça sem questionar, porque você não irá se arrepender.

Timballo di Triglie
Timballo di Triglie

A sobremesa foi a única coisa nada muito especial: um Parfait de creme com chocolate. Bom, mas uma dessas sobremesas que dá para comer em casa.

Parfait de creme com chocolate
Parfait de creme com chocolate

Pelo menos o almoço valeu a viagem. Como não dava para ver muita coisa decidimos subir a Érice (25 min de Trapani) e, sendo uma cidade de montanha, obviamente estava pior: tempestade de neve.

A estrada para subir a Érice
A estrada para subir a Érice

Desistimos e voltamos num outro dia com melhor tempo.

Érice está localizada no homônimo Monte Érice e é uma cidade de muito interesse turístico pelos seus monumentos concentrados num espaço mínimo (o centro tem só 500 habitantes). Os mais importante são a Chiesa Madre (Duomo dell’Assunta) e o Castello di Venere.

Chiesa Madre
Chiesa Madre
Chiesa Madre
Chiesa Madre

Assim como todas as cidades sicilianas, é impressionante o número de igrejas. É comum em uma mesma praça encontrar duas ou três. E Érice era conhecida antigamente como a Città delle 100 chiese (Cidade das 100 igrejas). Hoje poucas estão abertas ao culto, mas em todos lugares há igrejas.

Uma das igrejas de Érice
Uma das igrejas de Érice
Presépio
Presépio

Érice é super pequenininha e umas poucas horas na cidade são suficientes. No verão o passeio deve ser uma delícia, para fugir do calor. No inverno, não tanto. Mesmo com bom tempo fazia bastante frio. De qualquer maneira é uma cidade bem bonitinha, toda de pedra e com vistas espetaculares de Trapani, Marsala e o mar ao redor.

Via Vittorio Emanuele
Via Vittorio Emanuele
Via Vittorio Emanuele
Via Vittorio Emanuele

Outra ‘atração’ turística da cidade é a Pasticceria Maria Grammatico, a pastelaria mais famosa da Sicília. Provei vários doces apesar que nenhum me convenceu muito, mas por algum motivo (que não encontrei) essa é a pastelaria mais famosa e mais tradicional e deixo aqui a informação. De qualquer maneira, sempre vale tomar pelo menos um café.


Trattoria Al Solito Posto

Via Orlandini 30,A – Trapani

Média de Preço por Pessoa: 30 €

http://www.trattoria-alsolitoposto.com/

Pasticceria Maria Grammatico

Via Vittorio Emanuele, 14 – Érice

http://www.mariagrammatico.it

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s