Há vários meses que vejo uns posts da minha irmã dizendo que o Lima Restobar era o melhor restaurante do Rio. Estranho, estranho… ela só come frango, filé mignon e camarão. Por que gostar tanto de um restaurante peruano? Até que nessas férias ela me levou para finalmente conhecer o tal restaurante. E ela tinha razão: foi a melhor novidade que pude conhecer pela breve passagem pelo Rio.

O restaurante, localizado em Botafogo, é comandado pelo jovem chef peruano Marco Espinoza e tem um cardápio que inclui os pratos mais típicos peruanos, com um toque de adaptação ao paladar brasileiro. Aqui, os Anticuchos, por exemplo, são de filé mignon, bem diferentes dos tradicionais que usam como base coração de boi. Tudo começava a fazer mais sentido…
Como éramos quatro pessoas pedimos vários pratos para provar um pouco de tudo e tivemos uma surpresa atrás da outra. Logo de cara pedimos o clássico Cebiche Lima com seu leite de tigre tradicional, batata e milho crocante. Tradicional e excelente.

Depois que pedi vi que na carta tinha a opção de degustação de ceviches, onde se pode escolher três variedades. Provavelmente se eu tivesse visto antes teria pedido para provar também o de atum e o de polvo. Fica para a próxima…
Também de entrada pedimos um Tiradito Nikkei (mescla de japonês e peruano) de atum. Maravilhoso. O peixe perfeito e o molho delicioso. Muito recomendável.

Em seguida pedimos a Causa de salmón, com ali-oli, salada de tomate, queijo frescal e milho. Também boa, mas talvez o prato mais simples do cardápio. Há uma causa de polvo churrasqueiro que ficamos tentados a pedir, mas estávamos exagerando um pouco na quantidade, então também ficou para a próxima.

De principais pedimos o Ají de Gallina, com frango desfiado em molho à base de queijo, pimenta amarela , creme de leite e nozes e servidos com batata e arroz. Para quem gosta de frango, esse prato é super recomendável.

Por último, não podíamos deixar de pedir o prato preferido da minha irmã: os Anticuchos de filé mignon temperados com pimentas peruanas, purê de alhos assados, salada quente de milho, alcaparras e molho huancaina. Realmente delicioso. O purê dando um toque perfeito à carne. Para quem não gosta de peixe cru, essa é a pedida.

E para terminar bem, pedimos a degustação de sobremesas (até quatro sobremesas diferentes): Petit gateau de frutas vermelhas, Crocante de banana e o tradicional Suspiro limeño. Um melhor que o outro, mas o de banana com destaque especial.

E o melhor, preço super justo, principalmente quando comparado aos exorbitantes preços dos restaurantes do Rio. Vale a pena conhecer e vale a pena voltar.
- Pontos Positivos: Comida típica peruana, Relação qualidade-preço excelente, Serviço. Os cocktails são muito famosos, dessa vez não provei.
- Pontos Negativos: Nada relevante.
- Média de Preço por Pessoa: 60 Reais (meia entrada + prato + sobremesa + cerveja) 20 Euros aprox.
Lima Restobar
Rua Visconde de Caravelas, 113 – Botafogo – Rio de Janeiro
http://www.limarestobar.com.br