Uma das melhores surpresas de junho (muito provavelmente a melhor) foi a abertura do espaço Platea, em meio a milla de oro, a zona mais luxuosa de Madrid, onde estão as melhores marcas. Um espaço que une gastronomia de primeira qualidade (reúne 6 estrelas Michelin) e que faltam palavras para descrever quão bonito e original é.

O espaço, com mais de 6.000m2, antigamente era ocupado pelos cines Carlos III que, com a abertura de salas modernas, foram obrigados a fechar suas portas há mais de 10 anos. O mais interessante é que o desenho original do antigo cinema (anos 50) foi mantido, dando um charme e uma originalidade que não se pode nem comparar com qualquer outro lugar de Madrid.
E para completar, música ao vivo, que na verdade não sei se tem todos os dias. No sábado que fui havia um grupo cantando música francesa, a caráter, que dava um toque todo especial ao ambiente.
O Platea tem quatro andares: (1) El Foso: No subsolo está a zona de pratos quentes por definir de alguma maneira. É onde se encontra a maior variedade de cozinhas. (2) El Patio: no térreo, é a zona de tapeo do Espaço. (3) Arriba: no 1º andar, o restaurante de Ramón Freixa (duas estrelas Michelin), tem uma proposta de oferecer uma cozinha de mercado que une tradição e vanguardia. (4) El Palco: no segundo andar está a coqueteleria vip comandada por Diego Cabrera e Anastasio, que servem os melhores cocktails e com a novidade de servir meia copa.

Para esse projeto, três chefs espanhóis reconhecidos internacionalmente se juntaram e criaram o Sinergias. Paco Roncero (Cassino de Madrid, duas estrelas Michelin), Marcos Morán (Casa Gerardo, uma estrela Michelin) e Pepe Solla (Solla, uma estrela Michelin) são responsáveis por cinco espaços gastronômicos do Platea.
No térreo (El Patio), esse chefs desenharam três espaços de tapas: (1) La batea: ostras e polvo (2) Castizo: croquetas, peixes fritos, lulas, batatas, tortillas e (3) A mordiscos: brochetas e tostas. No subsolo (El Foso), mais dois espaços de pratos quentes: (4) Entrecortes: costelas com molhos diferentes, hambúrguer, hot dog e (5) De cuchara: gazpacho, salmorejo, paella, arrozes, caldos. As lentilhas desse último muito recomendáveis.
Além dos espaços Sinergias, mais espanhóis, o Platea conta também com espaços internacionais, atingindo todos os públicos e todos os gostos, que vou tentar resumir aqui:
Mamá Framboise é a primeira boulangerie-patisserie francesa de Madrid, o espaço doce do Platea, dirigida pelo chef Alejandro Montes.
Kinúa, cozinha peruana e tradição criolla dirigida pelo chef Kiko Zeballos (Virú). O ceviche tradicional acompanhado com milho crocante delicioso.
Beso de sal, restaurante mexicano do chef Álex de la Fuente caracterizado pelos principais pratos mexicanos e tortillas preparadas no momento. Aqui recomendo os tacos de carnita, deliciosos, para repetir, sem dúvida.

Fortino é um projeto baseado no Street Food Italiano, com destaque para as pizzas al taglio preparadas com produtos bem frescos. A julgar pela fila, um dos maiores êxitos do espaço.

Shikku, cozinha oriental do chef Rafael Sánchez. Destaque para Nigiri de pez mantequilla con trufa blanca, o Tartar de atún, o Uramaki de langostino empanado com curry e os Dim-Sum e Dumplings.
La hora del vermut, já consolidado no Mercado de San Miguel, abre também no Platea oferecendo as famosas azeitonas recheadas.
Sabor a dehesa. Para degustar embutidos e queijos de vários lugares do mundo.
Por último, merece destaque o Gold Gourmet, o mercado mais tradicional com frutas, verduras, queijos, azeites, geleias, etc. Tudo da melhor qualidade. Impossível sair dali antes de fazer umas comprinhas.


Platea
Calle Goya, 5-7 – Madrid
Reservas Restaurante Arriba: www.restaurantearriba.com
Horário Geral: Dom-Qua 12:00hs às 0:30hs e Qui-Sáb (e vésperas de feriado) 12:00hs às 2:30hs.
Horário Gold Gourmet e Mamá Framboise: Seg-Sáb 9:00hs às 21:00hs e Dom 10:00hs às 21:00hs.
One thought on “Platea: espaço gastronômico de luxo na milla de oro madrileña”