Alta cozinha de fusão asiática em Nikkei 225

Para comemorar meus quase 30 anos fui almoçar em um restaurante que é considerado um dos melhores de Madrid, principalmente para quem gosta da fusão oriente-ocidente.

O Nikkei 225 começou em 2010 com uma proposta de cozinha nikkei (peruana-japonesa), sendo um dos restaurantes pioneiros nessa categoria na capital espanhola.

Ano passado, com a saída do chef peruano Luis Arévalo, o conceito de cozinha nikkei ficou um pouco de lado, dando lugar a uma cozinha de influência mais asiática, sempre com um toque ociental.

Infelizmente não conheci o Nikkei 225 no seu antigo conceito e não posso comparar. Mas o que posso dizer é que quase tudo que provamos ali estava maravilhoso. Não sei se mudou para melhor ou pior, mas o que interessa é que o que eles propõem hoje deu muito certo.

O restaurante está num lugar super privilegiado de Madrid (Castellana, 15), e tem uma decoração bem elegante. Não é um restaurante para ir de bermuda depois de uma manhã de turismo. Meio-dia o público é basicamente de executivos muito bem arrumados em almoços de trabalho. Para quem está de visita, é uma ótima opção para um jantar mais especial, até porque apesar de não ser caro, não é um lugar barato.

A carta é bastante extensa e  o melhor é ir mais ou menos sabendo o que pedir ou seguir as recomendações do maître. Há também opção de Menu (uns 70 €/pessoa sem bebida se não me engano).

Enquanto pensávamos um pouco no que pedir, já que tudo parece bom, nos serviram uns Edamames, que é um preparado feito com grãos de soja ainda dentro da vagem, que adoramos. Quase como comer amendoim cozido na praia.

Edamame
Edamame

Em seguida também nos trouxeram um mini aperitivo de Jamón, para abrir o apetite.

Aperitivo de jamón
Aperitivo de jamón

Depois de dar umas voltas no cardápio e pedir umas recomendações ao maître, decidimos começar com um Tartar de atum picante com abacate, que de picante não tinha nada mas estava delicioso.

Tartar de atum picante
Tartar de atum picante

Seguimos com um Usuzukuri de pargo com salsa ponzu da casa. Eu adorei, mas foi o prato que menos gostou meu marido, por causa da salsa com azeite quente (é diferente da salsa ponzu tradicional).

Usuzukuri de pargo com salsa ponzu da casa
Usuzukuri de pargo com salsa ponzu da casa

O terceiro prato foi um Tataki de lomo bajo de cebón com mel e trufa. Sem dúvida o melhor de todos. Sem palavras.

Tataki de lomo bajo de cebón com mel e trufa
Tataki de lomo bajo de cebón com mel e trufa

Por recomendação do maître, provamos também o Maki-sandwich, de soft-shell crab tempurizado com maionese de gengibre. Delicioso. Também um dos melhores.

Maki-sandwich
Maki-sandwich

Como tudo estava tão bom e não podíamos parar, pedimos um variado de Nigiris: Salmão, Pez mantequilla e Shitake. Nessa ordem de preferência. Eu que já me cansei um pouco de salmão, me surpreendi com esse, com uma sabor incrível. Aqui cada Niguiri vem com sua própria salsa elaborada para realçar o sabor do peixe (ou do Shitake), na medida certa, assim que esqueça shoyu.

Nigiris: Salmão, Pez mantequilla e Shitake
Nigiris: Salmão, Pez mantequilla e Shitake

De sobremesa pedimos o Pisco Sour. Não o cocktail, mas uma versão sobremesa dele. A única coisa que não nos convenceu muito, já que era super azedo. Antes tivesse pedido o cocktail…

Pisco Sour
Pisco Sour

Para quem gosta desse tipo de cozinha é um lugar obrigatório. Provavelmente um dos melhores de Madrid, com a vantagem de não ser dos mais caros.

Cada vez que visitamos um lugar desses ficamos impressionados como essa cidade tem tanto lugar bom para conhecer. Cada vez mais difícil escolher os melhores da capital. Mas sem dúvida esse está (atualmente) entre os 10.

  • Pontos Positivos: Tataki de lomo, Tartar atum e o Maki-sandwich imprescindíveis. Tem vallet. Recomendações do maître. Serviço. Bodega.
  • Pontos Negativos: Pisco Sour (sobremesa), apesar que é uma questão de gosto. Não é um restaurante barato, mas o preço me parece bem justo para o que oferecem.
  • Média de Preço por Pessoa: 65 € (4,5 pratos + 1/2 sobremesa + Cerveja)

Nikkei 225

Paseo de la Castellana, 15 – Madrid

Reservas: +34 913 19 03 90 ou através do site:

www.nikkei225.es

Horário: Seg-Sáb 13:30hs às 16:00hs e 21:00hs às 0:00hs. Domingo fechado

One thought on “Alta cozinha de fusão asiática em Nikkei 225”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s