Sudestada: fusão asiática com ingredientes exóticos e sabores fortes

Depois do Picsa e do Chifa (dois restaurantes que gosto muito), faltava só ir no Sudestada e conhecer o restaurante-mãe do grupo. Também localizado na calle Ponzano (uma das ruas mais gastronómicas de Madrid), quase em frente ao Picsa, o Sudestada foi o primeiro restaurante fundado pelos sócios argentinos Estanis Carenzo e Pablo Giudice, há quase dez anos.

É um restaurante de fusão asiática com uma carta bastante particular e de sabores muito fortes. E por isso não é um restaurante que agrade todos os gostos, apesar de muitos críticos gastronómicos pedirem uma estrela Michelin já a algum tempo.

Ao contrário do que li em vários outros lugares, a carta me pareceu muito curta. Se excluímos pratos com orelha, manitas de cerdo (pé de porco), sesos (cérebro), etc, sobram poucos pratos na verdade. Para quem come de tudo ou gosta de comidas mais exóticas o Sudestada é o lugar certo.

Como havia vários pratos bem exóticos, decidimos pedir alguns pratos da carta ao invés do menu (que normalmente é surpresa). Começamos com um Rollito vietnamita con cerdo, lechal y anguila (porco, cordeiro, enguia). Bom, mas bem forte.

Rollito vietnamita: cerdo, lechal y anguila
Rollito vietnamita: cerdo, lechal y anguila

Como segunda entrada pedimos as Samosas de cordero. O cordeiro aqui bem mais suave. Uma delícia. O segundo prato que mais gostei.

Samosa de cordero
Samosa de cordero

Como primeiro prato forte, um Curry de chicharro (carapau em alguns lugares). Bom, mas aquém do esperado em um restaurante conhecido pelos seus curries.

Curry de chicharro
Curry de chicharro

Por último, sem dúvida o melhor prato: Curry de carrillera. Delicioso com o curry na medida certa, leite de coco e a carne se desmanchando na boca. Muito recomendável.

Curry de carrilera
Curry de carrilera

De sobremesa, pedimos a Torta de banana com sorvete de coco. Nada do outro mundo mas boa.

Tarta de banana con sorbete de coco
Tarta de banana con sorbete de coco

Para acompanhar, uma Margarita, que estava deliciosa. No cardápio falam que tem pouco álcool mas não é bem assim, dá para alegrar o dia.

Margarita
Margarita

Em geral achei o restaurante muito bom, mas confesso que entre o Sudestada e o Chifa, fico com o segundo, pelo tipo de cozinha e pela relação qualidade-preço. O Sudestada tem um ticket médio de 10-15 Euros a mais que o Chifa.

E como falei anteriormente é um restaurante para quem busca pratos realmente exóticos, tanto em ingredientes como em sabores. Aqui o uso de ingredientes como sesos (cérebro) é bem mais comum que no Brasil (ainda não me arrisquei a provar). Assim como as manitas de cerdo (pé de porco), que são super tradicionais aqui (eu não gosto nada) e no Brasil costumamos comer dentro da feijoada, e não como ingrediente principal.

  • Pontos Positivos: Curry de carrillera, Cocktail, Serviço profissional
  • Pontos Negativos: Carta curta quando se excluem os pratos de ingredientes muito exóticos
  • Média de Preço por Pessoa: 45 € (½ Entrada, Prato Principal, ½ sobremesa, cocktail)

Sudestada

Calle Ponzano, 85 – Madrid

Reservas: +34 915 33 41 54 ou através do site

www.sudestada.eu

3 thoughts on “Sudestada: fusão asiática com ingredientes exóticos e sabores fortes”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s