Terceiro dia em Roma: o impressionante Vaticano e a boemia de Trastevere

Ir a Roma e não ir ao Vaticano não existe. Então a visita ao Vaticano é obrigatória no terceiro dia. Para entrar no Museu recomendo ou chegar bem cedo, antes das 9hs, quando abre, ou reservar o bilhete online para escapar da fila de entrada, que pode ficar enorme. Aos domingos o museu fecha e o último domingo de cada mês a entrada é gratuita das 9hs as 12:30hs (se não coincide com feriados santos).

Museu Vaticano
Museu Vaticano

Para chegar ali a melhor maneira é pegar o metro até a parada Ottaviano. Ao sair da estação, é só seguir pela Via Ottaviano e logo entrar na via Germanico à esquerda e ir direto ao Museu antes que se encha muito.

A visita ao museu toma seu tempo, melhor reservar umas horas do dia para isso. Vale a pena passar um tempo na Cappella Sistina apreciando a decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael e Sandro Botticelli.

Saindo do Museu pela direita, dando a volta no Vaticano chegamos a Piazza San Pietro, desenhada por Bernini no século XVII, IMPRESSIONANTE, com suas colunas e um obelisco do antigo Egito no centro, que dizem ter pedaços originais da cruz de Jesus Cristo. É nessa Praça que o Papa celebra as Missas Pontifícias.

Ao fundo da Praça está a Basílica San Pietro, o templo mais importante do catolicismo, e que normalmente tem uma fila enorme para entrar. Paciência, vale a pena. Aqui recomendo subir até a cúpula para ver Roma do alto (136 metros de altura). A subida é longa mas tem uma parte que dá para ir de elevador.

Depois da visita ao Vaticano recomendo pegar a Via della Conciliazione até chegar ao Castelo de Sant’Angelo e à ponte de mesmo nome, uma das mais bonitas de Roma. O Castelo em si não tem nada de especial, mas a vista lá de cima é muito bonita. Se a visita for no final do dia o pôr do sol com o Vaticano ao fundo é espetacular.

Saindo do castelo caminhamos pelo Tevere em direção a Trastevere, passando pela Ponte Sisto e pela Isola Tiberina para tirar umas fotos.

Na altura da Isola Tiberina entramos em Trastevere, um bairro medieval e o meu preferido de Roma. Ambiente autêntico, cheio de bares e restaurantes muito bons e a bom preço. Reservar é imprescindível, porque os restaurantes bons estão sempre cheios.

O meu preferido na zona é a Taverna Trilussa, que além de ótima comida tem uma varanda muito bonita e agradável. À noite fica ainda mais bonito e super romântico. Aqui recomendo o Ravioli Mimosa (receita secreta) e o Tonnarelli Cacio e Pepe. Os queijos e os vinhos espetaculares.

Pasta na Taverna Trilussa
Pasta na Taverna Trilussa
Seleçao de vinhos da Taverna Trilussa
Seleçao de vinhos da Taverna Trilussa

Para provar um dos melhores Cacio e Pepe da cidade, recomendo o Sparita. É um restaurante super disputado na zona. Aqui o Tagliolini Cacio e Pepe é obrigatório, nem precisa perder tempo olhando a carta.

Tagliolini al cacio e pepe
Tagliolini al cacio e pepe

Uma opção para comer bom peixe e marisco é o Le Mani in Pasta, um restaurante bem rústico e animado com cozinha a vista. Aqui recomendo pedir pasta com marisco de primeiro e  marisco sem pasta de segundo, mas sempre marisco. O peixe é muito famoso, mas eu particularmente não troco uma pasta com marisco por nada.

Le Mani in Pasta
Le Mani in Pasta
Pasta com marisco e Marisco sem pasta
Pasta com marisco e Marisco sem pasta

E por último um restaurante que gostei muito do ambiente, super autêntico, chamado Taverna De’ Mercanti. A comida tenho que dizer que não é o destaque (é boa, mas não é super especial como os outros) mas o ambiente é super legal e é uma opção se os outros estão cheios.

Taverna de' Mercanti
Taverna de’ Mercanti
Taverna de' Mercanti
Taverna de’ Mercanti

Depois de comer é hora de caminhar pelo bairro e começar o tour pela famosa Basílica Santa Maria in Trastevere, seguindo para a Basílica de San Crisogono, e depois para a Basílica Santa Cecilia in Trastevera e a Igreja de San Francesco a Ripa. Depois de visitar as igrejas e dependendo da disposição, é legal subir a colina de Gianicolo, cujos edifícios estão declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Trastevere é muito legal também a noite, é um bairro super animado com muitos bares e pubs, alguns com música ao vivo. Alguns dos famosos são o Café Friends, a 100 metros da Taverna Trilussa, a Rivendita Libri Cioccolata e Vino, um lugar super diferente para tomar uns shots em copinhos de chocolate, e o Lettere Café, para os mais alternativos, com música ao vivo.


Taverna Trilussa

Via del Politeama, 23. Reservas: +39 06 5818918

www.tavernatrilussa.it

Sparita

Piazza di Santa Cecilia, 24. Reservas: +39 06 58363165 ou +39 06 5800757

www.romasparita.com

Le mani in pasta

Via dei Genovesi, 37. Reservas: +39 06 5816017

www.lemaniinpasta.com

Taverna dei Mercanti

Piazza de’ Mercanti, 3°. Reservas: +39 06 5881693

 tavernademercanti.blogspot.com

Café Friends di Trastevere

Piazza Trilussa, 34

Rivendita Libri Cioccolata e Vino

Vicolo del Cinque, 11

Lettere Cafè

Via di San Francesco a Ripa, 100

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s