Tabernas para comer de luxo no Retiro

Há muito tempo estou para escrever um roteiro de bares e tabernas no Retiro. Como o tempo anda curto para visitar todas, tirar fotos, etc, decidi escrever aos poucos, começando pelas duas que, na minha opinião, se destacam pela altíssima qualidade dos pratos.

Para quem está de visita à cidade, são lugares perfeitos para ir depois de um passeio pelo Retiro, lugares informais, para tomar uma caña (ou um vinho, ou um cava) e comer MUITO bem.

Laredo

Laredo é um desses lugares que levam mais de 20 anos no Retiro, que começou como bar, ficou pequeno, passou a taberna, ficou pequeno, e finalmente se tornou um restaurante amplo, mas que não duvido que fique pequeno. Qualquer dia da semana está cheio, tanto a zona de barra (com um tamanho bastante razoável) como a zona de restaurante.

Laredo
Laredo

Grande parte da sua clientela é fixa e foi conquistada ao longo dos anos com a qualidade dos seus pratos e a ampla carta de vinhos, champanhes e cavas espanhóis e internacionais.

A carta também é enorme, e tudo que provei nas várias vezes que fui estava muito bom, mas tem um prato que nunca deixo de pedir: os Mejillones de roca com salsa de mojo rojo (mexilhões com salsa canária de pimento vermelho). A salsa é espetacular. Um prato obrigatório.

Mejillones de roca con salsa de mojo rojo
Mejillones de roca con salsa de mojo rojo

Como sempre vou para ficar na zona da barra, peço pratos para dividir, dos quais recomendo o Tartar de tomate con virutas de parmesano (surpreendente, sendo um prato de tomate) e a Tempura de cigallitas con cebolla (outro clássico do Laredo, quase todas as mesas pedem). Gosto tanto desses pratos que acabo sempre pedindo a mesma coisa, tenho que admitir… Se algum dia os mexilhoes estiverem en falta atualizo o post.

Taberna Marcano

A Taberna Marcano (ver nota ao final), aberta em 2012, é uma dessas tabernas pequenininhas que pela entrada você não dá muita coisa, mas posso garantir que vale a pena.

Taberna Marcano
Taberna Marcano

O chef David Marcano toma conta de cada detalhe da sua cozinha, de onde podem sair pratos super tradicionais da cozinha espanhola como pratos modernos internacionais. Tudo obviamente com um toque de criatividade e muito sabor. E sempre usando a matéria-prima da melhor qualidade.

Barra com cozinha ao fundo
Barra com cozinha ao fundo

O atendimento é sempre impecável e nos recebe sempre com alguma tapa deliciosa. E não estou falando de chips ou embutidos. David não permitiria. Estou falando de tapas mais elaboradas, como por exemplo os Tomates y gambas crudas (tomates e camaroes crus) que nos serviram a última vez, ou alguns dos seus Pratos de Cuchara (colher) que já provamos em outras oportunidades.

Tomate con gambas
Tomates con gambas crudas

Semana passada, pedimos sugestões de pratos ao chef, para provar coisas diferentes do que sempre pedimos. De primeiro, nos recomendou uma Tosta de chipirón (mini-lula) frito con cebolla caramelizada. Simplesmente espetacular. Por pouco não pedimos outra.

Tosta de chipirón frito con cebolla caramelizada
Tosta de chipirón frito con cebolla caramelizada

Em seguida provamos seu Sashimi de atún rojo con gamba blanca (sashimi de atum vermelho com camarão). Um dos melhores peixes que comemos nos últimos tempos (e temos comido muito peixe cru ultimamente). Super fresco, saboroso e com um molho delicioso. Nada do típico sashimi com soja. Totalmente recomendável.

Sashimi de atún rojo con gamba blanca
Sashimi de atún rojo con gamba blanca

Tudo acompanhado de uma garrafa de cava, já que estamos em semana de comemorações.

Da carta também recomendo as Croquetas de Idiazábal, as Croquetas de Txangurrro, o Foie fresco a la plancha e qualquer Prato de cuchara (caldos) que tenham no dia.

Para quem prefere picar alguma coisa de leve, eles têm uma seleção de queijos incrível, que afinal quase sempre acabamos pedindo.

Essas são só alguns dos pratos que normalmente peço quando vou, mas do jeito que David mima sua cozinha imagino que dali não saia nada que não esteja no mínimo muito bom.  Depois da última experiência, vou começar a provar mais coisas. Com certeza vou me surpreender.

Carta
Carta

Por último comentar que como a Taberna já está ficando pequena, porque só sua clientela fixa já enche o local, David já tem projeto de nova abertura no mesmo bairro e ainda para esse ano. Estamos aguardando ansiosamente!!

*Nota: Desde outubro de 2014, Marcano está em frente ao Laredo, no número 31 da Doctor Castelo, com um restaurante grande e uma zona de barra para quem prefere tapear (ver aqui).


Laredo

Calle Doctor Castelo, 30 – Madrid

Reservas: +34 915 73 30 61

www.tabernalaredo.com

Domingo fechado

Taberna Marcano

Calle Doctor Castelo, 31 – Madrid

Reservas: +34 914 09 36 42

Domingo fechado

One thought on “Tabernas para comer de luxo no Retiro”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s