Tartan Roof: para comer (ou beber) com uma das vistas mais bonitas de Madrid

Ontem uma das minhas melhores amigas aqui em Madrid fez aniversário e para comemorar decidimos conhecer uma das novas terrazas de moda desse verão. O Tartan Roof, localizado na Azotea del Círculo de Bellas Artes, no centro de Madrid, é o restaurante de verão de Javier Muñoz-Calero (El Huerto de Lucas e Perrito Faldero), que a cada ano abre com uma carta renovada, e esse ano não podia ser diferente.

Entardecer
Entardecer

A visita já vale pelas vistas, espetaculares, principalmente no final da tarde e início da noite, quando se acendem as luzes dos edifícios históricos.

O local tem uma zona enorme de bar e chill-out, onde se pode ir perfeitamente tomar alguma coisa depois do trabalho, e com um mega ambiente qualquer dia da semana. Numa terça-feira não só o restaurante (que dá dois turnos por noite) estava lotado, como toda a zona de bar, cheia de turistas e locais apreciando as vistas da cidade, num dia de ótimo tempo.

Uma das zonas de bar
Uma das zonas de bar

Apesar do calor quase constante no verão, o restaurante está climatizado com vapores, e em nenhum momento foi desagradável comer ao ar livre.

Restaurante
Restaurante

A carta é inspirada quase em sua totalidade no continente asiático com algum toque sul-americano. Para começar pedimos de entrada as Empanadillas de ternera y macedonia de papaya, melocotón, fruta pasión, grosella, naranja sanguina y chile chipotle (Empanadilla de carne com macedónia de papaya, pêssego, maracujá, groselha, laranja e chili).

Empanadillas
Empanadillas

De principais pedimos três pratos, começando com o Pad Thai de noodles crujientes, langostinos, mango y anarcardos (Pad Thai de noodles crocantes, lagostin, manga e castanha de cajú). O prato mais fraco da noite, com um doce muito exagerado e impossível comer até o final. Em nada se parece a um Pad thai, não só pelos noodles crocantes, mas sobretudo pelo sabor.

Pad Thai de noodles crujientes, langostinos, mango y anarcardos

Seguimos com um Saltado de lomo bajo marinado en miso y vermut, con gelatina de almendras y garbanzos crujientes (Carne marinada com salsa miso e vermut, com gelatina de amêndoas e grão de bico crocante). Delicioso.

Saltado de lomo bajo marinado en miso y vermut, con gelatina de almendras y garbanzos crujientes
Saltado de lomo bajo marinado en miso y vermut, con gelatina de almendras y garbanzos crujientes

E por último o melhor e mais recomendável: Taco de Rabo de Toro deshilachado, achiote, choclo, piña, cilantro, menta y pomelo (Taco de rabo desfiado, urucum, milho peruano, abacaxi, coentro, menta e grapefruit). Levemente apimentado, o melhor da noite.

Taco de Rabo de Toro deshilachado, achiote, choclo, piña, cilantro, menta y pomelo
Taco de Rabo de Toro deshilachado, achiote, choclo, piña, cilantro, menta y pomelo

De sobremesa, também excelente, a Fried Apple Pie con crema inglesa, bem fresquinha. Não poderia estar melhor.

Fried Apple Pie con crema inglesa
Fried Apple Pie con crema inglesa

Tudo isso, acompanhado de um tinto de verano, para refrescar.

Tinto de verano
Tinto de verano

Se a ideia é comer no restaurante, recomendo reservar. As reservas abrem com uma semana de antecedência e para a noite dão turnos às 21hs e às 23hs. Acho esse sistema péssimo pelos horários (um muito cedo e o outro muito tarde) e porque você é praticamente obrigado a comer correndo. Também recomendo confirmar a reserva e um mínimo de atraso avisar para que não dêem a mesa. Nos ligaram para confirmar, nós avisamos que íamos chegar 30 min tarde e mesmo assim quando chegamos já tinham dado nossa mesa. No final resolveram, mas nos colocaram numa mesa minúscula que mal cabíamos com os pratos.

O atendimento também bem regular. Nem um pouco simpáticos e sempre com uma pressa enorme para liberar a mesa para o seguinte.

Algumas poucas mesas do restaurante não reservam, então também é possível chegar sem reserva (e com disposição!) para esperar um pouco. Mas aviso que se numa terça-feira de agosto estava lotado, não imagino como possa estar num fim de semana.

Vale a pena? Vale. E muito. Como não valer com essa vista?

Madrid à noite
Madrid à noite
  • Pontos Positivos: Vista, Ambiente, Taco de Rabo de Toro, Saltado de Lomo
  • Pontos Negativos: Atendimento
  • Média de Preço por Pessoa: 30 € (½ entrada + Principal + ½ sobremesa + Tinto de verano)

Tartan Roof

Azotea del Círculo de Bellas Artes. Alcalá, 42 – Madrid

Entrada por Marqués de Casa Riera, 2.

Reservas: +34 672 557 171

http://www.azoteadelcirculo.com

One thought on “Tartan Roof: para comer (ou beber) com uma das vistas mais bonitas de Madrid”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s