Sala de Despiece: uma barra bem diferente em Madrid

Esse fim de semana conheci dois lugares que definitivamente estão entre meus preferidos de Madrid. Um foi o TriCiclo, que comentei há uns dois dias atrás. O outro, um lugar super diferente, que me surpreendeu muito não só pela originalidade do local mas também pela excelente cozinha: a Sala de Despiece.

É até difícil descrever um lugar como esses, mas vou tentar dar alguns exemplos que tornam esse bar-restaurante tão peculiar.

A decoração está inspirada num açougue-peixaria, com caixas de isopor coloridas nas paredes e ganchos pendurados pelo teto. Na barra principal está tanto a despensa como a bodega, com um ‘mostrador’ com peixes e mariscos frescos. Nas paredes, set de facas para peixe de um lado, para carne do outro.

As barras, onde sentam os clientes (não há mesas), são de alumínio e dão um toque ainda mais informal ao lugar. Para terminar de compor o ambiente, os garçons vão vestidos como açougueiros modernos e anotam cada pedido no seu tablet. Quando o pedido está pronto, o cliente é chamado pelo nome na zona de carga e descarga.

Interior da Sala de Despiece
Interior da Sala de Despiece

O cardápio, escrito 100% a caneta, descreve não só o produto como a elaboração, os ingredientes utilizados, a procedência e até o peso. Os peixes vêm indicados com um P, as verduras com um V, as carnes com um C, e os mariscos com um M, para facilitar um pouco já que a lista é interminável. E tudo parece bom… Muito difícil escolher.

Para provar um pouco de tudo começamos com uma verdura: o Solomillo de Tomate, que logo vimos que era um êxito no local. Todos os grupos pediam e por algum motivo será, não? Delicioso.

Solomillo de tomate
Solomillo de tomate

E seguida pedimos um peixe: um Sushi Crispy de Bonito, com soja, wasabi e coentro. Também delicioso, mas o que menos impressionou nesse dia.

Sushi Crispy de Bonito
Sushi Crispy de Bonito

O terceiro prato, uma carne: o recomendado Carpaccio de chuletón acompanhado de tartufata e tomate. Espetacular. Desses pratos que você pensar em voltar só para repetir.

Carpaccio de Chuletón
Carpaccio de Chuletón

E de sobremesa um Flan de queso com acompanhamento à escolha. No meu caso doce de leite. Também delicioso.

Flan de queso con dulce de leche
Flan de queso con dulce de leche

Um lugar que vale a pena conhecer nem que seja para tomar um aperitivo com uma cerveja ou um bom vinho. Apesar que eu duvido que alguém consiga ficar só num prato…

E se estiver cheio, o mesmo idealizador do projeto acaba de abrir um novo local quase em frente, chamado Muta, com alguma inspiração brasileira, e que já está na minha wishlist. Espero em breve poder contar mais detalhes.
  • Pontos Positivos: Qualidade da matéria-prima, Ambiente super original, Abre todos os dias com horário quase non-stop, Serviço muito simpático, Relação qualidade-preço
  • Pontos Negativos: Não reserva e não tem mesa
  • Média de Preço por Pessoa: 20 Euros (1/2 verdura, 1/2 peixe, 1/2 carne, 1/2 sobremesa e cerveja)

Sala de Despiece

Calle Ponzano, 11 – Madrid

http://www.saladedespiece.com

Muta

Calle Ponzano, 10 – Madrid

3 thoughts on “Sala de Despiece: uma barra bem diferente em Madrid”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s