A maioria das pessoas que vão Lisboa acham que a visita imprescindível na cidade é o Castelo de São Jorge, ou qualquer outro monumento histórico. Para mim, no entanto, a prioridade é visitar Belém. E não por causa da Torre ou do Mosteiro dos Jerónimos, que sim são lindos e sim impressionam qualquer pessoa. Mas para mim o melhor atrativo são os Pastéis de Belém.

Dizem que a origem dos pastéis está bem ao lado, no Mosteiro, onde começaram a ser elaborados pelas freiras há muitos anos. Quando o mosteiro fechou em 1834, o padeiro encarregado ficou sem trabalho e vendeu a receita para um empresário local, que abriu em 1837 uma pequena loja, que segue funcionando até hoje.

O êxito dos pastéis está no creme, uma receita guardada a sete chave e que só conhecem três cozinheiros, que a passam de geração a geração. O creme é misturado na Oficina do Segredo, onde só esses três cozinheiros podem entrar. Depois de repousar na Oficina, o creme vai direto rechear os moldes cobertos de massa folhada, que entram num forno a 300 graus por alguns minutos. Depois de pronto, basta jogar uma canela por cima e desfrutar.

Todo esse sucesso é nítido na porta, onde há uma fila constante para comprar alguns dos 20.000 pastéis vendidos diariamente (50.000 em ocasiões especiais). Mas vale a pena entrar na loja e dar uma volta pelos vários salões, que têm uma decoração bem tradicional e vários objetos que contam um pouco da sua história.

Além dos pastéis, no cardápio há outros doces e salgados tradicionais da cozinha portuguesa, como por exemplo os bolinhos de bacalhau, empadas, coxinhas de galinha, pastéis salgados, etc.

Para atender todos os gostos, opções não tao tradicionais como pizzas e quiches também são encontradas no balcão.

Os bolinhos de bacalhau nem de longe são comparáveis aos pastéis, mas são uma ótima opção para começar o lanche da tarde.

E já que estamos ali, melhor levar uns para casa. Afinal quem sabe quando voltarei… Eu não economizei no pedido e levei 4 caixas de 6 unidades. E voaram.

Depois da visita mais importante de Lisboa, é hora de começar o turismo, começando pelo Mosteiro dos Jerónimos, que está a escassos metros dos melhores pastéis do mundo.

Pastéis de Belém
Rua Belém, 84-92 – Lisboa – Portugal
One thought on “Pastéis de Belém: visita imprescindível em Lisboa”