Terceiro dia em Madrid: Toledo, Museo Reina Sofía e Las Letras

Roteiro terceiro dia:

  • Toledo
  • Museo Reina Sofía
  • Bairro Las Letras
  • Plaza de Santa Ana

No final desse post você pode encontrar os mapas de Madrid com os principais pontos turísticos e o restaurantes recomendados.

Calle de Las Huertas
Calle de Las Huertas

A proposta desse roteiro é para quem fica 4 dias na cidade. Para quem fica só 3 dias eu diria para não ir a Toledo e adicionar ao roteiro acima um roteiro de tapas e pintxos em La Latina (ver aqui), e se der tempo ir ao Thyssen e ao Jardim Botânico.

Para quem fica 4 dias o que proponho é ir até a estação de Atocha, que não deixa de ser um ponto turístico, e pegar um AVE (trem rápido) até Toledo para passar a manhã. É bom sair cedo para voltar depois do almoço e curtir um pouco mais da cidade. A viagem Madrid-Toledo dura 30 min e tem trem a cada hora. Dá para comprar o bilhete pelo site da Renfe (10€ por trajeto), mas é super tranquilo comprar na hora.

Toledo é uma cidade cheia de história, foi capital da Espanha até a conquista moura e muito famosa pela produção de aço, especialmente espadas. A cidade ainda é um centro manufatureiro de facas e pequenas ferramentas de aço, que fica nítido nas vitrines das várias lojas espalhadas pela cidade.

Toledo
Toledo

A cidade está no topo de uma montanha, cercada pelo rio Tejo, e tem muitos pontos turísticos, sendo a Plaza Zocodover, o Alcázar, a Catedral e o Museo del Greco imprescindíveis.

toledo3

Toledo tem vários restaurantes, mas gosto muito da Cervecería el Trébol. Ali não deixe de provar a Bomba (batata recheada de carne e coberta com salsa ali-oli e salsa de tomate).

Se você conseguir chegar a Madrid até às 19hs, recomendo ir ao Reina Sofía  (ver horários no final do post), que está do lado de Atocha, para ver pelo menos o Guernica. O museu não é pequeno e também é legal se programar para não passar horas lá dentro.

Jardim interior do Reina Sofía
Jardim interior do Reina Sofía

Dali seguimos pelo bairro Las Letras, o bairro onde viviam os escritores do Século de Ouro espanhol, como Cervantes, Quevedo, Góngora ou Lope de Vega. Repare que o chão da Calle Huertas está cheio de frases desses escritores. É um dos bairros que mais gosto de Madrid, porque é cheio de vida. Não faltam bares, restaurantes, bares com jazz e gente na rua.

Calle de Santa María
Calle de Santa María

Ao final da Calle Huertas está a Plaza de Santa Ana, sempre cheia de locais e turistas em qualquer época do ano. Vale um passeio para ver o movimento ou para tomar alguma coisa. Mas tem tantos restaurantes bons pelo bairro que antes de sentar em qualquer bar eu tentaria algum desses restaurantes (todos de comida internacional), nessa ordem (lembrando que aqui é sempre bom reservar!):

  • Triciclo (ver aqui)
  • Tándem (ver aqui)
  • Ana la Santa (ver aqui)
  • Saporem (ver aqui)
  • Lamucca Prado (ver aqui)
Gambas, shisho y mango, do TriCiclo
Gambas, shisho y mango, do TriCiclo

Se a idéia for só picar alguma coisa, o bar que mais recomendo na Plaza de Santa Ana é o Lateral, que considero a comida muito boa, mas o serviço dos mais antipáticos que existem na cidade. E está sempre cheio de brasileiros.

E um pouco mais afastado das ruas principais está Mr. Frank (ver aqui), um dos restaurantes mais bonitos de Madrid, com uma comida deliciosa e um atendimento excelente.

Hamburguer de Mr. Frank
Hamburguer de Mr. Frank

Renfe

Horários e Bilhetes de trem: www.renfe.com

Cervecería el Trébol

Calle de Santa Fé, 1 – Toledo

Não reserva

Lateral

Plaza de Santa Ana, 12 – Madrid

Não reserva

Museo Reina Sofía

Calle de Santa Isabel, 52 – Madrid

www.museoreinasofia.es

Horário: Seg 10hs às 21hs. Ter fechado. Qua a Sáb 10hs às 21hs e Dom 10hs às 19hs

Grátis das 19hs às 21hs e Domingo o dia todo.

Mapas

Mapa Centro Madrid com Restaurantes

Mapa Metrô Madrid

Mapa completo Madrid

 

4 thoughts on “Terceiro dia em Madrid: Toledo, Museo Reina Sofía e Las Letras”

    1. Ainda não tive oportunidade de escrever um post sobre Barcelona, mas pelos tags você consegue encontrar algumas dicas de bares e restaurantes que tem em Madrid e Barcelona, como por exemplo o Poncelet Cheese Bar.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s