Sempre que vem alguém a Madrid esse é o roteiro clássico de bares em La Latina que eu recomendo. Não que seja um plano de turista, porque nós quando nos juntamos com amigos por essa zona é exatamente esse roteiro que fazemos.

La Latina é o bairro mais boêmio de Madrid, seria equivalente à Lapa no Rio, está lotado de bares e restaurantes de todas as qualidades e saber onde entrar é sempre bom para não cair numa furada. O dia mais animado por ali é o domingo à tarde (que pode tranquilamente terminar na segunda de manha…). Na primavera e no verão o bairro se enche de terrazas e gente pela rua. Um ambiente muito divertido que sem dúvida vale a pena conhecer.
Assim que começamos nossa baratona gourmet na Calle de Cava Baja, pertinho do Mercado de San Miguel. O mercado está sempre muito cheio no fim de semana, então só recomendo uma parada por lá durante a semana, quando está mais tranquilo e quando pelo menos se consegue uma mesinha para encostar.
A primeira parada então é na Casa Lucas, no nº 28 da Cava Baja, onde recomendo pedir um arroz cremoso com boletus, foie e huevo pochè (cogumelos, foie e ovo) para dividir, na barra mesmo, nada de sentar. Para acompanhar um vinho ou uma caña, mesmo porque ali não servem outra coisa… E recomendo não se emocionar e sair pedindo mais coisas porque o caminho é longo.

Saindo daí damos dois passos e entramos na Taberna los Huevos de Lucio, no nº 30 da Cava Baja. A Casa Lucio é um dos restaurantes mais tradicionais de Madrid e está em frente à Taberna. Mas é um restaurante para um desses almoços que duram horas e não é a proposta aqui. Na Taberna os clássicos huevos rotos con jamón são quase obrigatórios, apesar que prefiro as alcachofras com foie e a carrilada (um prato de carne de porco típico espanhol que é espetacular). Tudo sempre para dividir acompanhado de mais vinho ou mais cerveja.

Descendo a Cava Baja até o final viramos à esquerda na Calle del Humilladero até chegar ao Txirimiri, no nº 6 dessa rua. Esse é o meu bar de pintxos preferido em Madrid e nunca jamais vou à Latina e deixo de passar por lá para comer o pintxo de foie a la plancha com marmelada de higos e sal Maldom (foie com geléia de figos, que não divido por nada). Também recomendo o pintxo de solomillo de buey con cebolla caramelizada y pimiento del Piquillo (filé com cebola caramelizada), as croquetas de boletus, trufa y jamón, o pintxo de tortilla e o risotto de setas con foie (risotto de cogumelos com foie). Os pintxos são mais individuais; as croquetas e o risotto para dividir.


Voltando um pouco na Calle del Humillardero em direção à Cava Baja e virando na primeira à esquerda encontramos Juana la Loca na esquina, outro bar de pintxos cuja tortilla de batatas e cebola confitada é das mais famosas de Madrid. Eu particularmente não sou super fã de tortilla (um pecado aqui, que comem tortilla no café da manhã, no almoço e no jantar) e gosto mais do pintxo de jamón de pato y pan tomaca.

Atravessando a rua e subindo pela Costanilla de San Andrés encontramos o bar La Musa, no nº 12. Se ainda tiver espaço, aqui a Bomba (batata recheada) é obrigatória. Os makipanes (sushis enrolados com pão de hot dog) também são uma opção curiosa. E para acompanhar já podemos passar a um gin tonic. O bar é super bonito e na parte de baixo tem até mesa de totó e ping pong para quem se anima. Se faz bom tempo a terraza é uma ótima opção depois de tantos bares fechados.



E para acabar, uma última parada no Delic para provar uma das suas sobremesas espetaculares acompanhado de uma caipiroska de frambuesa. Minha torta preferida é a de cenoura, que sempre como e ainda levo uma versão mini a casa. Esse café-bar também tem terraza, o difícil é conseguir uma mesa…



Casa Lucas. Calle Cava Baja, 28 www.casalucas.es
Taberna huevos de Lucio. Calle Cava Baja, 30 www.casalucio.es
Txirimiri. Calle del Humilladero, 6 www.txirimiri.es
Juana la Loca. Plaza Puerta de Moros 4 www.juanalalocamadrid.com
La Musa. Costanilla de San Andrés, 12 www.grupolamusa.com
Delic. Costanilla de San Andrés, 14 www.delic.es
Estou em madri por dois dias e dei uma olhada em varios posts seus. Ate chegar nesse falando da latina, uma amiga já tinha falado q era legal e com esse post super detalhado sobre os lugares resolvemos ir no Txirimiri, confesso que comi todas sugestões, e tudo estava maravilhoso, claro que o pintxo de foie foi o campeão disparado! Como eles dizem aqui “es muy rico, precioso”, valeu muito a pena. Obrigada pela fica e parabéns pelo post.
LikeLike
Obrigada Ana!! Que bom que você gostou! Realmente o foie é um must no Txirimiri!!
LikeLike