Esse fim de semana fomos conhecer o Mercado de Productores na Plaza del Matadero de Madrid. Esse mercado abriu suas ‘portas’ em Setembro desse ano e desde então acontece nos últimos fins de semana de cada mês.
O mercado reúne centenas de produtores em um espaço de 5.000 metros quadrados. Entre outras coisas, se encontram queijos, embutidos, carnes, frutas e verduras, conservas, licores, azeite, defumados, etc. E quase todos os estandes com degustação ou catas. Os que ficam mais cheios, obviamente…




Além disso, muitos estandes de vinhos e cervejas produzidas em Madrid, como por exemplo, La Virgen, a cerveja do grupo Sudestada, presente também no Chifa e no Picsa, e que também tem seu estande no MadrEat.

O mercado está pensado não só para fazer compras. Burgers, hot dogs, empanadas e croquetas são algumas das opções para quem quer aproveitar a visita e comer ou picar alguma coisa por ali.




O Vermut de barril também não poderia faltar para um aperitivo bem madrileño.

Para quem visita o Matadero de Madrid em um dia que não há mercado e quer comer por ali, em uma das entradas está a Cantina del Matadero. É um restaurante que no verão tem uma varanda super agradável e tem muito ambiente para tapear.

O cardápio é curto, mas as porções são bastante generosas e estão pensadas para dividir. Além disso, muitos dos pratos são ecológicos e vegetarianos. De entrada, nós provamos o Mezze de hummus, muhammara y caviar de berenjena, que é servido com pão de pita.

Seguimos com um Cuscus ecológico a la menta, que foi o prato que menos gostei. Também não sou muito fã de cuscus para dizer a verdade… Prefiro aquele de milho nordestino.

E por último provamos uma das Pizzetas de Olivia, com tomate, mozzarela e rúcula. Para mim o melhor prato, mas tenho que dizer que não é nada do outro mundo. O restaurante é mais legal pelo ambiente que pela comida.

Outra opção é o Café del Matadero, que no verão tem uma varanda enorme na Plaza e no seu interior tem música e um ambiente super descontraído. Nesse fim de semana como estava frio havia muita gente dentro e muita gente dançando (!).

Aliás, o mais interessante do Matadero é a mistura de exposição, arte, música, dança, teatro, cinema, mercado, gastronomia, etc.. É um espaço onde se pode encontrar qualquer coisa e por isso é sempre bom estar por dentro da programação.

Matadero Madrid
Plaza de Legazpi, 8 – Madrid
http://www.mataderomadrid.org/
Mercado Productores
Próximo: 27 e 28 dezembro 2014