Bacira: uma das melhores surpresas gastronômicas de 2014

Para quem gosta de conhecer lugares novos não tem nada melhor que sair para almoçar num sábado sem muitas pretensões e voltar para casa com mais um restaurante para a lista de ‘favoritos’.

Bacira é o restaurante montado por Gabriel Zapata, Vicente de la Red e Carlos Langreo, três chefs que passaram por restaurantes top top como Nikkei 225, Kabuki, Viridiana, Celler de Can Roca, La Maruca, Distrito 798 (e por aí vamos e não terminamos nunca) e que agora decidiram montar seu próprio local.

Apesar da passagem por restaurantes renomados (e alguns bem caros) o projeto consiste em oferecer comida de altíssima qualidade a preços acessíveis e com várias opções de meias porções, o que permite provar várias coisas. É um sistema que deu muito certo em restaurantes como o Triciclo e o Tándem e que eu apoio 100%.

Na carta, um pouco de tudo: pratos da cozinha tradicional reinventados, pratos  internacionais, e claro, muita influência peruana e alguma japonesa, provavelmente herança da passagem dos três pelo Nikkei 225.

De aperitivo nos serviram uma Sopa de miso, a típica sopa japonesa, que estava deliciosa.

Sopa de miso
Sopa de miso

Para começar pedimos meia porção do Tartar de atún picante com aguacate, alga wakame y pomelo rosa. O pomelo rosa super forte para contrastar com o atum e o abacate. Delicioso.

Tartar de atún picante
Tartar de atún picante

Pedimos também meia porção do Tiradito de vieiras com tobika, brotes, cortezas y yuzu. Para quem gostas de vieiras cruas é um prato maravilhoso! Eu amei.

Tiradito de vieiras
Tiradito de vieiras

De segundo pedimos meia porção do Steak tartar con pan de carasau, muito bem condimentado. Estava ótimo, mas como é um prato muito condimentado não recomendo pedir mais que meia porção, até porque ela é bastante generosa.

Steak tartar
Steak tartar

Por último o melhor de todos: Albóndigas guisadas de rabo de toro con puré especiado de patatas. Esse prato é ESPETACULAR. Saí do restaurante pensando já em voltar para pedir de novo. Esse prato não tem opção de meia porção e mesmo que tivesse eu diria para pedir a porção inteira.

Albóndigas guisadas de rabo de toro
Albóndigas guisadas de rabo de toro

Como pedimos várias meias porções, e estava tudo tão maravilhoso, decidimos pedir duas sobremesas. A primeira foi o Requesón, membrillo de mango, menta y helado de lemon grass. Obviamente essa sobremesa menos doce era do meu marido e segundo ele uma das melhores que provou na vida.

Requesón, membrillo de mango, menta y helado de lemon grass
Requesón, membrillo de mango, menta y helado de lemon grass

Para mim o Chocolate, que não tinha nenhuma descrição no cardápio, mas a essa altura eu já tinha certeza que não podia não ser bom. Em cima de uma base de doce de leite, um bolinho crocante de chocolate com uma sorvete-mousse de chocolate. Isso sim é uma sobremesa!

Chocolate
Chocolate

Como já disse antes, saímos de lá felizes com a surpresa: comida excelente, sobremesa excelente (raro e mega ponto a  favor), ótimo atendimento e preço mais que em conta. Para ir e voltar (várias vezes).

  • Pontos Positivos: Comida, Sobremesa, Relação qualidade-preço, Atendimento, Albóndigas (imperdíveis)
  • Pontos Negativos: recomendo reservar com antecedência
  • Média de Preço por Pessoa: 30 € (1/2 entrada, Prato Principal, 1/2 Sobremesa e Bebida)

Bacira

Calle Castillo, 16 – Madrid

Reservas: +34 91 866 40 30 ou através do site

http://www.bacira.es

Segunda fechado

3 thoughts on “Bacira: uma das melhores surpresas gastronômicas de 2014”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s