Londres em 3 dias: turismo, mercados, museus, chá da tarde e indian food

Londres é uma cidade com tantas atrações que é difícil fazer um roteiro de três dias, já que muitas coisas ficam fora. Tentei escrever um roteiro que dá para seguir com uma dose de disposição, mas que obviamente não tem tudo que gostaria, principalmente a parte gastronômica, que bem ou mal consome muito tempo.

Onde ficar

Todo mundo sabe que hotel em Londres é caríssimo, ainda mais nas melhores zonas. Dessa vez, como éramos três pessoas e um bebê decidimos alugar um apartamento entre Oxford Circus e Piccadilly Circus, um lugar que não poderia estar melhor localizado e comunicado. Para uma viagem curta vale a pena gastar mais para ficar bem localizado e bem comunicado.

Conseguimos encontrar um apartamento recém-reformado e todo equipado (ótimo para viajar com bebê). Um achado e uma excelente opção para grupos de 3 ou 4 pessoas (para um casal é bom comparar com hotel).

Nós alugamos através do booking.com (ver referência ao final) mas tem vários imóveis similares no site Airbnb.

Banqueting house
Banqueting house

Transporte

Adquirir um cartão Oyster (em qualquer estação de metrô) é imprescindível para se movimentar pela cidade. Esse cartão vale tanto para metrô como para ônibus e a viagem sai mais barata que um bilhete individual.

De qualquer maneira, o transporte público em Londres é caríssimo e por esse motivo o controverso aplicativo Uber tem tanto êxito na cidade. Uma viagem com Uber para três pessoas muitas vezes (diria quase sempre) sai mais barata que metrô, com a vantagem que é tudo cobrado no cartão de crédito. O mesmo vale para os trens que vão para os aeroportos. Antes de pegar um metrô e um trem para o aeroporto vale a pena ver quanto sairia a viagem com Uber.

Big Ben
Big Ben

O imprescindível

Primeiro dia

Para quem gosta de museus, o ideal é começar o dia no British Museum, o mais famoso da cidade e mais completo (grátis). Se o tempo na cidade for curto (4 dias ou menos) é bom se organizar para não gastar uma manhã ou uma tarde inteira por lá.

Do museu vamos andando até Covent Garden, uma praça com centro comercial lotado de bares e restaurantes. Se por caso você passou a manhã no museu e já for hora de comer ou simplesmente tomar alguma coisa, aí não faltam opções.

A 5 minutos está a Trafalgar Square, a praça onde acontecem todas as manifestações, protestos, etc. e onde está a National Gallery. Esse museu sempre tem exposições temporárias e dependendo vale a pena conhecer. Quando estive não tinha nada muito legal, mas na semana seguinte começou uma de Rembrandt que vai até 18 de Janeiro de 2015. Para essas exposições os visitantes têm que comprar entrada (dá para comprar pelo site).

London Eye
London Eye

De lá caminhamos em direção ao Rio Thames e cruzamos a Hungerford Bridge para dar uma volta por Southbank e ver o London Eye e o Aquarium de perto.

London Eye
London Eye

Voltamos pela Westminster Bridge e nos aproximamos ao Big Ben. Essa é uma das zonas mais bonitas da cidade e sempre está lotado de turistas tirando fotos.

Big Ben
Big Ben

Seguimos para a Parliament Square e para a Westminster Abbey, a igreja oficial da realeza britânica, fundada no ano 960, onde acontecem as coroações de toda a nação e é também lugar de enterro de figuras históricas do Reino Unido.

River Thames
River Thames

De lá entramos no St. James Park até chegar no Buckingham Palace, a residência oficial e principal local de trabalho do Monarca do Reino Unido em Londres. Algumas salas do Palácio podem ser visitadas, mas eu nunca me animei a ir.

Buckingham Palace
Buckingham Palace

A troca de guarda acontece todos os dias de Abril a Julho às 11:15hs e em dias alternativos o resto do ano, sempre que o tempo permita. Até Dezembro desse ano a troca está prevista (sempre sujeita a modificações) para todos os dias ímpares, com exceção de 23 e 25 de Dezembro. Para 2015 ainda não está divulgado no site.

Saindo do Palácio passamos por Piccadilly Circus, a ‘Times Square’ de Londres, e seguimos em direção a Oxford Circus, subindo pela Regent Street, até a Oxford Street. Essa é a zona de compras da cidade, todas as lojas legais estão por aí, além de pubs e restaurantes. Um ótimo lugar para tomar uma cerveja em algum dos pubs ou jantar num restaurante legal (ver restaurante indiano no final do post).

Segundo dia

O segundo dia começamos na Tower of London (Torre de Londres), que também é um museu onde estão nas jóias de Coroa.

Tower of London
Tower of London

Em frente está a Tower Bridge, outro cartão postal clássico da cidade. Atravessamos a ponte e caminhamos em direção à London Bridge até chegar no Borough Market (ver detalhe aqui).

London Bridge
London Bridge

Seguimos caminhando pelo Queen’s Walk, passamos pelo Sheakspeare’s Globe até chegar ao Tate Modern, o museu de arte moderna. A entrada é grátis (para a exposição permanente) e vale a pena dar uma passadinha nem que seja rápida.

Borough Market
Borough Market

Saindo do Tate cruzamos a Millennium Bridge e caminhamos até chegar à St. Paul’s Cathedral, a Catedral onde o Príncipe Charles e a Princesa Diana se casaram. A entrada é paga e se recomenda comprar pelo site.

River Thames
River Thames

Depois de visitar a Catedral, vale a pena andar até o Bank of England (Banco Central) e dar uma volta rápida pela City londrina.

Para terminar o dia, uma opção é ir a East London, onde está o Old Spitafields Market e a Brick Lane. Apesar do mercado de rua da Brick Lane só funcionar no domingo, esse bairro é famoso pelos inúmeros bares e pelos seus restaurantes de curry (ver detalhe aqui).

Terceiro dia

Ir ao Portobello Road Market em Notting Hill na minha opinião é imprescindível numa viagem a Londres. O mercado só funciona no sábado de manhã e fica MUITO lotado, mas mesmo assim vale a pena (ver detalhe aqui).

Portobello Road Market
Portobello Road Market

Num dia de mercado, é bem possível que você perca mais da metade do dia, principalmente se você resolver almoçar por lá. Então se ainda der tempo de visitar outras coisas, o Natural History Museum (Museu de História Natural) pode ser uma opção (grátis). Não espere um museu como o de NY, mas só pelo edifício a visita vale a pena.

Natural History Museum
Natural History Museum
Natural History Museum
Natural History Museum

E uma vez em Londres, é legal programar para ir pelo menos em um dos teatros de Piccadilly Circus para ver algum musical (comprar com antecedência). E já que estamos por ali, não deixe de passar na Chinatown londrina, nem que seja para um passeio rápido.

Chinatown
Chinatown

Outros dias

Londres é uma cidade que dá para ficar um dia ou um mês, sempre vai ter coisa para fazer e nunca vai dar tempo de fazer tudo. Mas tem alguns lugares interessantes que se sobrar tentpo vale encaixar.

Sicilian Avenue: é uma rua cheia de lojas, bares, cafés e restaurantes. Um lugar para ir comer ou tomar um café depois de visitar o British Museum. O Spaghetti House é o restaurante mais tradicional dali.

St. Christopher’s Place: outra rua cheia de pubs, restaurantes, cafés e lojinhas, bem do lado da Oxford Street, mas fora da loucura das compras. Tem comida do mundo inteiro concentrado num só lugar.

Abbey Road: a rua que os Beatles deixaram famosa e que sempre está cheia de brasileiros tirando fotos.

Abbey Road
Abbey Road

Chá da tarde

Londres é conhecida entre outras coisas pelo seu chá da tarde. E não deixa de ser uma experiência, principalmente naqueles dias de chuva que você precisa de um chá e de um bolo para esquentar a alma.

Tea
Tea

Nessa viagem, quando a chuva apertou e já estávamos quase congelando, por acaso estávamos na Westminster Abbey e a igreja já estava fechada para visitas. Acabamos entrando no Cellarium Café e adoramos. Um lugar super bonito para tomar um clássico chá das cinco ou um café e comer uma carrot cake.

Capuccino
Capuccino
Carrot Cake
Carrot Cake

Indian Food

Por último, não podia deixar de falar sobre um restaurante indiano que fomos nessa última visita a Londres. O Veeraswamy é o restaurantes indiano mais antigo da cidade (e deve ser um dos mais caros também); um desses restaurantes para ir uma vez na vida.

Swallow Street
Swallow Street

O restaurante está em um lugar super privilegiado, na Regent Street (entrada pela Swallow Street), tem uma decoração belíssima e a comida espetacular. Não vou entrar em muito detalhe para não me estender muito, mas todos os pratos que pedimos estavam maravilhosos.

Naan
Naan
Chicken
Chicken
Prawns
Prawns

De todos, destacaria o Scallop Moilee (Vieiras) de entrada e o Kerala Prawn Curry (Curry de Camarões). A sobremesa de banana e coco também estava maravilhosa.

Scallop Moilee (Vieiras)
Scallop Moilee (Vieiras)
Kerala Prawn Curry
Kerala Prawn Curry
Panacota
Panacota
The best dessert
The best dessert: coco & banana
Tea
Tea

Apartamento para alugar

Booking.com: Uber London Oxford Street House

50 Maddox Street, Westminster, London, W1S 1AY, United Kingdom

Transporte

Uber: https://www.uber.com/

British Museum

Great Russell Street, London. Metrô: Goodge Street, Russel Square, Tottenham Court Rd , Holborn

Horários: Sáb-Qui 10hs às 17:30hs e Sex de 10hs às 20:30hs

http://www.britishmuseum.org/

National Gallery

Trafalgar Square, London. Metrô: Charing Cross

Horários: Sáb-Qui 10hs às 18hs e Sex de 10hs às 21hs

http://www.nationalgallery.org.uk/

Westminster Abbey

20 Deans Yd, London

www.westminster-abbey.org

Buckingham Palace

Troca de guarda 2014: dias ímpares às 11:15hs (exceção 23 e 25 de dezembro). Confirmar no site

http://www.royalcollection.org.uk/

Tower of London

Metrô: Tower Hill

Horário: Ter-Sáb 9hs às 16:30hs e Dom e Seg 10hs às 16:30hs

www.hrp.org.uk/TowerOfLondon

Tate Modern

Horário: Dom-Ter 10hs às 18hs e Sex e Sáb 10hs às 22hs

http://www.tate.org.uk/

St. Paul’s Cathedral

St. Paul’s Churchyard, London. Metrô: St. Paul’s

www.stpauls.co.uk

Natural History Museum

Cromwell Rd, London. Metrô: South Kensington

Horário: Dom-Seg 10hs às 17:50hs. Última sexta de cada mês abre até às 22hs.

http://uk.naturalhistory.museum/

Cellarium Café & Terrace

20 Dean’s Yard, Westminster Abbey, London

http://www.benugo.com/restaurants/cellarium-cafe-terrace

Veeraswamy

99 Regent St, London

http://www.veeraswamy.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s