MadrEAT: o mercado de street food gourmet de Madrid

Esse fim de semana aconteceu em Madrid a primeira edição do MadrEAT, o mais novo mercado de street food, que tem tudo para se tornar um super plano de fim de semana para madrileños e visitantes (principalmente no domingo, quando muitos lugares estão fechados).

O mercado, instalado na Complutense em outubro e a partir de novembro na Azca (Nuevos Ministerios), ocorrerá sempre no terceiro fim de semana de cada mês com um idéia de levar ao público uma street food gourmet a bons preços.

O mercado reúne cerca de 30 foodtrucks e quioques com todos os tipos de comida. O difícil é escolher o que provar, já que a variedade é enorme (e normalmente as filas também!)…

Entre as propostas, se destacam alguns já bem conhecidos, como a Taberna Arzábal, com seus fingers de pularda, fish & chips de pez mantequilla e bocadillo de oreja. Nesse domingo de 30 graus em pleno outono a fila estava enorme e não tive coragem de encarar para provar seus fish & chips, mas parece que não faltará oportunidade.

Taberna Arzábal
Taberna Arzábal

Outro lugar que me chamou a atenção foi o quiosque Puntapié (John Husby – que já foi meu professor no Kitchen Club – y Rodrigo García Fonseca), com suas meatballs, que tinham uma cara ótima e uma fila considerável.

Puntapié
Puntapié

No foodtruck La Finca (Javi Estévez, El Mesón de Doña Filo), as melhores carnes: steak tartar, burger e pepito de ternera.

La finca
La finca

Para quem prefere ir de italiano, pizza e pasta fresca no Café Racer. Outras opções de street food italiana no Mercato Ballaró y Tretenori, de Ângelo Marino.

Café Racer
Café Racer

O foodtruck das Cervezas La Virgen (a cerveja artesanal do grupo SudestadaChifaPicsa) também tinha uma fila bastante considerável, mas dessa não dava para escapar. Uma cerveja fria para refrescar era necessária. E depois da longa espera decidimos pedir logo uma Mini (esse singelo copo de 1 litro) e um hot dog para cada.

Hot dog y Mini
Hot dog y Mini

Enquanto esperávamos na fila da cerveja, pedimos uns Tacos de carnitas, cochinita pibil y alambre de chuleta no quiosque Maria Bonita.

Maria Bonita
Maria Bonita
Tacos
Tacos

Como aqui na España vinho nunca pode faltar, um mini foodtruck Flying Cow, com a melhor seleção de vinhos por copas. Vermuts e champagne podem ser encontrados na Taberna Rufina.

Flying cow
Flying cow

Para quem quer provar a comida de renomados chefs com 1 estrela Michelin a bom preço, duas opções: Alborada (Ivan Domínguez) com suas empanadas e La Cabezuela (Iván Muñoz) com suas receitas com queijo.

Recomendo deixar lugar para a sobremesa, que se pode encontrar em vários lugares como Ma Petite Creperie (crepes doces e salgados), More than Sweets (eclairs doces e salgados), Lise & Leti (cookies) e Keko’s (cake pops).

E para finalizar, um café em Toma Café.

Além disso, vários mini-quisques de Aceite de Oliva de España para degustação de quatro tipos de azeites fabricados no país. Um melhor que o outro.

Por último, comento que o mercado tem mesas, mas são poucas para o público. Então o que recomendo é ir com espírito de mercado, para comer em pé, sem ter muito lugar para apoiar a bebida ou a comida. E se der, chegar cedo para evitar as longas filas.

*As fotos e os food trucks desse post são da edição de outubro. Vale dar uma conferida na página oficial para ver quais serão os participantes de cada edição.

  • Pontos Positivos: Variedade, Qualidade, Ambiente de mercado, Preço
  • Pontos Negativos: Filas, Poucas mesas
  • Média de Preço por Pessoa: 15 €

MadrEAT

Azca

Nuevos Ministerios – Madrid

Horário: todo terceiro fim de semana de cada mês. Nos sábados das 12hs às 0hs e nos domingos das 12hs às 18hs.

Próxima edição: 20 e 21 de dezembro

http://www.madreat.org

One thought on “MadrEAT: o mercado de street food gourmet de Madrid”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s