Primeiro dia em Roma: pasta fresca na Fontana di Trevi, vinho italiano na Piazza del Popolo e noite romântica na Piazza Spagna

O roteiro começa na Piazza Navona, que é uma das mais famosas de Roma, junto com a Piazza di Spagna. Essa praça tem forma de estádio porque era o estádio de Domiciano na época imperial, quando se celebravam as competições. Em particular vale a pena visitar a Igreja Sant´Agnese in Agone, e a Fontana dei Quattro Fiume, emblema da Roma barroca, que representa as quatro esquinas da terra e seus respectivos rios.

Piazza Navona
Piazza Navona

A 300 metros (direção Pantheon, que deixaremos para o 2º dia) há duas praças: a Piazza di Montecitorio, onde está a sede da Câmara de Deputados, e a Piazza Colonna, onde está a coluna dedicada a Marco Aurelio.

Seguindo pela Via dei Sabini, se encontra a fonte mais famosa de Roma: a Fontana di Trevi, com milhares de turistas jogando suas moedas (diz a lenda que jogar uma moedas de costas assegura um retorno a Roma).

Se já for hora de almoçar, a Spaghetteria L’Archetto é quase obrigatória. Não conheço uma pessoa que não ame esse restaurante de ótima qualidade-quantidade-preço.  E como quase sempre se come pasta o restaurantes saem a preços bem em conta, por menos de 30€ por pessoa.

Spaghetteria L'Archetto
Spaghetteria L’Archetto

A Piazza di Spagna está a poucos metros dali e se pode descansar na sua famosa escada ou dedicar um tempo a umas compras nas exclusivas marcas que tem ao seu redor.

Pode-se seguir comprando na Via del Babuino, outra das ruas mais famosas de compras, para finalmente chegar a Piazza del Popolo, com seu famoso Obelisco Flaminio, com 24 metros de altura.

Antes de seguir com a caminhada vale a pena parar para um vinho e uns aperitivos na Enoteca Buccone, onde se pode escolher e degustar entre as várias opções de vinhos e queijos que eles oferecem. Eles também tem cozinha e servem almoço mas vale mais a pena ficar na barra de degustaçao.

Enoteca Buccone
Enoteca Buccone
Interior da Enoteca
Interior da Enoteca

A Piazza del Popolo se encontra na base do Pincio, umas das áreas verdes de Roma, apreciadas pelos romanos que vão em busca de calma e tranquilidade. Do balcão do Pincio se pode apreciar um lindo pôr do sol.

Finalmente, vale a pena um passeio pela Villa Borghese entre árvores e esculturas antigas.

Para jantar, recomendo a Osteria Margutta. Esse restaurante está entre a Piazza del Popolo e a Piazza Spagna, mas numa rua tranquila, fora daquela loucura de turistas. É um restaurante romântico e se o tempo ajuda vale a pena tentar uma mesa na varandinha na rua. Um dos meus preferidos. Perfeito para terminar o dia.

Osteria Margutta: exterior e interior
Osteria Margutta: exterior e interior
Bar da Osteria Margutta
Bar da Osteria Margutta

Spaghetteria L’Archetto

Via dell’Archetto, 26. Reservas: +39 06 678 90 64.

Enoteca Buccone

Via di Rippeta, 19. Para ficar na barra não precisa reservar. http://www.enotecabuccone.com

Osteria Margutta

Via Margutta, 82. Reservas: +39 06 323 10 25. http://www.osteriamargutta.it

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s