Viajando (e comendo!) pela Sicília: Taormina, Catania e o Etna

Depois de uns dias em Palermo e viajando para as cidades próximas num esquema bate-volta, decidimos fazer um giro pela ilha, passando pelas lugares mais importantes da costa leste, do sul e do centro.

Nossa primeira parada foi Taormina (a 2:40hs de Palermo), a cidade que mais gostamos da viagem. Desde Palermo até Taormina a paisagem muda bastante e no meio do caminho já tínhamos uma visão bastante clara do vulcão Etna. Uma pena que não pudemos fazer uma excursão pelo vulcão (com o frio era impensável…), tem que ser lindo!

o Etna visto do Teatro Greco de Taormina
o Etna visto do Teatro Greco de Taormina

Taormina é uma cidadezinha linda, super bem cuidada e super de moda na Sicilia. É famosa por sempre ter celebridades italianas passando o verão. A cidade está no alto e as praias são acessíveis através de teleféricos. A cor do mar é impressionante!

Mar de Taormina
Mar de Taormina

A entrada de carros na cidade é permitida só para residentes, a maior parte da cidade é peatonal, o que dá uma outra vida ao centro histórico, lotado de pessoas caminhando. Nas entrada da cidade tem alguns estacionamentos onde se pode deixar o carro. Uma das opções é o Parcheggio Lumbi. De la é so subir as escadas (intermináveis) que se chega ao centro. A outra opção é pegar o bus transfer grátis do próprio estacionamento que passa a cada 15 minutos. Minha recomendação: pegue o transfer, principalmente se for com bebê, carrinho e toda o equipamento que requer um bebê.

Tem um outro estacionamento na entrada sul (Porta Catania), bem vizinho ao centro que é uma opção para que vai só passar o dia na cidade, mas não é recomendado no verão ou quando tem algum evento e a cidade está lotada.

Uma das muitas igrejas de Taormina
Uma das muitas igrejas de Taormina

A primeira coisa que fizemos ao chegar na cidade foi… comer! Fomos num restaurante delicioso e super bem frequentado chamado Tiramisù. Lá provamos a melhor Pasta alla Norma da viagem! O resto da viagem tentamos encontrar uma que superasse essa e foi impossível.

Rigatone alla Norma
Rigatone alla Norma

Mas todos os pratos estavam deliciosos. Do início ao fim. De entrada pedimos umas Lulas empanadas de lamber os dedos.

Lulas empanadas
Lulas empanadas

O outro prato principal foi uma Pasta com molho picante de tomate e peperoncino. Também delicioso.

Pasta com tomate e peperoncino
Pasta com tomate e peperoncino

E de sobremesa a especialidade da casa: Tiramisù. Eu para falar a verdade não sou muito fã, mas essa é umas das sobremesas preferidas de Gonzalo, e sendo a especialidade da casa não podíamos deixar de pedir. Não posso opinar, mas segundo ele estava maravilhosa.

Tiramisù
Tiramisù

Acabado o almoço finalmente fomos conhecer a cidade. A principal atração é o Teatro Greco (cuidado com horário porque fecha cedo, tipo 16hs no inverno). A vista do Teatro para o Etna é incrível. Aqui eu deixo uma outra recomendação: para tirar boas fotos é melhor ir de manhã. Nos fomos à tarde e as fotos do vulcão não ficaram muito legais porque estão contra a luz.

Teatro Greco
Teatro Greco

Fora isso, um passeio pelo Corso Umberto I, onde estão as lojas, e uma parada na Piazza IX Aprile são imprescindíveis. É a praça mais legal da cidade, cheia de bares e restaurantes (turísticos, aviso!) e artistas de rua. O mirante tem uma vista incrível para o mar e para o Etna.

Corso Umberto I
Corso Umberto I
Mirante da Piazza IX Aprile
Mirante da Piazza IX Aprile

E para os que gostam de igrejas, elas estão por todos os lados, assim como em toda a Sicilia. A mais importante é o Duomo, mas tem varias outras interessantes e aí depende do gosto de cada um. Só na Piazza IX aprile há duas: a Chiesa di Sant’Agostino , hoje sede da biblioteca, e a Chiesa di San Giuseppe.

Chiesa di Sant’Agostino , hoje sede da biblioteca, e a Chiesa di San Giuseppe
Chiesa di Sant’Agostino , hoje sede da biblioteca, e a Chiesa di San Giuseppe
Piazza IX Aprile
Piazza IX Aprile

Nos arrependemos de não termos dormido lá, porque é uma cidade tão agradável que dá vontade de passar mais de um dia. Decidimos passar a noite em Catania (45 min de Taormina), para conhecer um pouco da cidade antes de seguir para Siracusa.

Ficamos num hotel simples mas limpo e super barato no centro: Hotel Novecento. Está super bem localizado, fácil de estacionar e em menos de 10 minutos caminhando se chega à Praça da Catedral. É um hotel familiar, super antigo, com um atendimento ótimo.

Catedral de Palermo
Catedral de Palermo

Apesar de ser uma das cidades grandes da Sicília, achamos bem diferente de Palermo. Está mais bem cuidada que Palermo, que achamos um pouco abandonada. Também chamou nossa atenção a quantidade de bares e de vida noturna da cidade. Se no inverno tinha tantos bares abertos à noite, não imagino como seja o verão. Parece uma cidade com muito mais ambiente jovem e menos caótica que Palermo.

Praça da Catedral
Praça da Catedral

Além da Catedral, um passeio pela Via Vittorio Emanuele para fazer umas comprinhas (ou para ver o movimento) é obrigatório.

Via Vittorio Emanuele
Via Vittorio Emanuele

E para quem gosta de compras, na estrada Palermo-Catania, já perto de Catania, tem o Sicilia Outlet Shopping, com marcas renomadas como Gucci, Armani, MK, Hugo Boss, CK, etc. Pela fila de carros BIZARRA que vimos na estrada os preços devem ser bem acessíveis como dizem.

Não ficamos muito tempo em Catania porque preferimos visitar as cidades menores, que achamos mais interessantes. E não nos arrependemos, porque as próximas paradas foram Siracusa e Ragusa, imprescindíveis!

De Catania partem várias excursoes de um dia para o Etna, vale a pena dar uma pesquisada se fizer bom tempo.


Ristorante Tiramisù

Via Dietro Cappuccini, 1 – Taormina

Média de Preço por Pessoa: 30-35€

Reservas: +39 0942 24803

http://www.tiramisutaormina.it

Hotel Novecento

Via M. Ventimiglia, 37 – Catania

http://www.hotelnovecentocatania.it

3 thoughts on “Viajando (e comendo!) pela Sicília: Taormina, Catania e o Etna”

  1. Amei estar em Catânia, fiquei uns cinco dias com minha amiga Jurema Nicolosi Fírveda passeamos por Taormina, Zafferana, foi muito bom,

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s