De Palermo dá para viajar para várias cidades e voltar no mesmo dia, evitando levar toda a bagagem de um lado para o outro. A uma hora dali está uma das praias mais frequentadas da ilha. Cefalù, localizada dentro da província de Palermo, no norte de ilha, de cara para o Mar Tirreno passou de vila de pescadores a vilarejo de moda, ficando só atrás de Taormina no quesito notoriedade. No verão fica lotada.
Se a ideia é só conhecer a cidade um dia é suficiente. A Catedral árabe-normanda é o edifício mais importante da cidade. Ela está na sombra da Rocca, uma pedra enorme com formato de cabeça que dá nome à cidade.

Como fomos no inverno não deu para curtir praia mas deu para ter uma idéia. A cor do mar é sensacional e imagino que seja uma cidade muito gostosa para passar um dia de calor (dizem que no verão chega a 50 graus – um exagero claro – e que o melhor é ir em primavera ou outono).

A cidade está preparada para o turismo. A rua principal do centro é a Corso Ruggero, cheia de lojas de todos os tipos. Passear pelo centro antigo é uma delícia, está cheio de gente e mesmo no inverno tem aquele clima de cidade de praia.

Não faltam restaurantes e bares, mas quase todos são restaurantes turísticos. Nenhum restaurante na cidade é recomendado pela guia italiana Gambero Rosso, o que eu achei uma injustiça, porque o que fomos (depois de pesquisar um pouco) foi um dos melhores da viagem.
O Tivitti está na entrada do centro antigo, do lado da via Ruggero. É um restaurante de família, pequenininho, super simpático e a comida excepcional. O restaurante não tem cardápio fixo, varia de acordo com o que tem fresco no mercado de manhã, o que eu adoro porque garante sempre produtos de qualidade.

O curioso é que assim que você se senta eles te colocam uma lousa gigante em cima da mesa com os pratos do dia.

De entrada nós pedimos a Tagliatella di seppia e Carciofi croccanti (Tagliatella de lula e alcachofras crocantes). Um prato com toque árabe delicioso.

Os dois pratos principais foram de pasta (na Itália eu SEMPRE peço pasta. SEMPRE. No almoço e no jantar. Quando tem alguma coisa diferente foi Gonzalo que pediu). O primeiro foi o Spaghettoni alla chitarra con carciofi e gambero rosso (Spaghetti com alcachofra e camarão). Esse foi um dos pratos preferidos de Gonzalo na viagem.

O segundo foi para mim um dos melhores pratos da viagem: Bavette scampi e gamberoni (Bavette camarão e lagostim).

De sobremesa, como já comentei antes, o melhor Cannolo siciliano que provamos na viagem. Na verdade o único que gostei. Espetacular.

Perto de Cefalù tem uma outra cidade que obrigatoriamente tem que estar num roteiro pela Sicília e que não precisa mais de 2-3 horas de visita: Castelbuono.

O monumento principal da cidade é o Castello dei Ventimiglia, que hoje é uma sala de exposições. Eu até prefiro porque normalmente os castelos por dentro são todos muito parecidos e bem chatos.


A cidade é super bonitinha, e no inverno ainda tem um charme especial, porque está rodeada de montanhas com neve.

Mas o nosso principal interesse em Castelbuono era o melhor panettone do mundo: Fiasconaro. Deixo aqui bem claro que eu odeio panettone de qualquer tipo por causa daquele gosto meio azedo. Se for de frutas então passo longe. Mas esse aqui é diferente. É ESPETACULAR. E os cremes (chocolate, pistache, café, etc) que vendem na loja também são deliciosos.

Compramos um panettone de pistache (que já vem com seu creme, mas compramos um outro extra) e um de chocolate, que vai muito bem com o creme de pistache. Garanto que só pelo panettone vale a visita a Castelbuono.

Esse panettone é tão bom que mesmo no frio as pessoas se aglomeram na praça em volta da tradicional degustação que oferece o bar Fiasconaro.


Uma curiosidade é que esse panettone é muito famoso por ter sido enviado ao espaço a pedido de um astronauta italiano. Uma vez na Sicília nao deixe de passar por ali e comprar o máximo de panettones possíveis. Me arrependi de ter comprado só dois, porque voaram…
Ristorante Tivitti
Via Umberto I, 34 – Cefalù
Média de Preço por Pessoa: 30-35 €
http://www.ristorantetivitti.com
Fiasconaro
Piazza Margherita (praça principal) – Castelbuono
One thought on “Praia em Cefalù e o melhor panettone do mundo em Castelbuono”