Aproveitando o clima de Copa do Mundo, aproveito para escrever sobre um restaurante brasileiro-mediterrâneo que eu gosto muito, localizado bem no centro de Madrid, pertinho do metrô Ópera, e que tem um clima perfeito para assistir um jogo da nossa seleção. Esse restaurante informal, animado e com ótima cozinha foi fundado em 2011 pela chef Juliana Aguiar, defensora da confortable food e de uma cozinha criativa com matéria prima de primeira qualidade.
A carta, que vai mudando de acordo com as estações do ano, normalmente é curta com o fim de oferecer a melhor qualidade de ingredientes possível. Os pratos tendem a misturar sabores mediterrâneos com um toque brasileiro, sempre com o toque creativo da chef.
De entrada a carta oferece um prato de verduras variadas, embutidos e queijo selecionados. E nem faz falta ter outra opção na carta, porque não tem como não gostar dessa. As verduras, cuidadosamente seleccionadas por temporada, esta o deliciosas sempre. Aqui há opção de prato médio e prato grande. Para duas pessoas, o médio sobra.
Os pratos de terra e mar variam bastante, mas sempre podemos encontrar uma picanha (pelo menos todas as vezes que fui estava), que é muito bem frita, algunas veces derretem na boca, e bastante recomendável. Alguma vez que fui tive a sorte de encontrar uma moqueca deliciosa, mas a ideia não é focar nos pratos típicos brasileiros, senão na mescla de culturas e cozinhas.

No outono/inverno o restaurante serve uma feijoadinha (com direito a pimentinha da mamãe em conta-gotas), que para mim, é a melhor da cidade. Pelo menos duas vezes por temporada passo por ali para matar a vontade de comer um feijão bem feito com uma couve à mineira. Normalmente a feijoada é servida uma vez por mês e se recomenda reservar.

Tudo isso acompanhado obviamente de capirinhas, caipivodcas e caipisakes feitas com frutas da temporada.
A decoração do restaurante reflete a creatividad, informalidad e e simpatia da dona e chef. É um restaurante super bonito e aconchegante, que te dá a sensação de estar em casa. Essa sensação também é passada pelo pessoal que trabalha ali com a Juliana, sempre muito simpáticos.

E para quem está buscando um bom lugar para assistir não só os jogos do Brasil, como qualquer outro jogo, o restaurante colocou um telão para que seus clientes possam desfrutar da festa do futebol comendo um pão de queijo e tomando uma capirinha.

- Pontos Positivos: Variedade de Capis, Ambiente, Atendimento, Feijoada, Pimentinha, Picanha
- Pontos Negativos: Alguma vez a picanha me decepcionou. Mesmo assim continua sendo meu prato preferido.
- Média de preço por pessoa: 35 € (1/2 entrada, 1 prato, ½ sobremesa e capirinha)
Santo Restaurante & Deli
Calle Caños de Peral, 9 – Madrid
Reservas: +34 915 42 00 50 ou através do site
Horário: 13:30hs às 16:00hs e 20:30hs às 0:30hs. Nos domingos o restaurante oferece brunch.
Para quem gosta de cozinhar e se interessa por culinária brasileira, a chef Juliana ensina algumas de suas receitas no Canal Cocina. As receitas, com vídeos, podem ser encontradas na página do canal.
One thought on “Sabor tropical e mediterrâneo em Santo Restaurante”