Chifa: para os amantes da cozinha de fusão peruana

Chifa é o termo usado no Perú para referirse tanto à cozinha traída e adaptada ao paladar peruano pelos imigrantes chineses quanto para denominar os restaurantes onde esse tipo de comida é servida. Essa comida é muito diferente da comida chinesa que estamos acostumados. Sua fusão com o tempero peruano deu como resultado uma comida de sabor especial e uma variedade de pratos que nada se parecem à cozinha chinesa tradicional.

Chifa Comedor
Chifa Comedor

Eu que não sou muito fã de comida chinesa, mas amo a cozinha peruana estava curiosa para ver no que isso resultou. E apesar que já sabia que o Chifa (Comedor) é um dos restaurantes preferidos dos amantes da cozinha de fusão peruana, não tinha tido ainda oportunidade de ir. É muito lugar para ir nessa cidade e pouco tempo…

Mas a espera valeu a pena. A experiência foi maravilhosa.

O Chifa é um restaurante minúsculo, com apenas sete mesas, duas pessoas que realmente entendem da cozinha atendendo e recomendando pratos (com um sorriso no rosto, importante!), e se não me equivoco, três cozinheiros numa cozinha estilo aquário ainda mais minúscula, mas que funciona à perfeição. Um lugar sem nenhuma decoração especial, mas autêntico, e que não mais entrar se sente o cheiro de comida boa.

O cardápio é curto (como nos bons restaurantes) e tudo parece maravilhoso. Desses lugares que dá vontade de pedir tudo.

Para começar, claro que pedimos o Cebiche algueado completo, com dois ajís, chicharro (carapau), vieiras e polvo. Nosso prato preferido do dia.

Cebiche algueado completo
Cebiche algueado completo

Em seguida provamos o Rollo de verano a la mexicana, com guacamole e pico de gallo. É um super rolinho que se abre com uma tesoura, coloca o pico de gallo e o guacamole e se come com a mão. Um delícia.

Rollo de varano a la mexicana
Rollo de varano a la mexicana
Rollo de varano a la mexicana
Rollo de varano a la mexicana

De prato principal pedimos a Parihuela japonesada, com tempura de chicharro, mexilhão e caldo de aka-miso. Uma sopa peruana fusionada com a cozinha japonesa. Também deliciosa.

Parihuela japonesada
Parihuela japonesada

Os três pratos estavam tão bons que não sabíamos se pedíamos outro ou partíamos para a sobremesa. Estávamos de olho também no Aeropuerto de Calamar, na Causa a la Hamanako e no Escabeche filipino de bonito. Como não podíamos decidir, deixamos esse ‘menú’ para outro dia e resolvemos pedir o Vaso de chocolate de sobremesa, que estava bom, mas o que menos nos surpreedeu.

Vaso de chocolate
Vaso de chocolate

Para acompanhar, não podia deixar de tomar pelo menos um cocktail. Pedi a Batida mojitada, com cachaça, limão, maracujá e menta. Uma maravilha à altura dos pratos. Nem sei como consegui ficar só em uma.

Batida mojitada
Batida mojitada

Assim como o Picsa (a pizza de estilo argentino do mesmo grupo que já comentei em outro post), a cerveja servida é La Virgen, elaborada em Madrid com receita do Sudestada, que aliás, parece só acertar com suas propostas. O Chifa, pelo menos, já entrou no meu Top 10 da capital espanhola. Para quem gosta desse tipo de comida, recomendo reservar uma mesa correndo e ir conferir.

  • Pontos Positivos: Comida espetacular, Ceviche, Atendimento, Cocktail
  • Pontos Negativos: o restaurante é bem pequeno, esqueça privacidade e melhor reservar com alguma antecedência.
  • Média de Preço por Pessoa: 30 Euros (1 Entrada + 1/2 Prato principal + 1/2 Sobremesa + Cocktail)

Chifa Comedor

Calle Modesto Lafuente, 64 – Madrid

Reservas: +34 915 34 75 66 ou através de http://www.eltenedor.es

6 thoughts on “Chifa: para os amantes da cozinha de fusão peruana”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s