Platea: espaço gastronômico de luxo na milla de oro madrileña

Uma das melhores surpresas de junho (muito provavelmente a melhor) foi a abertura do espaço Platea, em meio a milla de oro, a zona mais luxuosa de Madrid, onde estão as melhores marcas. Um espaço que une gastronomia de primeira qualidade (reúne 6 estrelas Michelin) e que faltam palavras para descrever quão bonito e original é.

Espaço Platea
Espaço Platea

O espaço, com mais de 6.000m2, antigamente era ocupado pelos cines Carlos III que, com a abertura de salas modernas, foram obrigados a fechar suas portas há mais de 10 anos. O mais interessante é que o desenho original do antigo cinema (anos 50) foi mantido, dando um charme e uma originalidade que não se pode nem comparar com qualquer outro lugar de Madrid.

E para completar, música ao vivo, que na verdade não sei se tem todos os dias. No sábado que fui havia um grupo cantando música francesa, a caráter, que dava um toque todo especial ao ambiente.

O Platea tem quatro andares: (1) El Foso: No subsolo está a zona de pratos quentes por definir de alguma maneira. É onde se encontra a maior variedade de cozinhas. (2) El Patio: no térreo, é a zona de tapeo do Espaço. (3) Arriba: no 1º andar, o restaurante de Ramón Freixa (duas estrelas Michelin), tem uma proposta de oferecer uma cozinha de mercado que une tradição e vanguardia. (4) El Palco: no segundo andar está a coqueteleria vip comandada por Diego Cabrera e Anastasio, que servem os melhores cocktails e com a novidade de servir meia copa.

Os quatro andares do Platea
Os quatro andares do Platea

Para esse projeto, três chefs espanhóis reconhecidos internacionalmente se juntaram e criaram o Sinergias. Paco Roncero (Cassino de Madrid, duas estrelas Michelin), Marcos Morán (Casa Gerardo, uma estrela Michelin) e Pepe Solla (Solla, uma estrela Michelin) são responsáveis por cinco espaços gastronômicos do Platea.

No térreo (El Patio), esse chefs desenharam três espaços de tapas: (1) La batea: ostras e polvo (2) Castizo: croquetas, peixes fritos, lulas, batatas, tortillas e (3) A mordiscos: brochetas e tostas. No subsolo (El Foso), mais dois espaços de pratos quentes: (4) Entrecortes: costelas com molhos diferentes, hambúrguer, hot dog e (5) De cuchara: gazpacho, salmorejo, paella, arrozes, caldos. As lentilhas desse último muito recomendáveis.

Além dos espaços Sinergias, mais espanhóis, o Platea conta também com espaços internacionais, atingindo todos os públicos e todos os gostos, que vou tentar resumir aqui:

Mamá Framboise é a primeira boulangerie-patisserie francesa de Madrid, o espaço doce do Platea, dirigida pelo chef Alejandro Montes.

Kinúa, cozinha peruana e tradição criolla dirigida pelo chef Kiko Zeballos (Virú). O ceviche tradicional acompanhado com milho crocante delicioso.

Beso de sal, restaurante mexicano do chef Álex de la Fuente caracterizado pelos principais pratos mexicanos e tortillas preparadas no momento. Aqui recomendo os tacos de carnita, deliciosos, para repetir, sem dúvida.

Beso de Sal
Beso de Sal

Fortino é um projeto baseado no Street Food Italiano, com destaque para as pizzas al taglio preparadas com produtos bem frescos. A julgar pela fila, um dos maiores êxitos do espaço.

Pizza al Taglio do Fortino
Pizza al Taglio do Fortino

Shikku, cozinha oriental do chef Rafael Sánchez. Destaque para Nigiri de pez mantequilla con trufa blanca, o Tartar de atún, o Uramaki de langostino empanado com curry e os Dim-Sum e Dumplings.

La hora del vermut, já consolidado no Mercado de San Miguel, abre também no Platea oferecendo as famosas azeitonas recheadas.

Sabor a dehesa. Para degustar embutidos e queijos de vários lugares do mundo.

Por último, merece destaque o Gold Gourmet, o mercado mais tradicional com frutas, verduras, queijos, azeites, geleias, etc. Tudo da melhor qualidade. Impossível sair dali antes de fazer umas comprinhas.

Gold Gourmet
Gold Gourmet
Gold Gourmet
Gold Gourmet

Platea

Calle Goya, 5-7 – Madrid

Reservas Restaurante Arriba: www.restaurantearriba.com

Horário Geral: Dom-Qua 12:00hs às 0:30hs e Qui-Sáb (e vésperas de feriado) 12:00hs às 2:30hs.

Horário Gold Gourmet e Mamá Framboise: Seg-Sáb 9:00hs às 21:00hs e Dom 10:00hs às 21:00hs.

www.plateamadrid.com

One thought on “Platea: espaço gastronômico de luxo na milla de oro madrileña”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s