Roteiro de tapas e pintxos em La Latina

Sempre que vem alguém a Madrid esse é o roteiro clássico de bares em La Latina que eu recomendo. Não que seja um plano de turista, porque nós quando nos juntamos com amigos por essa zona é exatamente esse roteiro que fazemos.

Primavera em La Latina
Primavera em La Latina

La Latina é o bairro mais boêmio de Madrid, seria equivalente à Lapa no Rio, está lotado de bares e restaurantes de todas as qualidades e saber onde entrar é sempre bom para não cair numa furada. O dia mais animado por ali é o domingo à tarde (que pode tranquilamente terminar na segunda de manha…). Na primavera e no verão o bairro se enche de terrazas e gente pela rua. Um ambiente muito divertido que sem dúvida vale a pena conhecer.

Assim que começamos nossa baratona gourmet na Calle de Cava Baja, pertinho do Mercado de San Miguel. O mercado está sempre muito cheio no fim de semana, então só recomendo uma parada por lá durante a semana, quando está mais tranquilo e quando pelo menos se consegue uma mesinha para encostar.

A primeira parada então é na Casa Lucas, no nº 28 da Cava Baja, onde recomendo pedir um arroz cremoso com boletus, foie e huevo pochè (cogumelos, foie e ovo) para dividir, na barra mesmo, nada de sentar. Para acompanhar um vinho ou uma caña, mesmo porque ali não servem outra coisa… E recomendo não se emocionar e sair pedindo mais coisas porque o caminho é longo.

Casa Lucas
Casa Lucas

Saindo daí damos dois passos e entramos na Taberna los Huevos de Lucio, no nº 30 da Cava Baja. A Casa Lucio é um dos restaurantes mais tradicionais de Madrid e está em frente à Taberna. Mas é um restaurante para um desses almoços que duram horas e não é a proposta aqui. Na Taberna os clássicos huevos rotos con jamón são quase obrigatórios, apesar que prefiro as alcachofras com foie e a carrilada (um prato de carne de porco típico espanhol que é espetacular). Tudo sempre para dividir acompanhado de mais vinho ou mais cerveja.

Taberna los Huevos de Lucio
Taberna los Huevos de Lucio

Descendo a Cava Baja até o final viramos à esquerda na Calle del Humilladero até chegar ao Txirimiri, no nº 6 dessa rua. Esse é o meu bar de pintxos preferido em Madrid e nunca jamais vou à Latina e deixo de passar por lá para comer o pintxo de foie a la plancha com marmelada de higos e sal Maldom (foie com geléia de figos, que não divido por nada). Também recomendo o pintxo de solomillo de buey con cebolla caramelizada y pimiento del Piquillo (filé com cebola caramelizada), as croquetas de boletus, trufa y jamón, o pintxo de tortilla e o risotto de setas con foie (risotto de cogumelos com foie). Os pintxos são mais individuais; as croquetas e o risotto para dividir.

Pintxo de foie a la plancha
Pintxo de foie a la plancha
Tortilla
Tortilla

Voltando um pouco na Calle del Humillardero em direção à Cava Baja e virando na primeira à esquerda encontramos Juana la Loca na esquina, outro bar de pintxos cuja tortilla de batatas e cebola confitada é das mais famosas de Madrid. Eu particularmente não sou super fã de tortilla (um pecado aqui, que comem tortilla no café da manhã, no almoço e no jantar) e gosto mais do pintxo de jamón de pato y pan tomaca.

Juana la Loca
Juana la Loca

Atravessando a rua e subindo pela Costanilla de San Andrés encontramos o bar La Musa, no nº 12. Se ainda tiver espaço, aqui a Bomba (batata recheada) é obrigatória. Os makipanes (sushis enrolados com pão de hot dog) também são uma opção curiosa. E para acompanhar já podemos passar a um gin tonic. O bar é super bonito e na parte de baixo tem até mesa de totó e ping pong para quem se anima. Se faz bom tempo a terraza é uma ótima opção depois de tantos bares fechados.

La Musa La Latina
La Musa La Latina
La Musa La Latina
La Musa La Latina
Bomba (batatas recheadas)
Bomba (batatas recheadas)

E para acabar, uma última parada no Delic para provar uma das suas sobremesas espetaculares acompanhado de uma caipiroska de frambuesa. Minha torta preferida é a de cenoura, que sempre como e ainda levo uma versão mini a casa. Esse café-bar também tem terraza, o difícil é conseguir uma mesa…

Delic
Delic
Delic Café
Delic Café
Terraza Delic
Terraza Delic

Casa Lucas. Calle Cava Baja, 28 www.casalucas.es

Taberna huevos de Lucio. Calle Cava Baja, 30 www.casalucio.es

Txirimiri. Calle del Humilladero, 6 www.txirimiri.es

Juana la Loca. Plaza Puerta de Moros 4 www.juanalalocamadrid.com

La Musa. Costanilla de San Andrés, 12 www.grupolamusa.com

Delic. Costanilla de San Andrés, 14 www.delic.es

8 thoughts on “Roteiro de tapas e pintxos em La Latina”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s